Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

O RETORNO | 360 dias de exílio e a sombra do TRF4

Por | Marco Leite

Jairo Jorge está de volta, vale lembrar que o retorno se deve ao fim de sua suspenção por 360 dias imposta pela operação Copa Livre, ele está reassumindo nesse momento o cargo de Prefeito de Canoas. Jairo com seu poder mobilizador fez o Paço Municipal receber um grande número e admiradores e também de exilados pelo Sucedâneo Nedy de Vargas Marques.

Muita pompa retorno, políticos, vereadores, ex-secretários exonerados e principalmente muitos CCs, também exonerados, a procura de um lugar ao sol. Porém, existe o TRF4 e tudo pode mudar a qualquer momento, o que é, pode não ser daqui a pouco.

De certo mesmo é, que hoje, Jairo Jorge é Prefeito de Canoas novamente, é a terceira gestão da mesma gestão. O populismo voltou, a Jairo cabe provar que fez por merecer estar na Prefeitura, ele foi eleito pelos canoenses e a eles deve subserviência. Provar sua inocência deve ser uma de suas principais metas.

Cabe a Jairo colocar Canoas nos eixos novamente, a cidade está parada desde 1º de janeiro de 2021, nada andou, muito pelo contrário, tudo piorou, a Aldeia está um caos maquiado pela mídia amiga. Saúde, obras, serviços essenciais e coisas mínimas não são feitas.

Se Jairo não voltar a governar direito, morre politicamente e não se reelege em 2024. Ele está marcado como suspeito de corrupção, nada irá mudar isso, então é arregaçar as mangas e mostrar trabalho. Só com um governo bem feito Jairo irá se recuperar politicamente, para isso terá que fazer acordos, não poderá, principalmente, ser vingativo.

Um prefeito no governo deve trabalhar para a população, somos a terceira maior cidade do Estado, não podemos estar passando pela situação que estamos. Uma cidade pobre de rica, com recursos mal aplicados, a interrupção do governo Jairo foi terrível para Canoas. Faltou capacidade dos substitutos para gerirem a Aldeia, então, agora é como se fosse tudo de novo.

Será preciso, primeiramente, unir a cidade e todas as autoridades em um só caminho, temos um deputado federal, Luiz Carlos Busato, que já se mostrou muito interessado em ajudar Canoas. Cabe aos políticos se despojarem dos egos e caminharem em uma mesma direção. Só assim Canoas voltará a ter a importância que um dia teve para o seu povo e para o Rio Grande do Sul.

Queremos muito mais que pompa e grandes shows midiáticos, a cidade carece de urgente atenção e, se o TRF4 deixar, cabe a Jairo Jorge essa missão de colocar Canoas onde ela merece estar. Que ele consiga fazer um bom governo, principalmente sem revanchismos e culpar gestões anteriores, será que o exílio ensinou isso ao Alcaide reconduzido ao cargo?

Estamos, novamente, sob nova direção, será que na direção certa?

Essa resposta está com Jairo Jorge ou com as decisões que serão tomadas no pelo TRF4, façam suas apostas.

Canoas está precisando de muitas orações mesmo, a cidade está parada no tempo e nada funciona

O discurso do prefeito:

“Canoenses

“A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera. É um meio de conhecer realidades que não se vêem” nos ensina o livro dos livros na Carta aos Hebreus. (Hebreus 11,1)
“A esperança é um sonho desperto”, nos aponta o sábio Aristóteles.

