Mais segurança para as escolas de Canoas
A Prefeitura de Canoas vai intensificar as ações de segurança e prevenção à violência no entorno das 83 escolas municipais, São 44 escolas de Ensino Fundamental e 39 escolas de Educação Infantil, de acordo com o prefeito Jairo Jorge, o foco, nesse momento, são as escolas que integram a rede municipal. As estratégias foram definidas durante uma reunião entre o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e as secretárias de Segurança Pública, Jovenessa Soares, e da Educação, Beth Colombo, realizada na manhã desta quinta-feira (06), na Secretaria Municipal da Educação.
“Estabelecemos medidas emergenciais para as escolas municipais. Vamos ter atenção redobrada para a segurança da comunidade escolar do município”, ressaltou o prefeito Jairo Jorge.
Os trabalhos serão coordenados pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Segurança Pública (SMSP). Sob responsabilidade das pastas, houve a definição de iniciativas que serão implementadas nos próximos 90 dias.
Entre as medidas estão o controle mais rígido de acesso à parte interna das escolas; a elaboração de uma cartilha de procedimentos segurança, capacitação dos diretores e professores; a instalação de câmeras em pontos estratégicos, interligadas com a SME e SMSP; um sistema de alarme integrado com a SMSP; a ampliação da Ronda Escolar, com a contratação de novos profissionais. Todas as escolas irão receber os números úteis de contato para dar maior agilidade no atendimento.
Guarda Municipal em ação
Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, as equipes da Guarda Municipal estavam mobilizadas para garantir a segurança no entorno das escolas municipais de Canoas. Na ocasião, os guardas acompanharam a movimentação nos locais e orientaram a equipe diretiva das instituições sobre o controle do acesso de pessoas.
Texto – Everton Calbar – PMC
Edição – Carina Jung – PMC