Conheça nossos vereadores
Hoje o Limoeiro/Aldeia apresenta os 21 vereadores de Canoas e cumprirão mandato até as eleições de outubro de 2020. Falamos de política todos os dias e talvez nem saibamos quem são nossos representantes, então estamos trazendo um pouco de cada um para seu conhecimento.
São eles:
Cezar Paulo Mossini (presidente) – MDB
Nasceu na cidade de Horizontina, em 1968. Chegou a Canoas, em 1987, para servir na Força Aérea Brasileira. Residindo na cidade de Canoas, no bairro Mathias Velho, há mais de 30 anos, como vereador desta cidade busca a integração com a sociedade, procurando atender a seus anseios e proporcionar uma efetiva satisfação dos direitos sociais.
Atualmente é Cabo da Aeronáutica aposentado. Também formado em Filosofia e Direito, atua como advogado com escritório na cidade.
Eleito vereador em 2000 pelo PL, foi líder da bancada na Câmara de Vereadores e campeão de projetos apresentados nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004, sendo que dessas proposições, 21 se tornaram leis municipais. Ainda naquele mandato foi favorável à criação da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública, defendeu a escolaridade de Ensino Médio para os Conselheiros Tutelares e criou a Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara, em 2002, sendo eleito o presidente.
Obstinado pela área política, passa a fazer parte do MDB, partido pelo qual concorreu novamente para vereador, nas eleições de 2008, elegendo-se com 3.126 votos.
Nas eleições de 2012, já como líder da bancada do MDB reelegeu-se com 3.865 votos, ficando em 3º lugar no geral, sendo o mais votado do partido pela segunda vez consecutiva.
Já nas últimas eleições, em 2016, quando a cidade de Canoas foi palco de uma das mais acirradas disputas à Prefeitura, sagrou-se novamente vereador com 2.868 votos, o mais votado da coligação, mesmo concorrendo e apoiando o candidato a prefeito contra a situação.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Marcus Vinicius Machado, Quinho (1º vice presidente) – PDT
Nascido em 7 de maio de 1964, casado e pai de três filhos, Marcus Vinicius, conhecido como Quinho, é empresário e administrador de empresas. Filho de Ulysses Machado Filho, o Zezé, e neto de Ulisses Machado, primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Canoas.
Foi funcionário público concursado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Petrobras. Possui mais de 10 anos de experiência na vida pública, tendo ocupado os cargos de diretor de Serviços Públicos, diretor-geral da Secretaria de Transportes, secretário de Transportes e Serviços Públicos, diretor de Obras, secretário da SECOPA e subprefeito.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Eracildo Guilherme Linck (2º vice presidente) – MDB
Natural de Canoas, Eracildo Guilherme Linck, mais conhecido como Linck, é morador do Bairro Igara, onde constitui sua família com a esposa e seus três filhos. Militar S1 da Força Área Brasileira durante quatro anos, policial civil por 24 anos e empresário fundador do CFC LINCK. Atuação nas áreas militar e administrativa durante 43 anos.
Começou sua trajetória política em meados de 2011, quando filiou-se ao PSB. Concorreu ao cargo de vereador em 2012, ficando como primeiro suplente da coligação, com 1.221 votos. Em 2014, chegou a assumir como vereador por um breve período. Concorreu novamente em 2016, tendo sido eleito vereador pelo PMDB, com 1.889 votos. É o vice-líder da bancada do partido na Câmara Municipal.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Eric Douglas (1º secretário) – PTB
Conhecido como Fera, 33 anos, é casado, pai de três filhas e morador do bairro Mathias Velho. Atualmente faz o curso de Tecnólogo em Gestão Pública na Uniasselvi.
Em sua trajetória política, trabalhou na Assembleia Legislativa do RS como assessor parlamentar, exercendo papel importante na Comissão de Saúde. Na Secretaria de Obras do Estado, foi diretor do Departamento de Recursos Hídricos, auxiliando as prefeituras gaúchas na cedência de maquinário. Encarregado de obras na empresa CentrarSul, em Canoas, foi o responsável pelo fechamento do valão da Vala do Leão, entre as ruas Uruguaiana e Gramado.