Fé e esperança me inspiraram, me deram força e garra para sobreviver, me mantiveram de cabeça erguida nesta longa noite feita de 362 dias.
Fé na justiça divina e esperança na justiça dos homens!
Foram momentos difíceis, de tristeza, dor, solidão e angústia para mim, mas também para meus pais idosos, minha esposa, meus filhos, minha enteada, meu irmão, meus cunhados, meus sobrinhos.
Vivi com fé e esperança um dia depois do outro. Ao final desta longa jornada saio com o coração sereno, sem ressentimentos, sem mágoas. Tudo foi um grande aprendizado. Deus sempre esteve ao meu lado, Ele nunca nos abandona e sua demora sempre tem um propósito.
Ganhando ou perdendo sempre manifestei minha crença nas instituições, especialmente no Poder Judiciário. Sempre afirmei meu profundo respeito pelos desembargadores Dr. Rogério Gesta Leal, Dr. Julio Finger, a desembargadora Dra. Gisele Anne Vieira de Azambuja e o relator Desembargador Dr. Newton Brasil Leão, magistrados que orgulham o Judiciário gaúcho, pela competência, seriedade e isenção.
Mantenho também intacta minha admiração e consideração pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que é chefiado pelo Procurador Geral Dr. Marcelo Dornelles, homem de diálogo e ação. Junto com ele, Dr. Fabiano Dallazen, Dr. Ricardo Herbstrith e Dr.Marcelo Dossena e tantos outros procuradores, procuradoras, promotores e promotoras que dedicam suas vidas ao bem comum e a defesa a democracia e da cidadania.
Tenho certeza absoluta que a instituição nunca agiu com pessoalidade ou com algum recorte político ou ideológico. O MP cumpriu se papel.
Mais uma vez reafirmo que estou e estarei a disposição do Ministério Público Federal e do Tribunal Regional Federal da quarta região para quaisquer esclarecimentos ou informações.
Sou inocente e vou provar na Justiça minha inocência. Estou sendo investigado há 22 meses, minha vida foi passada a limpo, mas nada foi encontrado que demostre que eu participei, apoiei ou incentivei qualquer ato ilegal ou ilícito.
Uma medida cautelar tem o objetivo de garantir que as investigações aconteçam com total liberdade e sem interferências. Não se trata, portanto, de uma antecipação de pena. Neste longo período, de quase dois anos de investigação e um ano de afastamento da prefeitura, todos os fatos envolvendo três contratos foram apurados, testemunhas foram ouvidas, documentos foram solicitados e três denúncias foram apresentadas. É importante lembrar que nenhuma delas havia ainda sido aceita pela Justiça Estadual.
A nossa Constituição cidadã estabelece, entre tantos princípios, dois que são essenciais no Estado Democrático de Direito: a presunção da inocência e a soberania popular.
Eu e meus advogados, iremos nos manifestar sobre essas denúncias, daqui por diante, apenas nos autos, porque meu foco de hoje até 31 de dezembro de 2024 é recuperar Canoas, a cidade que eu nasci e que amo.
Procurei ficar totalmente distante da vida administrativa e política da cidade. Mas mesmo assim as notícias de traição e dos ataques chegavam.
Nunca antes na história de Canoas, uma administração, que sucedeu outra, fez tanto para tentar apagar o legado deixado pelo administrador anterior.
Em 1988, o Prefeito Lagranha sucedeu o Prefeito Giacomazzi. Em 2000, o Prefeito Ronchetti sucedeu o Prefeito Lagranha. Em 2008 eu sucedi o Prefeito Ronchetti. Em 2016 o Prefeito Busato sucedeu a mim. Em 2020 eu sucedi o Prefeito Busato.
Mesmo sendo grupos de oposição, sempre houve o respeito, a honradez, a seriedade, mantendo os avanços e fazendo as mudanças necessárias. Nunca um prefeito eleito atacou com essa ferocidade, ódio e covardia seu antecessor, mesmo sendo oposição.
