CAFÉ COM O ALDEIA | Juares Hoy em um pinga fogo
Por | Marco Leite
Nada mais normal que um café polêmico, após a calmaria do Carnaval, nosso papo hoje é com Juares Carlos Hoy, comissário de polícia, advogado, chefiou o Serviço de Investigações de quatro delegacias de Canoas em sua carreira.
O policial Vereador, ou vice-versa, está no seu sétimo mandato na Câmara de Vereadores de Canoas, pai de quatro filhos, sempre atuou forte na Área da Segurança pública e na Educação.
Segundo ele, “conquistou junto com a comunidade niteroiense a construção da Quarta Companhia da Brigada para o bairro. O vereador foi líder de Governo na Câmara por dois anos na Gestão Busato e Presidente da Câmara por duas vezes. Almejando voos mais altos, buscou junto a pré-campanha do então Deputado Federal Busato o apoio forte a Polícia Civil e a Brigada Militar, o que resultou na compra de 45 viaturas e 12 motos uma marca histórica para Segurança Pública de Canoas. Este junto dos policias na construção das novas instalações da 1ª e 3ª DP, também junto ao Governo Prefeito Busato. Apoiou o Consepro para repasses financeiro mensal a Polícia Civil e Brigada”.
Juares diz, “que tem uma história de lealdade em suas decisões política e é Bolsonarista de quatro costados”.
Mas, nosso papo é mais forte e como falamos polêmico, vamos as perguntas:
São sete mandatos como vereador, o senhor nunca escondeu de ninguém o desejo de ser Prefeito de Canoas, nos fale um pouco dos seus planos para 2024?
Nossos planos para 2024, estão ainda dependendo do caminho partidário que vamos seguir a partir da abertura da chamada janela de troca de partido. E também a possibilidade de fazer parte da chapa majoritária.
A polêmica é atônica de seus mandatos, sem papas na língua, é sua marca política. Adorado por uns e odiado por outros, quem é o político Juares Hoy?
Sempre primei pela verdade, e aí o enfrentamento vem ao natural. Os exemplos estão aí sempre publicados nos meios virtuais. Assim também foi na minha carreira como Comissário de Polícia aonde tive a satisfação de chefiar quatro Delegacias de Canoas. Em toda minha vida sempre fui homem de muitas amizades e também enfrentamentos fortes que obviamente traz dissabores e inimizades, não vou mudar.
E os inimigos? Jairo Jorge, por exemplo?
Em hipótese alguma considero Jairo Jorge inimigo, apenas defendo a minha cidade.
Sua parceria com o ex-prefeito Busato é notória, porém, passados dois anos do pleito que elegeu Jairo/Nedy, o senhor se aproximou do Governo, quais os motivos dessa decisão?
Não me aproximei do Governo. Após a posse do Dr. Nedy como Prefeito e as consequentes modificações do Governo e o duro combate à corrupção me levou a apoiar o novo caminho do executivo Municipal, assim como outros Vereadores tomaram este mesmo rumo.
O PTB em Canoas acabou, qual a sua decisão sobre uma nova agremiação?
Acho que realmente o PTB em Canoas terminou, como já disse, vamos esperar os caminhos Políticos a serem seguidos a partir de março de 2024, em virtude da lei eleitoral.
O convite para o Senhor ser líder do governo na Câmara foi aventado, dizem que recusaste, porque da recusa?
Não houve o convite para ser líder do Governo, apenas me destaquei quando na Tribuna defendi os projetos do Prefeito em exercício.
Sobra a polêmica da Copa Livre, em uma eventual volta de Jairo Jorge, como fica sua relação com a atual gestão?
A Copa livre é uma investigação complexa, comandada pelo Ministério Público, e que trouxe prejuízos gigantescos a nossa cidade, e nessa investigação são apontados vários desvios de condutas de secretários e do Prefeito afastado. Não vou abordar neste momento a possiblidade da volta do Prefeito Jairo Jorge porque esta matéria pertence estritamente ao poder Judiciário.
Como está sua relação com o Deputado Federal Luiz Carlos Busato? O União Brasil é uma boa opção para o senhor?
Minha relação com o Deputado Busato é a melhor possível. Temos uma amizade de mais de 20 anos, tive a honra de ser por dois anos Líder do Governo na Administração passada, escolhido pela bancada de situação e aprovado pelo Prefeito Busato. Ressalto que o Prefeito Busato fez o maior investimento da história de Canoas na Segurança Pública. Foram 45 viaturas a Brigada Militar, Policia Civil e SUSEP e também 12 motos mil, cilindradas para a Brigada Militar, construção da 2ºCIA da Brigada Militar em Niterói, prédios locados para a 1ºDP e 3ºDP Canoas, bem como uma verba substancial ao Consepro para repasse as nossas Policiais. Na Saúde foi feito uma revolução, pelo caos que recebemos. Cito como exemplo a recuperação de três andares do Hospital da Ulbra, Clínica da Emergência da Criança, Clínica da Mulher, vários Postos de Saúde novos, 200 novos leitos no Hospital da Ulbra, reforma do HPS, e também no HPS a UTI toda nova e podemos citar ainda a reconstrução total do antigo posto Caçapava. Sem falar que a Educação em Canoas sofreu também uma grande revolução na construção de sete escolas infantis nova com ar condicionado e construção supermodernas. Vamos parar por aqui pois daria para encher mais de dez páginas das realizações do governo Busato que com muita honra exerci a Liderança por dois anos.
E o prefeito Nedy de Vargas Marques, como o senhor avalia a gestão do Sucedâneo? Detalhe as respostas.
Tenho uma longa amizade com o Prefeito Nedy, e já tivemos embates Políticos, mas sempre em alto nível e amizade nunca foi abalada. A minha avaliação destes onze meses são as melhores possíveis. Fez mudanças fundamentais na gestão e administração tomou um rumo totalmente novo em busca do crescimento de nossa cidade.
Fale um pouco de sua relação como vereador com a comunidade canoense.
Tenho uma relação muito forte com a comunidade Canoense pela minha história profissional, afinal foram 38 anos como Policial, combatendo o crime em minha cidade, sempre na linha de frente, como já disse chefiando o Setor de Investigações de quatro Delegacias de nossa Cidade e concomitante exercendo o cargo de Vereador, mesmo assim nunca houve conflito, certamente por isso consegui me reeleger Vereador.