Câmara entrega o Prêmio Picucha Milanez 2023
A cerimônia homenageou 10 personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação na cidade
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta quinta-feira, 9, a entrega do Prêmio Picucha Milanez. A cerimônia homenageou 10 personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação na cidade.
O prêmio, instituído em 1997, por decreto legislativo, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas a mulheres que tenham se destacado em sua área de atuação ou meio social. O Prêmio recebeu o nome Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973. Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa. Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes
O presidente da Câmara, vereador Cris Moraes (PV), conduziu a solenidade, acompanhado pelo Secretário de Relações Institucionais, Felo Uequed, que integrou a mesa principal juntamente com o 1º secretário, Emilio Neto (PT) e do 2°secrtário Eric Douglas (PTB). Cris Moraes enalteceu as mulheres, que lutam sempre pelos seus direitos, contribuindo com a sociedade canoense. Para Cris, as mulheres são obrigadas por um sistema a serem multitarefas e incansáveis, porém, ainda assim, sofrem com preconceito e assédio. “A violência de gênero contra as mulheres, em especial a violência doméstica é a expressão mais perversa da desigualdade de gênero e da assimetria das relações sociais de poder existentes e é um dos mais graves problemas a serem enfrentados em nosso meio”. “Dito isso, quero deixar registrado que essa singela homenagem de hoje não existe apenas enaltecer o sexo feminino, mas também, com cunho pedagógico, tem conscientizar sobre a relevância que a mulheres tem em nossa sociedade”, afirma Cris. “Admiro-as pela resiliência, pelo empoderamento e pela consciência de suas capacidades de lutar por equidade de gênero em um mundo como o nosso”, concluiu Cris.
Representando as homenageadas, Sonia Bagatini, indicada pela bancada do , agradeceu ao Legislativo, pelo reconhecimento do trabalho das indicadas ao prêmio. Em seu discurso disse que as agraciadas, representam todas as mulheres e os direitos da vida. “Nós vemos aqui dez mulheres com instinto social, de vida, independente da área que for a atuacão”. “É realmente emocionante conhecê-las, elas que trouxeram um poquinho de cada representação da vida e muito do que diz o que é instinto social”. “Este amor, esta causa, só é possível porque o amor existe, já que sem ele, nada se faz”, concluiu a homenageada.
Homenageadas
Marlene Regina Favero, líder comunitária pertencente a diversas associações – indicação da bancada do Podemos.
Rosani Rosa Dutra, funcionária pública aposentada do Município de Canoas e militante política – indicação da bancada do PSD.
Raquel Karnopp da Silva, 2ª Sargento da Polícia Militar – indicação da bancada do PTB.
Letícia Leszczynski, que atua tanto na área jurídica quanto na área do jornalismo e colunista social – indicação da bancada do Solidariedade.
Clarissa Demartini, delegada de polícia desde 2010, onde atua contra a violência doméstica – indicação da bancada do MDB.
Sônia Beatriz Bagatini, atuante desde 1992 da ONG – SOS Casa da Acolhida – indicação da bancada do PDT.
Natalia Andreghetto, empresária, protetora de animais e influenciadora digital com mais de 3,7MI seguidores – indicação da bancada do PV.
Djuli Rosa, Criadora da Associação Canoense Autismo Unidos pelo Amor – indicação da bancada do Avante.
Anajara Gomes da Silva, auxiliar de enfermagem a 29 anos em Canoas – indicação da bancada do PT.
Mara Solange Machado Vargas, que realiza trabalhos sociais há 21 anos através do grupo Universal nos Presídios (UNP) – indicação da bancada do Republicanos.