Infelizmente, neste último ano, o vice-prefeito, acompanhado de pessoas que estiveram comigo durante 8, 12 ou 16 anos, fizeram de tudo para atacar minha honra, meu legado, culminando na articulação de um pedido de impeachment, em dezembro do ano passado, que felizmente foi derrotado pela Câmara Municipal por 18 votos a um. Os vereadores e vereadoras tiveram a serenidade e a maturidade de rechaçar o pedido. Quero em nome do Presidente Vereador Cris Moraes e dos vereadores Emilio Neto e Jefferson Otto, saudar os 21 vereadores e vereadoras que votaram e participaram. Os senhores e senhoras tiveram altivez e independência, não permitiram a realização de um golpe e não aceitaram que a busca do poder a qualquer preço existente naquele momento no Poder Executivo contaminasse o Poder Legislativo.
Todos sabem que continuo sendo um admirador do sempre governador Leonel Brizola. Com a sua inteligência e sabedoria ele proferiu uma frase que é lapidar, é emblemática para retratar o que aconteceu em Canoas: “A política ama a traição, mas abomina os traidores”.
Os ataques, as ofensas, as agressões, as palavras de baixo-calão, os destemperos, bem como a convivência com o golpe são imperdoáveis. Mantive todo esse tempo o silêncio, sem responder, sem atacar, sempre com fé e esperança em dias melhores.
Pois esse dia chegou. No Livro dos Provérbios, nos é ensinado que “a esperança adiada deixa doente o coração, mas o desejo realizado é como a árvore da vida.” (Provérbios 13,12)
Por isso, hoje é um dia de alegria, de jubilo, de gratidão, de olhar para a frente.
Tenho consciência dos desafios que me esperam.
Canoas vive hoje a maior crise financeira da sua história. Por falta de experiência, omissão ou por irresponsabilidade, tivemos em 2022 o maior déficit desde 2001, com a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mesmo que a administração anterior não admita a crise e tenha governado, até ontem, como se não tivesse amanhã, é possível ver que dezenas de fornecedores estão sem receber desde agosto e setembro do ano passado.
Dívidas que avolumam, serviços que estão comprometidos, obras paralisadas e risco de atraso dos salários dos servidores municipais e dos terceirizados.
A crise financeira gerada pela administração anterior impacta especialmente a saúde, por isso cirurgias estão sendo canceladas e salários estão sendo pagos com atraso nos hospitais.
Nossa cidade vive um apagão na iluminação pública. Nossas ruas e praças estão abandonadas com mato alto e entulhos espalhados por todos os cantos. Os programas sociais foram reduzidos.
Fornecedores suspendendo serviços, vidas em risco por falta de dinheiro nos hospitais e mesmo assim a administração que estava até ontem, vivia num outro mundo, realizando festas e investindo em propaganda vazia.
Não é hora de festa. Não há justificativa de promover um desfile, enquanto vivemos o caos na gestão pública. Tenho certeza absoluta que as Escolas de Samba de Canoas entenderão. Iremos suspender o desfile do próximo sábado e realizaremos em outro momento, quando as finanças e os serviços públicos essenciais estiverem normalizadas.
Nos próximos quinze dias, nosso novo Governo estará focados em cinco medidas:
Primeira, vamos realizar um diagnóstico profundo e realista sobre as finanças municipais, vamos buscar todos os meios para recuperar receitas e reduzir despesas;
Segunda, vamos avaliar a situação da saúde, assistência social, limpeza pública, iluminação, pavimentação, drenagem, transporte, educação, cultura, esporte, habitação, desenvolvimento, segurança, meio ambiente, bem-estar animal e definir e divulgar as ações emergenciais que estaremos implantando para colocar a cidade no rumo certo até julho deste ano;
Terceira, vamos reorganizar a administração pública, corrigindo erros da última reforma, como a extinção do CanoasTEC, e criando algumas novas estruturas, mas sem criar cargo ou despesa novas, usaremos apenas o que já foi aprovado pela Câmara Municipal. Nosso esforço será para economizar ao máximo.
Quarta, vamos analisar todos os atos praticados no último ano pela gestão anterior, validando o que está certo, corrigindo o que está errado e apurando responsabilidades.
Quinta medida, nos próximos quinze dias definirei a equipe que estará definitivamente a frente da administração até 31 de dezembro de 2024.

