Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

CRÍSTIAN ANTÔNIO BLOEDOW SCHULTZ

“Sabemos que os desafios
são muito grandes”

Dentro da idéia, do Limoeiro/Aldeia, de apresentar os novos secretários do executivo municipal, hoje é o dia de Crístian Antônio Bloedow Schultz, que assumiu recentemente a Secretaria de Maio Ambiente, ele é natural de Canoas e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade La Salle. Possui vasta experiência na área pública e ocupou diversas funções dentro da administração municipal. Atuou como agente de fiscalização no PROCON, secretário geral e assessor técnico da Câmara de Vereadores, gestor e diretor na Diretoria de Iluminação Pública e Serviço de Cemitério da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, chefe de gabinete na Secretaria de Obras e secretário adjunto da pasta de Direitos Humanos e Participação Social. Crístian é ligado ao PDT e com isso reforça, ainda mais, a entrada do partido no governo municipal.

VEJAM AS QUESTÕES POSTAS
E AS RESPOSTAS DO NOVO SECRETÁRIO:

LIMOEIRO | Conte-nos um pouco de sua trajetória política e de seus desafios na pasta ambiental

CRÍSTIAN ANTÔNIO BLOEDOW SCHULTZ | Sou natural de Canoas e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade La Salle. Possuo vasta experiência na área pública e ocupei diversas funções dentro da administração municipal. Atuei como agente de fiscalização no Procon, secretário geral e assessor técnico da Câmara de Vereadores, gestor e diretor na Diretoria de Iluminação Pública e Serviço de Cemitério da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, chefe de gabinete na Secretaria de Obras e secretário adjunto da pasta de Direitos Humanos e Participação Social. Sabemos que os desafios são muito grandes, devido à importância que a Secretaria de Meio Ambiente tem. Pretendemos dar continuidade ao grande trabalho que vinha sendo desenvolvido por nosso antecessor, Gustavo Rabaioli. Em virtude dessa pandemia, estamos nos reinventando, nos adaptando a esses novos tempos.

LIMOEIRO | E nossos rios? A prainha de Paquetá e nossas nascentes, a secretaria tem tido o cuidado de preservar nosso meio ambiente?

CRÍSTIAN ANTÔNIO BLOEDOW SCHULTZ | Em 2019 o Município deu um importantíssimo passo na preservação de seus rios e arroios, através da aprovação da Parceria Público-Privada para tratamento do esgoto, que tem como meta atingir mais de 90% de tratamento em 10 anos. O lançamento de esgoto nestes corpos hídricos é o maior fator de contribuição para poluição das águas, com consequente perda de diversidade biológica e danos à saúde humana. Com relação à Praia do Paquetá, a Prefeitura realiza a manutenção constante dos espaços, com limpeza da orla, recuperação e manutenção de equipamentos. E este ano, a SMMA solicitou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) que o local passe a compor os boletins estaduais de balneabilidade.

LIMOEIRO | O que tem sido feito no âmbito educacional, para alertar e orientar nossas gerações futuras para a preservação e cuidados com nossa cidade?

CRÍSTIAN ANTÔNIO BLOEDOW SCHULTZ | Antes da pandemia, a Diretoria de Educação e Preservação Ambientais (DEPA) da SMMA realizava diversas atividades, não somente em escolas, mas também em associações de moradores e de idosos. Nas escolas, crianças tinham contato com todos os assuntos relacionados à sustentabilidade, entre eles, a importância da compostagem, da separação coleta do lixo e do uso consciente de água e de energia. Nestes locais, oficinas de compostagem realizadas junto a alunos, professores, pais e funcionários permitem que, até hoje, parte das escolas no Município gere grande quantidade de composto orgânico de qualidade. Palestras sobre produção de temperos, chás, alimentos orgânicos, descarte correto de medicamentos, entre outros assuntos, eram ministradas rotineiramente pela SMMA em associações de moradores e de idosos. Diante da realidade atual, o Município está verificando a possibilidade de realizar cursos via web através das conhecidas “lives”.

LIMOEIRO | Como está o projeto Bikeco e o processo de reciclagem em nossa cidade?

CRÍSTIAN ANTÔNIO BLOEDOW SCHULTZ | A coleta seletiva tem destaque no Município. A coleta e a triagem dos materiais são realizadas por 140 cooperados, divididos em quatro cooperativas que realizam a coleta duas vezes por semana em todos os bairros. O Bikeco, projeto premiado desta Gestão, foi ampliado este ano. Atualmente 15 veículos circulam pela região central da cidade coletando toneladas de resíduos que servem ao sustento de dezenas de famílias além de contribuir com o meio ambiente, através da redução do volume de material enviado para o aterro sanitário e da disponibilização de matéria-prima sustentável para a cadeia produtiva.

LIMOEIRO | Fale um pouco do cuidado que a pasta tem com os recicladores e dos projetos futuros?

CRÍSTIAN ANTÔNIO BLOEDOW SCHULTZ | A Secretaria tem muito cuidado com os recicladores que cooperam enormemente com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. O desenvolvimento social, econômico e a saúde dos cooperados são pontos-chave na relação do Município com estas pessoas. No início da pandemia, quando ainda estávamos conhecendo o comportamento da doença em Canoas, a coleta foi, inclusive, suspensa. Posteriormente, foi retomada com todos os cuidados possíveis. Além da ampliação da coleta e das ações do Bikeco, já efetuada nesta Gestão, o Município pretende substituir diversos contêineres da coleta seletiva na região central por equipamentos mais modernos e seguros.

LIMOEIRO | Por fim, fale do que o senhor pretende fazer de imediato em sua pasta e de como a pandemia tem interferido no trabalho de vocês.

CRÍSTIAN ANTÔNIO BLOEDOW SCHULTZ | A ideia neste primeiro momento é garantir a realização dos projetos e metas da Secretaria neste período de pandemia. Há também a preocupação em garantir a saúde dos servidores da pasta sem prejudicar os serviços prestados. Atualmente, os servidores estão se revezando em seus setores, garantindo que haja um distanciamento mínimo de dois metros entre eles, realizando reuniões virtuais e trabalho no regime de home office no caso dos funcionários do grupo de risco. Os atendimentos presenciais estão ocorrendo com hora marcada, mas a quase totalidade dos assuntos é resolvida por telefone ou por e-mail.

Abaixo seguem nossos principais contatos:

  • Licenciamento ambiental: 32361803
  • Fiscalização ambiental: 32361808/992448136/32361813 (whatsapp)
  • Coleta seletiva: 992210320
  • Zoológico/Fauna Silvestre: 997871078
https://www.facebook.com/noticiasdaaldeiacanoas/

Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC

Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*