Um passado de parceria que une Busato e Eduardo Leite
Por | Marco Leite
Não é de hoje que o ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato e o ex-governador do Estado, Eduardo Leite atuam juntos. Essa parceria sobreviveu a Pandemia de Covid-19, e mesmo com a derrota no pleito de 2020, Busato saiu fortalecido e foi compor o secretariado no mandato de Leite. O atual governador, Ranolfo Vieira Júnior, é o forte elo que une essa parceria.
Então o convite para ex-prefeito ser o vice na chapa de Eduardo Leite para a disputa do governo estadual em outubro, não é porque Busato e o União Brasil são as noivas das eleições deste ano, também não se trata apenas pelo fundo eleitoral e do tempo da televisão, pois em 2018 o PTB, outro partido comandado pelo Busato na época, recebeu inúmeros convites para ser vice, inclusive desbancando o todo poderoso PP do posto de vice-governador na chapa do PSDB, e que acabou resultando na vitória de Leite, tendo como seu vice Ranolfo Vieira Júnior, indicado pelo então Prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato. Vale lembrar que na época o PTB era um dos patinhos pobre da aliança, entretanto muito bem organizado por Busato e acabou sendo o grande trunfo para a vitória no pleito.
Com todos esses predicados, não foi à toa que Luciano Bivar escolheu Busato para presidir o União Brasil. E sim pelo seu poder de conciliação, articulação e pela experiência bem-sucedida como presidente do PTB durante sete anos.
Agora com a passagem de Bivar pelo Rio Grande do Sul, poderemos ter novidades no tabuleiro eleitoral para o Governo do Estado. Não se pode negar a força de um partido que tem hoje 3 deputados estaduais, 22 prefeitos, 17 vice-prefeitos e 152 vereadores pelo Estado afora.
Fora as secretarias no Governo do Estado, Obras e Habitação – Volnei Minozzo, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – Rafael Mallmann, Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social – Marcia Pires de La Torre.
De qualquer forma, nada está decidido, Busato está focado na nominata do União Brasil, hoje ele é pré-candidato a Deputação Federal. Mas de qualquer forma também não é descartada a coligação com Eduardo Leite. Nos próximos dias poderá ser decida alguma coisa, a única coisa certa é que a parceria não é de hoje e que tem dado certo.