No Dia Nacional dos Animais, programa “Pet Friendly” é aprovado
Texto agora segue para sanção ou veto do prefeito
Na sessão desta terça-feira, 14, Dia Nacional dos Animais, os vereadores votaram e aprovaram o PL 04/2023, que institui o programa ‘Pet Friendly’ na cidade de Canoas. Os estabelecimentos públicos ou privados de Canoas, que recebem pessoas acompanhadas de seus PETs, a partir de agora serão reconhecidas, de forma oficial, como locais ‘Pet Friendly’. O texto, que regula a determinação, agora segue sanção ou veto do Executivo.
O PL 04/2023 institui o programa ‘Pet Friendly’ no município como forma de certificação oficial aos estabelecimentos públicos ou privados que promovam o bem-estar do animal de estimação, permitindo a sua entrada e permanência no local. De autoria do presidente da Câmara Municipal de Canoas, Cris Moraes (PV), a proposta, no entendimento do autor, beneficia não apenas os animais, mas também os tutores que não possam ou não queiram deixar o animal em casa ao sair para fazer compras, resolver assuntos pessoais ou se divertir.
“Aprovar este espaço é uma tendência mundial, afinal, cada vez temos mais defensores dos animais e isso faz diferença na sociedade”. “Hoje os animais fazem parte da família e entendo que onde minha família não é bem-vinda, eu não frequento, e sei que muitas pessoas pensam iguais a mim”, falou o vereador. “Fico feliz quando a população faz a provocação e nós, como vereadores, atendemos e conseguimos sanar a solicitacão da melhor forma possível”, afirmou.
A aprovação teve a participação do “Nescau”, cachorrinho que simboliza o projeto e frequenta, junto de seu tutor, o Sesc-Canoas. O texto, que foi aprovado por unanimidade, vai ser encaminhado ao Executivo, que deverá sancioná-la ou vetá-la, total ou parcialmente.