Como diretor do Departamento de Sinalização de Trânsito da Prefeitura de Canoas, entre 2013 e 2015, esteve à frente de projetos importantes como a implantação de corredor de ônibus na Victor Barreto; revitalização das vias Cairú, Rio Grande do Sul, Florianópolis e Venâncio Aires; implantação de semáforos nas Av. 17 de Abril, Viamão e Florianópolis; execução da ciclovia na Av. das Canoas.
Como cidadão, Eric sempre esteve presente nas comunidades, principalmente nos momentos mais difíceis, como a questão dos alagamentos.
Em 2016, elegeu-se para seu primeiro mandato como vereador, com 2.080 votos. É o 2° vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Canoas.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Marcio Freitas (2º secretário) – PDT
Nascido em Canoas, em 14/09/1972, o vereador Marcio Freitas é casado com Dagnimara e pai de sete filhos. Foi morador do Bairro Rio Branco até seus 12 anos. Na luta por moradias, em 1987, a Família Freitas fez parte da histórica invasão ocorrida no Bairro Guajuviras.
Como líder, vem há mais de 15 anos organizando festas nos dias de Páscoa, Dia das Crianças e Chegada do Papai Noel, sempre reunindo mais de 3 mil pessoas nestas ocasiões.
Em 2006, ajuda a cidade a eleger novamente um deputado federal. Eleito, Busato convida Marcio Freitas para se tornar seu Assessor Parlamentar e fazer parte de sua equipe em Brasília.
Em 2010, aceita o convite do prefeito Jairo Jorge e assume como Diretor de Atendimento no Gabinete do Prefeito.
Em 2012, seguindo os passos de seu pai, candidata-se a vereador pelo partido PRTB. Fazendo 1.400 votos, fica em 3º suplente na coligação com o PDT.
Em 2013, assume como Diretor de Planejamento e Infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa, além de fazer parcerias com os cursos do Pronatec. Desenvolveu também centenas de cursos profissionalizantes, permitindo e oportunizando a jovens e a idosos o acesso a cursos inovadores no Estado.
Em 2014, Marcio Freitas é convidado a ser Diretor da Subprefeitura Centro, aperfeiçoando um novo modelo de atendimento à população.
Ainda em 2014, assume como vereador pelo período de três meses.
Em 2015, assume como Subprefeito na Região Sudeste, atendendo aos Bairros Niterói, João de Barro e Vila Ideal.
Em março de 2016, licencia-se para concorrer a vereador, sendo eleito pelo PDT com 2.165 votos.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Jozir Bernardes Prestes – PP
Nasceu em 23 de abril de 1963, no município de Guaporé (RS), e veio para Canoas com cinco anos de idade. É casado com Maria Aparecida Rodrigues (Cida) e morador do bairro Mathias Velho.
Iniciou sua vida profissional como metalúrgico na Springer Carrier, onde recebeu o apelido de PATTETA de seus colegas de trabalho, por ser magro, alto, carismático e devido ao uniforme usado naquela época: macacão azul ajustado nas pernas e botinas nº 44. Até hoje é mais conhecido pelo seu apelido. Patteta trabalhou também na Maxion, na Ziemann Liess e na Selenium. Posteriormente, tornou-se comerciante e uma respeitável liderança no bairro Mathias Velho.
Decidiu lançar sua candidatura a vereador no ano de 2000, com uma campanha inovadora, elegendo-se com 2.206 votos. Com a confiança e reconhecimento da população canoense, está no seu quinto mandato, tendo sido o primeiro mais votado de seu partido e o quarto mais votado da cidade nas últimas eleições.
Sua atuação tem foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas, que se confirma com a autoria do projeto de Fisioterapia Domiciliar, além do resgate social. Ao longo dos anos, esteve sempre junto à comunidade, desenvolvendo trabalhos sociais destinados a crianças, adolescentes, jovens e idosos do município.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Gilson dos Santos Oliveira – PP
Natural de São Luiz Gonzaga/RS, reside há 36 anos em Canoas. É casado com a professora Mari Teresinha da Neves Oliveira e pai de Gilson Oliveira Júnior.
Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Ciências e Tecnologia das Assembleias de Deus/RJ (FAECAD), com capacitação para Conselheiro e Liderança Comunitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua há mais de 20 anos como liderança eclesiástica e comunitária na sociedade canoense, sempre promovendo, junto ao poder público, ações de integração do povo cristão nas atividades culturais, educacionais e sociais do município.
