Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Passarela do Passoquinha, um perigo de tragédia anunciada

Por | Marco Leite

Alguns devem lembrar do dia 1º de dezembro de 2007, onde um acidente aconteceu na madrugada. Um desavisado motorista de caminhão não percebeu que estava com a caçamba aberta e atingiu a estrutura, que tem 20 toneladas. Ninguém ficou ferido, mas, sem a passarela, pedestres precisaram se arriscar para atravessar a BR 116 em Canoas (RS). Na época o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável para passarela, avaliou o prejuízo de R$ 3 milhões.

O dia em que a Passarela desabou

PASSARELA HOJE, ESTÃO ESPERANDO CAIR?

A comunidade e os motoristas que passam diariamente na BR-116 estão bastante preocupados, a abandono da passarela desativada está gritante aos olhos de quem por ali passa. Mas, muito mais que é isso é o perigo emitente de quedas de pedaços da estrutura, grande parte é de ferro e difícil de vir abaixo, mas a outra parte de madeira, está podre e velha. Algumas partes já caíram, muitas estão penduradas, o perigo está latente e pode acontecer de diversas forma, como: um pedaço cair em cima de veículos que passam pela via, algum transeunte querer passar pelo local (está sem bloqueio) e desabar lá de cima, dentre outros casos que podem vir acontecer.

Estamos alertando, essa passarela foi desativada nos primeiros meses de 2019, são cinco anos de um monumento ao descaso público, sabemos que a Prefeitura Municipal de Canoas não tem responsabilidade sobre a passarela, mas tem com a segurança da população.

O que eles estão fazendo para uma solução? Quais as providências junto ao DENIT?

Os perigos estão ali, para todos verem, será que vão esperar acontecer uma tragédia anunciada?

Com a palavra as autoridades!

LEMBRANÇAS

Lembro de uma matéria da imprensa local, na época em que construíram a passarela, que o jornalista criticava o tamanho do pilar.

Dizia ele:

– Para que um pilar tão robusto se é uma passarela provisória?

– Estão gastando dinheiro público desnecessário numas colunas tão grandes!

Independentemente do tempo, eles já erravam em não prever o item segurança. Pois uma batida de um caminhão (como aconteceu), por exemplo, poderia comprometer ou derrubar até a obra. De lá para cá, já se passaram, sei lá? 20, 30 anos?

E a passarela ainda continua ali, ou seja, mais uma vez o provisório virou definitivo.

O QUE DIZ O EXECUTIVO MUNICIPAL

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM), acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para reforçar a necessidade de manutenção da passarela. Em relação à segurança do local, foi realizado contato com a Polícia Rodoviária Federal para que houvesse a sinalização e o bloqueio da estrutura. O Município já se colocou à disposição para ajudar a realizar a interdição do acesso, caso necessário, para evitar possíveis acidentes.

AÇÕES DA SUBPREFEITURA DO CENTRO

Está previsto para o próximo sábado, dia 6 de maio, uma ação de revitalização na área de acesso à passarela da Domingos Martins. Os trabalhos serão conduzidos pela Subprefeitura Centro, em conjunto com as secretarias municipais de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente. As equipes irão efetuar a reforma parcial do piso, limpeza completa do espaço, pintura e plantio de mudas.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*