Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Preparações para Semana Farroupilha começam com ameaça de derrubarem galpões

Por | Marco Leite

Ao que parece a Semana Farroupilha de Canoas já está começando com bagunça, ontem a Secretária interina da Cultura Alessandra Dornelles Ferreira enviou ofício para o presidente a AETC – Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas, notificando para desocupação de construções irregulares. São duas as entidades ameaçadas de despejo e demolição de seus Piquetes, a Saudáveis da Tradição e a Estirpe Farrapa.

A secretária fala em seu ofício que: “informamos desconhecer as referidas construções, entendendo elas como irregulares”.

E segue: “Salientamos que o Parque Eduardo Gomes é um espaço concedido ao Município, pela Força Aérea Brasileira, estando a Prefeitura Municipal de Canoas responsável pela gestão do local, portando qualquer alteração no layout do Parque, requer o consentimento do Poder Executivo Municipal”.

Diante do aviso, a Secretária Interina pede providências para desocupação do local em até 24 horas após o recebimento do ofício, datado do dia 11 de agosto, e se nada for feito pelas entidades, o Município fará a reintegração de posse da área ocupada, ou seja, irão retirar os piquetes.

REAÇÃO DA AETC

Membros das entidades tradicionalistas estranharam a atitude da secretária, e nos relataram que um membro da Secretaria da Cultura, o diretor de tradicionalismo Elcion Brys Gularte, acompanhou todas as reuniões de preparação do Parque do Gaúcho, sem nada disso ser discutido e que agora são pegos de surpresa, com essa notificação, que para eles é arbitrária e descabida.

Sendo assim, a AETC contestou o ofício da Secretaria da Cultura, por intermédio de sua secretária, e enviou um ofício com os seguintes termos:

Canoas, 12 de agosto de 2022

À Prefeitura Municipal de Canoas

“Prezados,

Venho por meio desta esclarecer alguns fatos em relação a construção dos dois galpões citados.

1 – Autorizado pela autoridade do momento o Sr. Wolmar Pinheiro Neto, damos início ao processo, seguindo todos os critérios da AETC como: data de fundação, filiação, estatuto, CNPJ e outros;

2 – Concluída esta etapa o processo seguiu para a reunião dos Patrões para a aprovação (11 de julho de 2022)

3 – A partir da aprovação o Piquete Estirpe Farrapa (fundação: 25/10/2016) e o Piquete Saudáveis da Tradição (fundação: 29/10/2017)) sendo eles o primeiro e segundo da fila no aguardo dos lotes, foram contemplados;

4 – No mesmo mês de julho, iniciaram as obras com as devidas medidas conforme o bloco que já existia dentro das normas do PPCI. Tendo o prazo até 30/08/2022 para a conclusão (as custas das obras são de responsabilidade das entidades).

Deixo bem claro aqui que em nenhum momento a AETC tomou decisão por conta própria. Exemplo disso é a nossa sede que aguardamos a autorização para construir (solicitada a mais ou menos 1 ano).

Sempre tivemos um ótimo trânsito junto a todos os órgãos da Prefeitura, sendo sempre que solicitado um parceiro do Governo, como exemplo a construção dos galpões da artística.

Sempre prezamos pelo bom relacionamento entre a AETC e o Governo.

Sem mais, fico a disposição para maiores esclarecimentos.

Jairo Lopes | Presidente da AETC

Patrões em defesa de seus direitos

NOTA DO ALDEIA

Diante do impasse os patrões dos dois piquetes já falaram que, não irão desmanchar o que já foi construído. E estão convocando os membros das entidades a apoiarem sua decisão e evitarem que a Prefeitura faça. Eles estão pregando o diálogo e bom entendimento, mas entendem que o Parque do Gaúcho é parte do tradicionalismo e que uma decisão dessas só tende a criar confusão na preparação para a maior festa de Canoas, a SEMANA FARROUPILHA.

A AETC tem mais de 30 anos e sempre foi parceira de qualquer governo constituído de nossa cidade, então seus membros estão tristes com esses desmandos e arbitrariedade da Secretaria da Cultura, visto que os piquetes tiveram sua construção liberada pelo secretário da época. Coma a palavra as autoridades, que lucram muito com a grande festa de nossa tradição.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*