Membro fundador do Conselho Municipal de Álcool e Drogas (COMAD), trabalha na prevenção ao uso de drogas, com palestras em escolas, igrejas e empresas. Fundador e membro do conselho deliberativo da Associação de Proteção aos Apenados de Canoas (APAC), atua na Capelania Prisional junto à Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan), buscando a reinserção social e espiritual dos apenados.
Há anos tem trabalhado na composição de políticas públicas que priorizem a valorização da terceira idade, a proteção e o resgate social do cidadão.
Como gestor público, atuou em diversos setores da administração municipal de Canoas: Secretaria de Esporte e Lazer (2010), Secretaria da Saúde (2011/2012), Gabinete do Prefeito (2013/2015) e Conselho Tutelar (2016).
Ingressou na política em 2005, tendo sido suplente de vereador nas eleições de 2008 (PTB) e de 2012 (PP).
Elegeu-se para o primeiro mandato como vereador em 2016, com 1.836 votos, sendo eleito líder da bancada do Partido Progressista e 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Canoas. Em 2018, assumiu a função de 1º vice-presidente do Legislativo.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Paulo Ritter – PT
Nasceu na cidade de São Leopoldo em 12/11/1963. Ainda na primeira infância veio com a família para Canoas, onde seus pais desenvolveram um pequeno comércio no bairro Mathias Velho. Trabalhou com sua família no comércio até concluir o Curso de Ciências Sociais, na UNISINOS.
Iniciou sua militância política e comunitária na década de oitenta. Aliou seus estudos acadêmicos com a militância comunitária. Sua tese na Graduação foi uma experiência concreta: A História de Luta pelo Direito à Moradia na Rio Branco, o Jardim Vitória. Na pós-graduação em Ciências Políticas na PUC, dissertou sobre A História de Luta pela Preservação da Fazenda Guajuviras, uma área de 558 hectares, último reduto verde de área pública na região Metropolitana.
Em 1988, assume a chefia de gabinete do então vereador Jairo Jorge, vereador mais votado da história de Canoas. Em 1992, na sua primeira eleição a vereador, foi o primeiro suplente da bancada do PT. Neste ano, é convidado para assessorar o deputado estadual Marcos Rolim na Assembleia Legislativa, incorporando a sua visão conceitual, o paradigma dos direitos humanos às suas lutas sociais.
Em 1996, elege-se, pela primeira vez, como vereador na cidade de Canoas, sendo o primeiro petista a ocupar a presidência da Câmara Municipal. No segundo mandato como vereador (2004), Ritter alicerça os seus projetos e iniciativas a uma visão global de cidade, articulando, de maneira sistêmica, três conceitos estruturantes, aliando a sua larga experiência militante de novos movimentos sociais inovadores no cenário da cidade. São eles: cidadania e direitos humanos, qualidade de vida e desenvolvimento econômico, social e cultural para todos.
Após dois mandatos de vereador, Ritter é convidado pelo então ministro da Educação, Tarso Genro, para coordenar no Sul do Brasil o projeto educacional Escola de Fábrica. No ano 2006, é convidado por Jairo para assumir como Diretor Geral da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Comunitário da Ulbra, instituindo no Brasil o primeiro curso que preparava a juventude para a prova do ENEM, os cursos populares de inglês e espanhol e os telecentros nos bairros populares. Em 2008, a convite do seu amigo, o Prefeito Jairo Jorge, aceita seu principal desafio: ser o Secretário de Educação do Município de Canoas.
Após três anos de grandes transformações na política educacional do Município aliado a um modelo de gestão inovador com foco na promoção da autonomia e a democracia na gestão educacional, proporcionando condições de igualdade de acesso, permanência e sucesso escolar, retorna a Câmara de Vereadores em 2012 como líder de governo. No ano de 2013, após ser o mais votado dos Partidos dos Trabalhadores (PT), assume pela quarta vez uma cadeira no Legislativo, com um mandato voltado para projetos coletivos que buscam mais qualidade de vida, sustentabilidade, bem-estar e a participação de todos.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Ivo Fiorotti – PT
Nasceu em 1959 no município de Carlos Barbosa. Em 1981, veio para Canoas como frei capuchinho, como agente de pastoral e educador popular. Ao longo da década de 80, ajudou na organização de comunidades eclesiais e de associações de moradores nas áreas de ocupação, solidário às lutas dos movimentos sociais e sindicais em Canoas e no Estado.
