Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Mulheres sem medo de lutar

Por Samara Trindade

Hoje quero falar com você mulher!
Somos atualmente mais de 50% do eleitorado brasileiro, no entanto isso ainda não reflete a representação das mulheres na política, quero dizer que muitas foram as mulheres pioneiras no Brasil, assim como em nossa cidade! Mulheres pioneiras, com histórias incríveis no combate à violência, a opressão e a desigualdade feminina.

Mulheres que mesmo sem perceber começaram uma pequena revolução que ajudou a moldar nosso país!
Muitas são as mulheres que fazem a diferença na medicina, nas artes, na educação, em seus lares e também na política!

Você sabia que a cada 10 vagas para juízes, 7 são mulheres?
As mulheres estudam mais que os homens na média de dois a três anos a mais!
A primeira mulher a assumir um cargo no legislativo no Brasil, foi eleita há mais de 90 anos!
A paridade feminina na política está longe de ser alcançada, pois as mulheres que ocupam ou pretendem ocupar esses cargos precisam derrubar inúmeras barreiras em um ambiente majoritariamente masculino!
Quero lembrar que o voto feminino eleitoral só veio em 1933, ano que foi eleita a 1° Deputada Federal a médica Carlota Pereira de Queirós, ela foi uma mulher notável de todo o pioneirismo, como Deputada, e sempre ativamente envolvida em legislações sobre o racismo!
O direito ao voto as mulheres se deu através de muitas mobilizações, de muita luta e as manifestações foram tão fortes que não foi possível evitar esse direito a nós!
Essas mulheres enfrentaram prisão, repressão, para que hoje nós tenhamos o direito de votar e sermos votadas!

Algo que vejo, por mais incrível que isto pareça, mas homem não está acostumado com mulher tomando decisão, mulher na linha de frente, percebo que nós mulheres conquistamos espaços, autonomia de decisão, mas me parece que o tempo inteiro temos que ficar lembrando, me respeita, me respeita!

Homens e mulheres, após um dia ardo de trabalho, o homem chega em casa, a roupa não foi lavada, os filhos choram, acabou o gás e a culpa a responsabilidade é de quem? Da mulher, mesmo está desempenhando dupla, tripla jornada!

Segundo o fórum Econômico Mundial o Brasil ficou em 92° na classificação, a falta de representatividade das mulheres na política é o maior peso no baixo desempenho do nosso país!

Quero lembrar que as mulheres na verdade já fazem política desde que nascem, nosso corpo é político, porque nós carregamos nas costas a vida de uma sociedade!
Para os homens estarem circulando pela cidade teve alguém cozinhando em casa, passando a roupa, cuidando dos filhos em casa, então isso é política!
Nós precisamos desconstruir essa ideia que se tem que a política é o mandato dos vereadores ou do Prefeito, muito pelo contrário, política é o cotidiano!

As mulheres precisam ocupar os espaços com a coragem de ser quem nós quisermos ser!

São as mulheres que chefiam as famílias, onde muitas delas estão em postos de trabalhos muito precarizados, porém são essas mesmas mulheres que conseguem avançar, movendo as estruturas, o sistema!

Como ouvi em um documentário, nós mulheres temos a escolha de irmos embora para casa, mas ir embora é seguir em uma sociedade que nos violenta, porém a nossa escolha é a Luta!

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*