Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Café com o Aldeia | Luiz Carlos Busato, antes da posse

Por | Marco Leite | EXCLUSIVO

Antes de assumir nosso amigo, ex-prefeito, secretário de Estado e, agora, indo para o quarto mandato na Câmara Federal, o Deputado Federal Luiz Carlos Busato é nosso convidado para o Café com o Aldeia. Busato volta a Brasília, 2 anos após não se reeleger Prefeito de Canoas, o deputado, como uma Fênix, renasce e, principalmente, se renova. A sessão de posse será agora na quarta-feira, dia 01 de fevereiro de 2023

Como um menino e cheio da gana política, fundou o União Brasil no RS, tornou-se presidente da agremiação no Estado e, por fim, é o único representante do União na Câmara Federal. O senhor Ghiorzzi fez 57.610 votos em seu retorno e também ajudou eleger três deputados estaduais pelo União.

Busato não fala em oposição em Canoas, ele prega união pelo bem da cidade, mas mesmo assim é a grande liderança e com força para eleger um prefeito em 2024, e ele quer mais, vai abrir cerca de 150 diretórios municipais do União no Estado, com isso consolidando o partido no Rio Grande Sul.

Busato foi diplomado, pela quarta vez, em dezembro de 2022.

Então, como bons enxeridos, vamos às perguntas:

Quem é o Busato, antes e depois da eleição de 2020, quando perdeu o cargo de prefeito de Canoas?

A vida é um eterno campeonato, no qual jogamos muitos jogos. Alguns a gente ganha, outros, perde. A derrota faz parte do jogo político, mas também serviu como lição em alguns aspectos que eu não dava tanta importância. Por exemplo, o nosso mandato foi focado na gestão, em que tratamos a Prefeitura como uma empresa. Assim, fui para dentro do gabinete para resolver os problemas de Canoas e, quando ia para a rua, ia para visitar obras e locais que precisavam de melhorias, pequei em não fazer política diretamente com a população e não me promover mais. Focamos na gestão e achamos que ela por si só bastaria para a reeleição, mas não bastou.

Outro fator é que deixamos algumas obras importantes e populares para fazer nos dois últimos anos de mandato, então veio a pandemia da Covid-19 e acabamos não conseguindo fazer essas obras, pois tivemos que focar na saúde pública. Entretanto, deixamos os projetos prontos e o dinheiro destinado, obras que, agora, estão sendo executadas pela atual gestão.

Portanto, não saímos com sentimento de derrota, apenas não vencemos a eleição, que teve uma diferença de um pouco mais de 9 mil votos no segundo turno, ou seja, metade da população aprovou o nosso governo.

Saímos da Prefeitura de Canoas convictos de ter feito um dos melhores governos da história da cidade.

Não poderíamos deixa de perguntar, seu maior adversário político caiu em desgraça, onde responde por suspeitas de corrupção, a justiça mostrou o que as urnas não mostraram em 2020?

Não encaro ninguém como adversário político, eu tenho posicionamentos políticos diferentes de outras lideranças, o que é natural em uma democracia. O Jairo Jorge foi meu adversário no pleito de 2020, mas não o considero ainda um adversário. E em relação às suspeitas, não cabe a mim julgar, é uma questão da Justiça.

Agora, como nosso maior representante em nível nacional, como ficará sua relação com o governo do Sucedâneo Nedy de Vargas Marques?

A relação com o prefeito em exercício, Nedy, é republicana e respeitosa, e assim continuará sendo. Meu gabinete em Brasília está de portas abertas para recebê-lo, pois Canoas e os canoenses estão acima de qualquer vaidade política. Quando lideranças brigam, quem perde é a população. Por isso, é minha obrigação, como deputado federal eleito, trabalhar por todos os municípios gaúchos, inclusive Canoas, minha cidade. 

Nota-se que antigos adversários têm se aproximado do senhor, inclusive vereadores, seria uma prévia das eleições de 2024?

O meu perfil é conciliador, por isso eu converso com todas as lideranças, não podemos fechar a oportunidade do diálogo. Em relação às eleições de 2024, ainda temos um longo caminho para percorrer e eu, neste momento, vou focar no meu mandato como deputado federal em respeito aos votos que recebi dos gaúchos.

O União Brasil terá algum vereador ainda antes do pleito em Canoas, é possível e quais são as possibilidades?

Existem muitas conversas e possibilidades, mas apenas saberemos em março do ano que vem, quando teremos a janela partidária.

Quais seus objetivos, o senhor tem um eleitorado forte no centro do Estado, foram quase 40 mil votos fora de Canoas, aqui foram quase 19 mil, a cidade ainda é o seu maior foco?

Sim, Canoas é a cidade onde moro, onde moram meus filhos e netos. Sou o deputado mais votado da cidade, tenho uma responsabilidade muito grande com meus eleitores. A minha relação com Canoas não é meramente política, e sim, sobretudo, afetiva.

E o Busato, quais os planos do cidadão? Pelo jeito seu DNA não permite aposentadoria.

Isso é verdade! Vou continuar em atividade e trabalhando até onde minha saúde e Deus permitirem. Agora, tenho dado um pouco mais de atenção para a minha qualidade de vida, que há muito tempo não fazia. Sempre me dediquei 100% ao trabalho, agora, com quase 75 anos, preciso dar uma atenção para a qualidade de vida e desacelerar um pouco.

Quem seria o sucessor político de seu grande legado?

Não estou pensando em sucessor, pretendo contribuir ainda por muitos anos para Canoas e para o Rio Grande do Sul.

Fale um pouco de sua trajetória, vitória, decepções. Enfim, de sua longa trajetória.

Fui empresário durante toda a minha vida, e nas surpresas do destino, aceitei o convite do ex-prefeito Ronchetti para ser secretário e, logo, me apaixonei pela vida pública. Então, têm coisas que acontecem que a gente não espera e o importante é encarar cada oportunidade com muita responsabilidade e trabalho. E foi isso o que fizemos em todas as circunstâncias, como secretário na Prefeitura de Canoas, secretário de Estado em duas ocasiões, como vereador e como deputado federal, sempre inovamos e evoluímos, transformando todos os lugares por onde passamos.

Acredito que somos nós que transformamos os ambientes que ocupamos, então, olhando para trás, fico muito orgulhoso e honrado de ter contribuído tanto com Canoas e com o Rio Grande do Sul. Em relação às decepções, elas fazem parte da trajetória de qualquer pessoa, é preciso olhar para elas e tirar o máximo de aprendizado possível.

Assim que enxergo a vida:

com oportunidades, muito trabalho, aprendizados e fé em Deus para guiar cada passo.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*