É casado com Ivonete, pai da Rahamina e do Ivan. É licenciado em Teologia, pós-graduado em Sociologia da Religião e Ciências Políticas. É Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelo Unilasalle, onde defendeu a dissertação “Memória Social das Lutas pela Moradia nas Narrativas dos Moradores da Vila União dos Operários”.
Nos anos 90, foi professor no Colégio Maria Auxiliadora e no Centro Universitário Lasalle. Atuou na assessoria do deputado federal petista Paulo Paim (1993-1998) e no governo Olívio Dutra (1999-2002) como Diretor da Área do Trabalho, gerenciando os programas do Primeiro Emprego, Qualificação Profissional, Coletivos de Trabalho e Família Cidadã. Em 2002, como candidato a deputado estadual, recebeu quase oito mil votos de canoenses, dos 13.143 votos recebidos em todo o Estado. Em 2003, foi assessor parlamentar do vereador Oli Borges (PT) e, de 2005 a 2008, do deputado federal Marco Maia (PT).
Em 2008, concorreu a vereador pela primeira vez, sendo eleito com 2.427 votos. Em 2012, foi reeleito para o segundo mandato, com 2.391 votos, e em 2016 reelegeu-se para o terceiro mandato, com 2.095 votos. É autor do Prêmio “Líder Comunitário Clésio Aires de Oliveira”, conferido anualmente pelas bancadas às lideranças canoenses com destaque em atividades comunitárias. Também é autor de duas importantes emendas já gravadas na Lei Orgânica Municipal: Tribuna Popular na Câmara e a possibilidade de Canoas ter crematório.
Na construção e defesa do governo do ex-prefeito Jairo Jorge (2009-2016), foi relator de 13 projetos estruturantes, destacando-se a nova matriz do IPTU, Plano de Carreira Professores, Canoas Minha Terra, Fundo de Áreas Públicas, Financiamento Permanente das Dívidas e Redução do ISS. Presidiu as Comissões Externas da BR-448 e do Aeromóvel. Foi membro da Comissão de Saneamento, Habitação, Transporte e Obras Públicas. Atualmente está como membro titular da Comissão de Saúde, Educação e Cultura.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Aloisio Bamberg – PcdoB
Nascido em Itapiranga/SC, em 09/09/1958, o Vereador Bamberg é casado com Terezinha e pai de dois filhos. O então borracheiro Aloisio Bamberg ingressou na vida política em 1981, através do movimento comunitário. Em 1987 foi escolhido por meio de um plebiscito para ser candidato a vereador pelo bairro. Em 1988, concorreu pelo PSB e obteve 573 votos, ficando na 1ª suplência.
Já em 1992, concorreu pelo PSDB, sendo eleito vereador para o primeiro mandato, com 1.624 votos. Em 1994, concorreu pelo PPS a deputado estadual, tendo feito aproximadamente 7.000 votos. Em 1996, com 1.965 votos, foi reeleito vereador, sendo o 1º vereador do PPS eleito na cidade de Canoas. Em 2000, foi reeleito para o 3º mandato, tendo obtido 2.684 votos. Em 2004, pelo PSDB, foi conduzido para o 4º mandato, com 3.795 votos, sendo o terceiro vereador mais votado da cidade. Em 2008, com 3.351 votos, alcançou o 5º mandato consecutivo como vereador de Canoas.
Ao longo dos mandatos, ajudou a legitimar a moradia da mais de 5.000 famílias em áreas irregulares da cidade de Canoas, levando água, luz e saneamento básico. Um dos principais projetos apresentados foi o que criou a Farmácia Básica Municipal.
Em 2016, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Maria Eunice Dias Wolf – PT
Nascida em Canoas, no Bairro Chácara Barreto, Maria Eunice Dias Wolf é casada, mãe de três filhos e avó de três netos. Desde 1982, mora no Parque Residencial Igara.
Formada em Direito e em Licenciatura em Português, Inglês e Literatura.
Na década de 1980 iniciou sua trajetória política, integrando a chapa de oposição sindical à direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Foi dirigente da Central única dos Trabalhadores (CUT/RS), coordenando a Formação Profissional e Sindical dos trabalhadores e trabalhadoras. Na CUT Nacional, coordenou a Agência Nacional de Desenvolvimento Solidário.
