Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

115 anos depois da sua morte, Machado de Assis explica o conflito Jairo x Nedy

EXCLUSIVO | MACHADO DE ASSIS (In memorian)

Uma das memoráveis passagens do Machado de Assis é “Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas”

Você sabe o que significa a expressão “Ao vencedor as batatas” e o que tem a ver com a situação atual da política de Canoas?

Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos.

Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais feitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas. Quem tem a caneta de prefeito nas mãos, independente de Jairo ou Nedy, quer cada vez mais batatas em abundância. Machado de Assis, 115 depois da sua morte, traduz essa guerra entre prefeito e vice-prefeito.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*