Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Crise na Saúde em Canoas: Simers e OAB procuram auxiliar nas soluções

Não é de hoje que estamos denunciando diversos casos de desassistência no caótico sistema de saúde de Canoas. A falta de soluções segue, muito discurso e pouca ação, falam que vão fazer as coisas e nada acontece. Aliás, acontece sim, acontece de tudo que vocês possam pensar, falta de insumos básicos, pagamento de fornecedores atrasados, até lençóis estão faltando. Nem vamos citar o problema do demite e admite, coisa que acontecem corriqueiramente, como se fosse normal. Tem profissionais que não receberam da famosa GAMP e agora não estão recebendo seus direitos da FUNAM.

É uma bola de neve que não para de crescer, são reclamações de todas as nossas casas de saúde, que vão da internet ou falta dela até os problemas mais simples como insumos, faltam remédios mínimos para um bom atendimento. Mas o município, diz que está tudo bem, é licitação que não sai, intervenções, contratos emergenciais e nada é resolvido, só falácias.

Ontem uma paciente denunciou descaso do HNSG com ela, o link da matéria está abaixo, agora a crise na saúde virou pauta de reunião do Simers e da OAB/RS, na Subseção de Canoas da Ordem dos Advogados do Brasil, para encontrarem uma solução para um problema que se arrasta e infelizmente as autoridades responsáveis, que deveriam dar soluções, apenas maquiam notícias para a população de Canoas. (Marco Leite)

ENTENDA O CASO E A REUNIÃO DAS ENTIDADES

A crise no sistema de Saúde de Canoas, na Região Metropolitana, motivou roteiro do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) na cidade. O vice-presidente da entidade, Marcelo Matias, juntamente com o diretor da entidade, Júlio Venzo, cumpriram agenda na tarde desta quinta-feira, 22, na Subseção de Canoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A cidade – terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do RS – vem sendo submetida à uma gestão cercada de problemas, alguns históricos, tais como os inúmeros processos de intervenções junto aos hospitais que pertencem ao Município: Hospital Universitário (HU) e de Pronto Socorro (HPSC). Canoas é responsável por absorver demandas de quase 150 localidades.

Diante dos inúmeros fatos graves, aliados ao desmantelamento do sistema e da precarização das condições laborais dos médicos e demais profissionais da saúde, bem como os riscos à sociedade, o Simers buscou aproximação institucional com a presidente Ana Maria Mattielo, que comanda a Subseção de Canoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), instituição que possui comissão específica de saúde.

Nas quase três horas de reunião com membros da diretoria da Ordem, foram debatidas possíveis soluções e/ou alternativas políticas e jurídicas no tocante à pauta, considerada de suma importância tanto para o Simers quanto à Subseção Canoas. As entidades irão formar Grupos de Trabalho (GT) que irão se debruçar sobre o tema, a fim de se chegar a uma estratégia favorável e com desfecho positivo aos médicos e aos usuários do sistema de saúde municipal.

HNSG

No início da noite, Marcelo Matias seguiu para reunião híbrida com o corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças e com a gestão da instituição. No encontro, foi questionado a previsibilidade dos pagamentos de passivos trabalhistas existentes. Além disso, a questão delicada que se encontra a saúde da cidade também foi pauta do encontro.

Fonte: Simers

LEIA MAIS SOBRE OS PROBLEMAS NA SAÚDE DE CANOAS

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*