Em 1986, filiou-se ao PT, tendo sido da Direção Estadual e Nacional.
Militante feminista, tem sua vida marcada na luta pelos direitos das mulheres, sendo sócia-fundadora da Associação de Mulheres Multiplicar.
De 2003 a 2005, foi consultora de projetos da UNESCO no Brasil.
A convite do prefeito Jairo Jorge, em 2011, exerceu a função de Secretária de Estratégia e Inovação e, em 2013, esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, articulando projetos de inclusão que melhoraram a vida do cidadão canoense, tendo como principais ações:
* Na assistência social: elaboração da Lei do Sistema Único de Assistência Social de Canoas – SUAS e implantação dos fundos municipais da Assistência Social, do Idoso, da Criança e Adolescente.
* No enfrentamento à pobreza: mais de 2.000 Pessoas nos cursos do PRONATEC Brasil Sem Miséria; – 480 Jovens formados no Ensino Fundamental com qualificação em Operador de Computador e Promotor de Vendas através do EJA-PRONATEC Brasil Sem Miséria em parceria com a Secretaria de Educação.
* Na Segurança Alimentar e Nutricional: mais de 1.100 idosos recebendo mensalmente cestas básicas de alimentos, através do Programa Cidadania Alimentar; reforma no prédio e melhoria das refeições do Restaurante Popular do Bairro Guajuviras; 600 famílias recebendo, semanalmente, cestas de alimentos.
* Na busca de recursos para financiamento de equipamentos públicos: recursos para construção do CRAS Mathias Velho junto à União, inaugurado em 17/08/2016; recursos para construção do CRAS Niterói, por intermédio de emenda popular do deputado federal Marco Maia (PT), empenhada em 2015.
Foi candidata a deputada estadual em 2010, obtendo 20.865 votos no Estado – em torno de 7 mil em Canoas.
Elegeu-se em 2016, com 2.186 votos, sendo a primeira mulher eleita pelo PT a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal e a primeira vereadora eleita de Canoas depois de 16 anos.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Dario Francisco da Silveira – PDT
Casado há 30 anos e pai de quatro filhos. Trabalhou por 31 anos na Multinacional Bayer S. A, responsável pelo setor de logística e gerenciamento de materiais, participando das implantações do sistema SAP e das certificações ISO 9000 e ISO 14000.
Eleito suplente de vereador em 2000/2004 e foi o vereador mais votado do PDT nas eleições 2008/2012.
Tem como seus pilares:
Igreja – Católico atuante, participa do Santuário São Cristóvão e da Igreja São Vicente, através dos movimentos do ECC – Encontro de Casais com Cristo, Cursilho. Presidiu o Conselho Econômico do Santuário São Cristóvão e participou do CLJ como “tio do movimento”, sendo um grande incentivador da juventude.
Esporte – Diretor da Liga Canoense de Futebol, acompanha o andamento dos clubes e competições de futebol e futsal.
Tradicionalismo – Defensor atuante de nossa tradição, participa do Piquete Rancho Xucro e CTG Alma Crioula.
Família – Célula primeira da sociedade, responsável pela construção do indivíduo e fortalecimento dos valores do cidadão.
Educação – Acredita na valorização do ensino público.
Participação no Executivo
A convite do PDT e do prefeito Jairo Jorge, em 2010, assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer, período em que a avaliação da pasta subiu de 30% para 60%, através de programas como PLAFS, PELC, Atleta Cidadão do Futuro, judô e também incentivo aos atletas em participação de campeonatos, desenvolvimento de atletas de alto rendimento, inserção através do basquete para surdos e futebol para cegos. Foi em sua gestão a implantação das academias públicas e os brinquedos adaptados para deficientes.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Cris Moraes – PV
Tem 39 anos, é casado e pai de um filho. Dedicado ao interesse coletivo e às causas sociais, principalmente aquelas ligadas aos animais e ao meio ambiente. Foi criado pela avó em uma família de 13 irmãos, na qual aprendeu, desde cedo, valores importantes como ética, caráter, honestidade e generosidade. Qualidades que leva até hoje consigo. Cris estudou sempre em escola pública e se formou professor pelo Instituto de Educação Dr. Carlos Chagas e, posteriormente, em Direito pela Uniritter.