Nos próximos três meses iremos nos focar na recuperação dos serviços públicos, especialmente a saúde. As pessoas vivem o drama e o desespero pela falta de atendimento médico, exames, procedimentos e cirurgias.
Vamos buscar solução para a crise dos hospitais, especialmente o Pronto Socorro e o Hospital Universitário.
Irei procurar o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário e o Governo Federal para colocar um fim na era das Organizações Sociais, que trouxeram tantos problemas a Canoas e a outras cidades pelo Brasil. Vamos apresentar a proposta de que os dois hospitais públicos sejam administrados de forma pública pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas.
Vamos procurar recuperar o Hospital Nossa Senhora das Graças, tão querido pelos canoenses. Iremos criar uma Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, com o objetivo de acompanhar, monitorar e fortalecer o trabalho dos nossos três hospitais.
Vamos retomar o Choque de Limpeza, melhorando progressivamente a limpeza das ruas, praças e parques.
Vamos lançar o Canoas Iluminada para garantir que 100 por cento das lâmpadas estejam funcionando e que tragam segurança efetiva para as famílias nos bairros da cidade.
Mas vamos fazer tudo isso com total transparência. Vamos lançar um novo Décalogo Ético, com regras para evitar ações, erros ou omissões de agentes públicos. Vamos buscar uma consultoria externa para auxiliar na estruturação do Compliance da Prefeitura. Vamos criar a Autoridade de Transparência, que será coordenado pela Ouvidora Geral do Município, auxiliando nas ações de apuração, investigação e transparência em sintonia com a Controladoria Geral do Município.
Em setembro do ano passado, anunciei na imprensa que criaria a Secretaria Municipal de Licitações e Contratos. Felizmente, minha ideia foi colocada em prática, mas vou garantir que efetivamente a equipe seja integrada por servidores de carreira, garantindo a lisura na condução dos processos, mas com sentido de urgência que a cidade precisa, ou seja, celeridade com responsabilidade.
Quero que a Prefeitura de Canoas volte a ser referência em transparência para o Rio Grande e para o Brasil, como fomos em 2016 no meu segundo governo.
Vamos retomar a marca das nossas administrações: a participação popular e cidadã, que ficou esquecida no último ano. Voltaremos as ruas para ouvir o povo. O Prefeito não pode ficar atrás da janela, olhando os problemas.
Já no próximo sábado, dia primeiro, estaremos no bairro Rio Branco para realizar o Prefeitura na Rua. Vamos ouvir as críticas, sugestões e ideias dos cidadãos e cidadãs, dos moradores de Canoas.
Vamos retomar progressivamente nas próximas semanas o Prefeitura Presente, indo aos bairros para ver e resolver os problemas.
O Prefeitura Aberta para o prefeito receber em seu gabinete a população, trazendo suas reivindicações.
Iremos retomar também o Prefeitura na Estação, atendendo na madrugada os trabalhadores e trabalhadoras nas Estações do Trensurb.
Vamos lançar também uma nova ferramenta de Participação: o Prefeitura Itinerante, que de segunda a sexta estará nos quadrantes Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste e na Região central da cidade, ouvindo a comunidade e buscando sugestões. Nos domingos, o Prefeitura Itinerante estará nos parques da cidade.
Vamos retomar no segundo semestre o Orçamento Participativo, para a definição das obras pela população nos 15 territórios da cidade.
As Reuniões do OP estarão integradas com as Plenárias Regionais do Segundo Congresso da Cidade.
Em junho deste ano, durante a semana de Canoas, estaremos lançando o Segundo Congresso, que acontecerá em 25, 26 e 27 de junho de 2024, quando Canoas celebrará seus 85 anos. Durante este ano, estaremos discutindo com a toda a cidade um Plano de Desenvolvimento até 2039, quando nosso município celebra seu centenário.
O que será preciso fazer para nos próximos quinze anos para Canoas ser referência em saúde, educação, meio ambiente, geração de emprego, inovação e qualidade de vida. Isso será feito de forma coletiva, porque a cidade não é de uma pessoa, o prefeito não é patrão do povo, ele é um empregado do povo.
Para dar forma e força a essas ações vamos criar o Escritório de Participação e Mobilização Social que terá a tarefa de coordenar todas as ferramentas e iniciativas.
Vamos também garantir o bom funcionamento da Prefeitura, buscando eficiência, eficácia e efetividade. Eficiência – fazer o certo. Eficácia – fazer o certo do jeito certo. Efetividade – fazer o certo do jeito certo para o objetivo certo.
