Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

“Vamos trabalhar em cima das demandas através de muito diálogo”

Hoje o Limoeiro/Aldeia está entrevistando a nova secretária de Educação, Danielli Rosa de Jesus, ligada ao Republicanos, ela é graduada em Geografia, com especializações em metodologia do ensino e gerenciamento ambiental. Já ministrou aulas em escolas particulares e, em duas oportunidades, atuou na Secretaria Municipal da Educação. Desde 2017, Danielli ocupava um cargo de gestora na Diretoria de Ensino Fundamental, onde vinha implementando projetos, atuando na articulação junto a sociedade civil organizada e na formação de orientadoras pedagógica da rede municipal.

Danielli assume a secretaria em meio à pandemia do Coronavírus e com as aulas paralizadas e caberá a ele conduzir o retorno e os cuidados necessários com a comunidade escolar.

Colocamos algumas questões e ela gentilmente nos respondeu:

LIMOEIRO | Primeiramente conte-nos um pouco de sua trajetória e quais são seus desafios na pasta da Educação.

DANIELLI ROSA | Sempre me vi professora e escolher a graduação nesta área foi algo natural. Iniciei minha carreira lecionando para adolescentes e jovens e suas inquietudes me fizeram sempre querer ir além, buscar mais. Tive a oportunidade de ir trabalhar na Secretaria da Educação, junto a diretoria de ensino fundamental. Neste espaço, me deparei com desafios ainda maiores, porque pude ter um contato com todos os sujeitos de nosso lugar educativo, estudantes, pais, gestores e docentes.

Aprendi muito e agora este desafio de estar à frente dessa pasta. Tenho como meu maior objetivo continuar qualificando a educação de nosso município. Tivemos muitos avanços nesses últimos anos, seja no aumento do número de crianças atendidas na Educação Infantil, na formação dos professores num viés do protagonismo docente, no Google For Education, no incentivo a projetos de iniciação à pesquisa científica e também na melhora na infraestrutura, com reformas em várias escolas. Então, o meu esforço será no intuito de permanecer com essas propostas e ultrapassar os obstáculos que surgirem, com muita parceria e diálogo.

LIMOEIRO | A senhora assume uma secretaria e com as escolas municipais paradas devido à pandemia do Coronavírus, como será a retomada das aulas? A secretaria está montando uma estratégia, se sim, quais são elas?

DANIELLI ROSA | Estamos muito atentos a todos os protocolos em saúde, dialogando com o comitê de combate a pandemia de nossa cidade, com os órgãos representativos, como o Conselho Municipal de Educação e o Sinprocan, articulando e planejando da melhor maneira para quando o retorno for possível. Enquanto isso, nosso compromisso é continuar atendendo esses estudantes mesmo à distância, sabendo da importância da preservação desses vínculos. As estratégias de cuidado no retorno serão para preservar nossos estudantes, docentes e demais funcionários.

LIMOEIRO | As aulas estão sendo ministradas online (Google For Education) para a rede de ensino em Canoas? Nem todos os alunos têm acesso à informática, qual a ação que está sendo feita para sanar o problema?

DANIELLI ROSA | A Prefeitura Municipal de Canoas está em tratativas para que essa inserção digital abranja ainda mais estudantes. Cada escola, com base em seu conhecimento em relação às especificidades de sua comunidade, está disponibilizando o ensino remoto de uma ou mais formas. Além das ferramentas do Google for Education, muitas escolas utilizam também redes sociais como o WhatsApp e o Facebook. No caso das famílias sem acesso, muitas escolas estão oportunizando a retirada de material impresso, em horários previamente combinados para evitar aglomerações e seguindo os protocolos conforme orienta o Ministério da Saúde.

LIMOEIRO | A senhora assume a secretaria em substituição a secretária Eliane (Neka) Freitas, que conduziu bem a pasta e teve uma boa convivência com o magistério e o Sinprocan, como pretende se relacionar com a categoria?

DANIELLI ROSA | Já nos encontramos com o Sinprocan e o clima é de parceria e compromisso ético. Vamos trabalhar em cima das demandas através de muito diálogo, reflexão e estudo. Estamos com as portas abertas.

LIMOEIRO | Por fim, como ficará o restante do ano letivo com a parada devido à pandemia e a recuperação das aulas?

DANIELLI ROSA | A SME está atenta às normativas legais publicadas, tanto as que dizem respeito à área da Educação como as da Saúde, pois temos o entendimento que as duas áreas trabalham juntas, principalmente, nesse momento de pandemia. Estamos organizando calendários sugestivos, com diferentes datas de reinício, para pensar sobre as possibilidades de recuperação das horas letivas referentes a este período de suspensão. Também estamos em diálogo e construção com o Conselho Municipal de Educação no sentido de validar o ensino remoto que está sendo desenvolvido pelas nossas escolas, com apoio e assessoramento da SME. A nossa intenção é que, nessa perspectiva de excepcionalidade, na qual vivemos, seja possível alinhar ações educativas com qualidade, zelando tanto pelo bem-estar emocional quanto o físico dos nossos alunos, educadores e comunidade em geral.

https://www.facebook.com/noticiasdaaldeiacanoas/

Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC

Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*