Tendo como preocupação principal as ações sociais, iniciou na política em 1997, no Grêmio Estudantil da Escola Carlos Chagas, e sempre buscou conquistas ao coletivo em uma época marcada com importantes avanços políticos no Rio Grande do Sul. Em 2006, ajudou o Partido Verde a superar a Cláusula de Barreira e, percebendo a importância e a necessidade de participar ativamente dos movimentos políticos que resultam em progresso para a nação, filiou-se ao PV. Em 2012, contribuiu significativamente na construção do plano de governo para Canoas, com a proposta da criação da Coordenadoria de Bem-estar Animal e a implementação de uma política pública necessária e fundamental, que é a proteção dos animais.
Em 2013, inaugurou o primeiro Centro de Bem-estar Animal do Estado do Rio Grande do Sul, com 2 blocos cirúrgicos, consultório veterinário, pós-cirúrgico, sala de reuniões e espaço de convivência para os cães. No mesmo ano, foi nomeado como Secretário de Bem-estar Animal do município e mostrou muitos resultados positivos na construção de políticas públicas voltadas aos animais.
Durante o tempo em que foi gestor, o CBEA fez mais de 7.500 castrações, criou a cultura do atendimento para animais de rua, realizou em média 1.600 atendimentos por ano e fez mais de 600 adoções. Também, no mesmo período, foram resgatados aproximadamente 40 cavalos maltratados, que foram tratados e encaminhados para aposentadoria. No programa “Soltando o Bicho na Escola”, atingiu mais de 3 mil alunos com a palestra Proteção, Direito e Bem-estar Animal.
Em 2016, criou, protocolou e buscou a aprovação da lei 6044/2016, que prevê o fim gradativo e irreversível da utilização de carroças no município de Canoas, tendo como base a lei que já vigora na Capital gaúcha. Iniciou no Centro de Bem-estar animal a parceria com o programa Parceiros Voluntários para trato com cães, gatos e cavalos do CBEA. Incentivou a realização de feiras de adoções, o fomento e a propagação da figura do cão comunitário, a promoção de brechós beneficentes para animais de rua e a cultura de cada vez mais as pessoas se importarem com os animais. Se colocou, acima de tudo, no cenário frente aos poderes do Judiciário, Legislativo e Executivo como política pública fundamental e mostrou o quão é necessária a maior atenção para a causa animal.
Segundo o vereador, seu lema para legislar e fazer cada vez mais pelos animais é: “Peço a Deus para me dar força para não desistir, sabedoria para decidir e humildade para servir”.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
José Carlos Claudino – SD
Funcionário público da Prefeitura Municipal de Canoas há mais de 35 anos. Ao longo de sua carreira, atuou na Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Transportes e Movimento Assistencial de Canoas (MACA). Em 2006, trabalhou como chefe de gabinete do então vereador Luiz Carlos Busato, atual prefeito de Canoas. Nos últimos anos, exerceu o cargo de Subprefeito da Região Sudoeste.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Emilio Millan Neto – PT
Nasceu em Canoas, no dia 25 de dezembro de 1965. É casado com Mirian Luciane Millan, com quem teve o filho Daniel. Advogado e vereador há seis mandatos consecutivos.
Desde cedo, teve interesse por causas sociais e religiosas. A partir de 1980, começa a atuar como líder na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como presidente do colegiado de funcionários, organizador e instrutor de cursos de informática para educação, professor do curso de Educação para Adultos e, por seis anos, foi secretário-geral da Faculdade de Educação.
Em 1986, filiou-se ao PT, onde foi presidente municipal no período de 2005 a 2007 e 2015 a 2017.
Em 1987, ajudou a organizar a ocupação do Guajuviras, sendo morador do bairro até hoje.
Elegeu-se em 2016, com 2.612 votos.
É líder da Bancada do PT na Câmara.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Braulio Santana – PTB
Foi policial do 15° BPM, onde atuou por 25 anos na segurança pública de Canoas. Morador do bairro Mathias Velho, é formado em Gestão Pública e sempre lutou por melhores condições de segurança em nossa cidade. Em 2011, conquistou a graduação de sargento da Brigada Militar.
Como policial e cidadão de bem já foi vítima da situação de insegurança de Canoas, participou de perseguições a bandidos, sofreu assaltos e represálias, efetuando diversas prisões. Já foi baleado em emboscada, chegando em sua casa, mas não desistiu de proteger e lutar por uma Canoas mais segura, principalmente junto à população.
