Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Furo de Reportagem | Feira do Livro de Canoas deve ser cancelada

Por | Marco Leite

Em reunião 02 de setembro 2022, o Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPCC e a Secretaria Municipal de Cultura teve um questionamento sobre o cancelamento da Feira do Livro, já que esta estava com contratações, patrono escolhido e diversos autores e artistas organizados para o período.

Em resposta ao questionamento, a Secretaria de Cultura informou que:

A decisão de cancelamento partiu do gabinete do prefeito devido ao decreto de emergência pelos estragos do último temporal. Ainda não aconteceu o comunicado oficial do prefeito.

A secretária informou que na reunião da JOA (Junta Orçamentária e Administração) foi decidida por 4 votos a 2, o cancelamento da Feira do livro, devido a não considerarem pertinente utilizar o orçamento do município no momento de reconstrução de estragos do temporal e com decreto de emergência em vigor desde o dia 16/08 por 180 dias.

Havia uma parte do orçamento advindo da iniciativa privada, mas insuficiente para execução da feira. Chegou a se cogitar realizar uma feira menor com menos investimento, mas decidiu-se que se não era possível fazer como deveria, melhor cancelar.

Foi questionado referente a contratação já efetuada dos curadores e também ao fato de já estarem executando o trabalho, a secretária disse que como o trabalho foi efetuado parcialmente, o pagamento será parcial, buscando um acordo com os envolvidos, de forma a manter a boa relação com os curadores, mas que pela natureza do decreto de emergência a administração pública poderia inclusive não executar o pagamento devido ao estado de emergência.

Foi questionada a ausência de uma manifestação oficial por parte da prefeitura, que só foi comunicado aos autores de fora que já estavam contratados ou da curadoria infantil e infantojuvenil, sendo que já estava sendo questionado dentro do colegiado. A secretária informou que foi feito contato com os que já haviam sido agendados diretamente pelos curadores e como não havia agendamento informado para os autores canoenses não chegaram a fazer contato e aguarda a prefeitura liberar para tornar público uma nota oficial de cancelamento da feira.

Canoas Jazz já havia sido cancelado com a perspectiva de manter a feira do livro, mas a prefeitura optou por cancelar ambos.

Na reunião estavam presentes a Secretária de Cultura Alessandra Dornelles Ferreira, a diretora Kecilly Monociglo, Leandro Miranda, Norelle Pereira, Henrique Veber e Gabriel Gonçalves representando o CMPCC e os colegiados da capoeira, dança, livro, leitura e literatura e Teatro.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*