Ruas e avenidas de Canoas já contam com 75 km de asfalto recuperado
Meta inicial, a ser cumprida em 2020, é de 90 km de revitalização de vias da cidade
Em 15 dias as obras de revitalização do asfalto de Canoas avançaram 10 km e, de acordo com o balanço da primeira quinzena de junho, já são 75 km de ruas e avenidas da cidade beneficiadas pelo projeto. As obras de recuperação asfáltica das principais vias da cidade se aproximam cada vez mais da meta inicial de 90 km.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), foi possível acelerar as obras nos últimos meses devido à diminuição do fluxo de veículos que ocorreu na cidade em decorrência do distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.
A Prefeitura de Canoas está aplicando parte do valor do financiamento contraído pela gestão anterior para a implantação de apenas 4 km de aeromóvel em um projeto de mobilidade mais amplo, que beneficia toda a cidade. O valor atualizado, que é de R$ 223 milhões, está sendo investido na recuperação do asfalto das principais vias municipais, entre outras melhorias na cidade. É importante pontuar que o dinheiro obtido através deste financiamento só pode ser utilizado em obras de mobilidade urbana.
Com atuação paralela em várias frentes de trabalho, para viabilizar a revitalização simultânea de inúmeras vias, a SMO, que está à frente da empreitada, tem conseguido executar o trabalho com qualidade e agilidade.
E a tarefa de revitalizar a pavimentação não é fácil. Em muitos casos, é necessário, antes da aplicação do novo asfalto, realizar o procedimento de fresagem. Esta etapa consiste na utilização de um maquinário específico que cria ranhuras e retira grande parte do asfalto antigo, para assim permitir que o novo seja aplicado.
No primeiro balanço do ano, em março, quando as obras chegaram a 40 km, já era possível identificar a recuperação de importantes vias, como o viaduto da avenida Rio Grande do Sul, a avenida Boqueirão (entre as ruas A. J. Renner e Alexandre de Gusmão), a avenida Santos Ferreira, a rua Brasil e a rua Florianópolis. Agora, depois de mais 35 km pavimentados, entram também na lista outras ruas e avenidas fundamentais, que tiveram sua pavimentação refeita desde março. Dentre elas estão as ruas Fernando Ferrari, República, Araguaia, Ramiro Barcelos e Saldanha da Gama, assim como as avenidas Farroupilha e Inconfidência.