Foi com trabalho, respeito às autoridades e instituições, valorizando o diálogo, que Sargento SANTANA, junto à categoria, ganhou respeito, apoio e reconhecimento da sociedade, que o elegeu como vereador com 2.449 votos, em outubro de 2016. Hoje, através de seu mandato, trabalha para mudanças na estrutura da segurança pública com a valorização da categoria policial, defendendo os direitos das pessoas de bem.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Juares Hoy – PTB
Funcionário público desde 1976, quando ingressou na Polícia Civil do RS como inspetor de Polícia, Juares Hoy tem sua área de atuação voltada principalmente para as áreas da Segurança Pública, Transportes e Saúde.
Formado em Direito pela Faculdade Ritter dos Reis, tendo concluído o curso em 1984, foi chefe do Setor de Investigações da 2ª DP Canoas, de 1990 a 1994. Em 1992, elege-se vereador pelo PDT, com 1.994 votos, tendo sido o terceiro mais votado da cidade. Em 1996, com 1.779 votos, fica com a 2ª suplência na Câmara. De 1999 a 2000, assume como Chefe do Setor de Investigações da 4ª DP Canoas.
Em 2000, fica com a 1ª suplência na Câmara, com 1.648 votos pelo PDT. Em 2001, é promovido a Comissário de Polícia. De 2001 a 2002, assume a Diretoria de Transportes e preside a JARI (Junta Administrativa de Recursos e Infrações). De 2003 a 2004, assume na Câmara de Vereadores e torna-se líder do PDT. É reeleito vereador em 2004, com 3.317 votos (7ª maior votação na cidade). De 2005 a 2008, exerce a função de presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara.
Em 2008, é reeleito para o 4º mandato pelo PDT, agora com 3.775 votos (4º maior votação na cidade). De 2009 até a presente data, novamente torna-se presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara. Em 2012, é reeleito para o 5º mandato pelo PDT, com 2.948 votos (entre 352 candidatos, é o oitavo mais votado da cidade). Em 2013, torna-se presidente da Câmara Municipal, eleito por unanimidade.
Em 2016, filia-se ao PTB. Reeleito para o sexto mandato volta a exercer a Presidência do Legislativo canoense em 2017.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
José Carlos Patricio – PSD
Natural de Canoas, é administrador de empresas, formado pela Ulbra. Começou sua vida profissional trabalhando na MADEF S.A, onde foi aprendiz do Senai e supervisor de Planejamento e Programador de Produção. Também exerceu o cargo de diretor da Transportadora Rubia Ltda.
Ingressou na política em 1992 pelo PSDB. Trabalhou na Trensurb, atuando como chefe de Gabinete da Diretoria de Operações, e foi diretor-geral da Secretaria Municipal de Obras de Canoas. Em 2004, elegeu-se vereador, com 2.871 votos. Reelegeu-se em 2008, com 3.270 votos.
Em 2011, foi um dos fundadores do PSD no Estado. Propositor de inúmeros projetos de lei, entre eles destacam-se: a criação do Dia do Doador Voluntário de Medula Óssea, da Semana Municipal da Juventude, da Semana Municipal Espírita e do Dia Municipal em comemoração à Lei Maria da Penha.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Humberto da Silva Araújo – PTB
Mais conhecido como Betinho do Cartório, nasceu em 15 de julho de 1965, no município de Butiá (RS). Com sua família, mudou-se para Canoas quando tinha dois anos de idade e, desde então, nunca mais deixou a cidade.
Em 1988, casou-se com Teresinha Carmelita, com quem tem dois filhos: Isadora e Gabriel.
Formou-se bacharel em Direito na Uniritter, faz parte do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Canoas, como jurado, e é funcionário do 1º Tabelionato de Canoas há mais de 30 anos .
Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) desde 2003, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador em 2004, ficando como segundo suplente ao receber 1.835 votos. Assumiu na Câmara de Vereadores, de julho de 2006 a dezembro de 2007. Elegeu-se em 2008, com 3.659 votos, e em 2012, com a confiança de 2.828 canoenses.
Atualmente, exerce seu terceiro mandato, tendo conquistado a reeleição em 2016, com 2.596 votos.