Para isso é preciso que nossas políticas sejam construídas a partir de evidências, lastreadas em experiências de outras cidades, em pesquisas, indicadores, diagnósticos precisos da realidade. É necessário também que haja rastreabilidade, ou seja, devemos acompanhar com rigor se as políticas públicas resultantes da aplicação de recursos públicos têm os resultados que se espera e que se precisa para o público. Ou seja, se estão atendendo de fato a necessidade dos canoenses e no custo adequado.
Vamos buscar mais celeridade na máquina pública, para que possamos entregar obras e serviços melhores, a custos menores e em prazos mais curtos.
Para isso, vamos criar o Escritório de Gestão, formado unicamente por servidores de carreira. Teremos um Superintendente Executivo que irá monitorar as metas e indicadores e cinco superintendes que responderão pelos Núcleos da Cidadania, Conhecimento, Infraestrutura, Desenvolvimento e Inovação nos Serviços Públicos, monitorando e auxiliando todas as secretarias na busca de resultados.
Os gerentes de programa e supervisores de projeto, que estarão vinculados ao Escritório de Gestão, serão escolhidos por processos públicos de seleção, aberto a todos os servidores municipais, a partir de critérios técnicos, sem escolhas políticas ou partidárias.
Faremos um grande esforço de bechmarketing, vamos avaliar experiências bem-sucedidas em médias e grandes cidades brasileiras para que possamos ganhar tempo. Queremos que Canoas retome do caminho da inovação e esteja a altura dos desafios do nosso tempo.
Estamos vivendo uma profunda mudança no clima, com impactos em várias regiões do planeta. Chuvas intensas em curto prazo de tempo tem um impacto dramático especialmente nas cidades metropolitanas, como é o caso de Canoas.
Precisamos estar preparados para evitar e minimizar os alagamentos com obras estratégicas, buscando recursos nos Governos Federal e Estadual, como já fizemos em nossos governos anteriores. Teremos uma estrutura de monitoramento do clima 24 horas por dia, 7 dias por semana, que acompanhe a incidência de chuva e ventos nas 5 regiões da cidade e em todos os 15 territórios. Além disso, precisamos estar azeitados com uma estrutura de pronta resposta a qualquer emergência, seja ela climática ou decorrência da nossa vocação industrial ou do nosso posicionamento logístico, cortado por importantes rodovias. Por isso, vamos criar o Escritório de Resiliência Climática, que reforçará e ampliará o trabalho da Defesa Civil.
Estamos começando um novo Governo, um novo momento. Com amor no coração, com humildade, sempre buscando aprender com nossas falhas e limites, vamos procurar fazer o melhor para os canoenses.
Muitas pessoas nas ruas me pediam para voltasse o quanto antes. Atrás desse pedido, está o desejo que a Prefeitura olhasse para quem mais precisa, dando atenção ao povo humilde, que está desempregado, que precisa de emprego ou auxílio emergencial.
Pessoas trabalhadoras que precisam da agilidade e eficiência do SUS para garantir a saúde da sua família ou que precisam de uma educação de qualidade que garanta o futuro de seus filhos.
Trabalhadores que querem um transporte digno, para não passar humilhação todos os dias ou aqueles que sofrem para pagar o aluguel e sonham com sua casa própria.
Os canoenses querem uma administração que olhe para quem mais precisa, que tenha foco, organização, experiência que recoloque a cidade no rumo certo.
Reafirmo aqui meu compromisso com o povo trabalhador. Irei me esforçar ainda mais até o final do meu mandato para cumprir meu programa de governo e fazer Canoas crescer, trazer mais empregos, melhorar a saúde, a limpeza, a iluminação e a educação.
Desde o meu primeiro governo, em 2009, peço a Deus todos os dias: humildade para servir, honestidade para administrar, sabedoria para decidir, competência para governar e coragem para fazer.
Quero finalizar fazendo alguns agradecimentos.
Agradeço em primeiro lugar a Deus, que me guiou nos tempos sombrios, fortalecendo minha fé e me trazendo esperança mesmo nos momentos mais dificeis, quando tudo parecia perdido e sem razão.
Agradeço a minha família, especialmente ao meu pai Jahyr, com 94 anos e minha mãe Gasparina, com 92 anos, que sofreram muito nestes 362 dias.
A minha esposa Thais, que foi, é e sempre será meu grande amor. Ela está neste momento em São Paulo, em razão do aniversário de sua filha, minha querida enteada Ana Cândida,
Minha gratidão aos meus filhos Mario e Isadora, ao meu sobrinho o vereador Jefferson Otto, ao meu irmão Ademir e aos meus cunhados Heleny, Evelyn, Jaques e Joy, que sofreram e torceram por mim.
Agradeço também ao Felipe Martini, presidente do meu partido, o PSD, que foi incansável e um parceiro nas horas mais difíceis. Em dezembro, ele foi uma voz forte a me defender diante da tentativa covarde de cassação.
