Deputado Busato busca soluções para a conclusão das obras da ponte do Guaíba
Primeira etapa será realocar 700 famílias que vivem no entorno.
Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (15), o deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil/RS) anunciou novidades sobre as obras da nova ponte do Guaíba. Busato esteve reunido com o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, para buscar as soluções necessárias para a finalização completa da obra. Além do aval do Governo Federal para a continuidade do trabalho, o primeiro passo será uma reunião, no dia 27 deste mês, com o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Peruchin, para buscar alternativas para realocar cerca de 700 famílias que estão no entorno da ponte.
“Vamos achar uma solução, finalmente, para aquelas famílias que vivem a tortura de não saber o futuro que terão pela frente. Ninguém merece morar em lugar que não se pode fazer melhorias ou até mesmo dizer que se tem um endereço, sabendo que terá que sair do local. Além disso, claro, o trecho é extremamente importante para o progresso do Rio Grande do Sul”, afirma Busato.
Inaugurada em 2020, a ponte tem apenas a liberação do eixo principal e de três alças de acesso, restando ainda a finalização de quatro alças, cujas obras estão paralisadas. O contrato com a construtora Queiroz Galvão, responsável pelas obras, foi formalmente encerrado em agosto de 2021 pelo impasse da remoção das famílias. Com o andamento das obras, serão concluídas as alças no sentido Avenida Castelo Branco – Eldorado do Sul; alça no sentido Gravataí – bairro Humaitá; alça no sentido Eldorado do Sul – bairro Humaitá; e alça no sentido bairro Humaitá – Eldorado do Sul.