Agradeço aos vereadores Emilio Neto e Cris Moraes, juntos com Jefferson Otto, que fizeram a diferença na Câmara Municipal.
Minha gratidão ao Daniel Cardoso, que foi meu chefe de Gabinete e resistiu a todos os ataques, mas sempre manteve a lealdade, dignidade e firmeza
Ao meu amigo Mario Cardoso, que acompanha minha caminhada política desde 1986, e que esteve ao meu lado nestes momentos de dor e aflição, sempre trazendo uma palavra de otimismo;
Meu agradecimento a Jessica, Juceila e Rosani, que não trocaram a dignidade pelo emprego e que foram demitidas porque estavam ao meu lado.
Minha gratidão aos amigos fiéis que foram demitidos de forma injusta, porque mantiveram o respeito a vontade soberana dos eleitores de Canoas, não compactuando com o golpismo: Jorge Júnior, Cássia, Dona Sonia, , Diego, Gardenal, Sonia Lopes, Marcio, Rafael Mota, Alexandre Té, Cristina , Alisson, Linda, Bruna, Gabriele, Graça, Santiago, Rafael Lanzini, Adriana, Clarice, Pedro, Diogo, Dona Clair, Paulo Jingle, Paulo BellaHair, Fabricio, Leonardo, Vitor, Eliezer, Viviane, Marcos Paim, Camba, Cacilia e Beatriz, viúva do meu querido amigo Raimundo Júlio, que morreu de Covid, logo após a minha eleição. Muitos dessas pessoas passaram privações e dificuldades, mas não perderam a dignidade. Elas têm o meu respeito e a minha gratidão.
Meu agradecimento aos meus amigos e colegas jornalista Viviane, Keyla e Pedro, que de forma voluntária, me auxiliaram na comunicação desde agosto do ano passado.
Minha gratidão a todos os colaboradores da Prefeitura: servidores de carreira ou cargos em comissão que torceram pelo meu retorno
Agradeço também ao Deputado Federal Luiz Carlos Busato, que em todo esse período sempre manteve o respeito a presunção da inocência e a soberania popular. Eu estarei ao seu lado, como deputado federal de Canoas, para trazer recursos e obras para nossa cidade. Deputado Luiz Carlos Busato, pode contar com a minha parceria.
Minha gratidão aos amigos e amigas do coração, que partilharam da dor e da angústia e sempre trouxeram palavras de carinho e estímulo, e que foram determinantes para que eu pudesse perseverar: Giovanni Rocha, Camila Centeno, Jerusa Fofonka, Dr. Dani Leonardo Giacomini e Dr. Vinicius Ludwig Valdez.
Meu agradecimento especial aos advogados que foram essenciais para que esse momento se tornasse realidade:
Dr. Paulo Olímpio Gomes de Souza, um homem que chefiou o Ministério Público do Rio Grande e que foi determinante na Constituinte para o fortalecimento da instituição em nossa carta magna.
A sua brilhante equipe: Dr. Fabricio Dreyer Avila Pozzebon, Dr. Leonel Annes Keunecke e dr. Felipe Dreyer de Avila Pozzebon.
Meu agradecimento ao Dr. Francis Rafael Beck e ao Dr. Rafael Ariza, que assumiram meu caso em um momento difícil e que foram parceiros e amigos, sempre com trazendo uma palavra de serenidade;
Ao Dr. Adão Jose Correa Paiani, que foi e está sendo incansável em nossa defesa em Brasília;
Minha gratidão também a outros advogados que mesmo com todas as dificuldades, tem me auxiliado na defesa do nosso trabalho: Dra. Nathália Yasmini Hoffmann da Silva, Dr. Pedro Poli Figueiredo, Dr. Alexandre Schubert Curvelo e Dr. Alexandre Pasqualini.
Todos esses profissionais do direito, sempre me trouxeram uma palavra de confiança na Justiça e nas instituições. Muito obrigado a todos eles!
Minha gratidão a todos que oraram por mim, de todas as religiões
Mestra Tala,
Pai Zé de Ogum , Mãe Regina do Bara, Pai Thales de Xangô, Mãe Fátima de Xangô, Pai Santiago do Oxalá, Mãe Ercia de Oxum, Pai Erlon de Xangô, Mãe Solange de Iemanjá, Pai Israel de Xangô,
Irmão Luciano
Ao pastor Eliseu e aos pastores Everton e Laion
Minha gratidão a todos eles e as centenas de pessoas que fizeram correntes de oração por este momento!
E por fim meu agradecimento ao Povo de Canoas, que orou e torceu pelo meu retorno.
Começo esse novo Governo, com o coração cheio de amor, com fé e esperança. Aprendi a ser vigilante e humilde como nos ensina o Papa Francisco.
Nesses 362 dias, sempre mantive a convicção, que depois da tormenta vem a bonança e procurei seguir a risca os ensinamentos de Paulo que nos deixou na carta aos Gálatas:
“Não devemos desanimar de fazer o bem, pois se não perdermos a coragem, a colheita virá no devido tempo!” (Gálatas 6,9)
Vamos a partir deste momento trabalhar por Canoas, nossa terra, município de valor!
Fé e esperança para todos!
Muito obrigado!”

LEIA MAIS SOBRE

VEJAM O DISCURSO DE JAIRO JORGE

https://www.instagram.com/p/CqVNHDrh_D-/?utm_source=ig_web_copy_link

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*