Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Secretária de Educação de Canoas pede demissão ao Prefeito Busato

Por | Marco Leite

Quem está saindo dos quadros do município é a secretária de Educação, Danielli Rosa de Jesus, ela assumiu a pasta ainda na crise da Pandemia, cerca de 50 dias atrás.
Danielli alegou em seu pedido elogiou o esforço e o engajamento dos colegas da Educação, porém, não poupou critícas aos “cargos políticos” e o pouco envolvimento e participação desses em um tempo que exigia muita união e empatia com a comunidade escolar.
A agora, ex-secretária agradeceu a confiança do Prefeito Luiz Carlos Busato, salientou o aprendizado que teve durante esse pariodo a frente da Educação, falou que sempre procurou estar junto à comunidade escolar e salientou: “Estive à frente da Educação Municipal num período histórico. Tenho absoluta convicção que dei o meu melhor e trabalhei para este governo com lealdade, compromisso e humildade de aprender. Sou grata pela generosidade com que alguns colegas me receberam, pessoas com muito conhecimento e experiência que foram sensíveis e me auxiliaram com simplicidade.”

Para os representantes do governo ficou a demonstatração de ma fé da ex-secretária, por vazer um documento interno nas redes sociais.

CONTEÚDO DO MEMORANDO

Prezado Prefeito

Hoje, dia 23/06/2020, 51 dias após minha nomeação para assumir a pasta da Secretaria Municipal da Educação, venho de forma muito respeitosa e objetiva solicitar a minha desvinculação deste cargo. Da mesma forma que ao entrar me dirigi ao senhor, hoje o faço, certa de que é minha obrigação sinalizar algumas certezas e outras tantas impressões que tive nesse período.
Para mim o aprendizado que levarei para a vida diz respeito aos lugares que ocupamos, porque o fizemos, como chegamos e como saímos. Saio de cabeça erguida, com uma bagagem gigante de conhecimentos. Estive à frente da Educação Municipal num período histórico. Tenho absoluta convicção que dei o meu melhor e trabalhei para este governo com lealdade, compromisso e humildade de aprender. Sou grata pela generosidade com que alguns colegas me receberam, pessoas com muito conhecimento e experiência que foram sensíveis e me auxiliaram com simplicidade.
Os obstáculos que me fazem chegar a essa decisão, com certeza, a maioria não lhes são desconhecidos. A Secretaria de Educação enfrenta um RH deficitário, com lacunas em funções primordiais. Não temos Secretário Adjunto de Gestão, não tive indicada minha chefia de gabinete, a nomeação da Diretora Administrativa foi alcançada há menos de quinze dias. O Diretor atual de Infraestrutura que substitui o Diretor Victor, apenas ocupa um nome no organograma, não se apropriando de suas funções, por já estar saindo. O senhor como profissional da área, sabe que uma Diretoria dessa importância, com muitas obras em andamento, carro chefe de um programa de governo, que por sinal, sempre defendi, precisa de alguém de fato técnico, comprometido e presente.
Dessa forma, conduzi inúmeras situações que poderiam ter tido um fluxo mais otimizado, se tivesse pessoas capacitadas em suas funções. Quem esteve aqui e portanto, ao meu lado, colaborou para que os processos andassem, os protocolos fossem respeitados e os prazos obedecidos.
Tive muita sensibilidade e responsabilidade seja ao organizar a distribuição dos kits de alimentação junto a outros setores, o qual conduzi sem ter planejamento prévio algum. Evitei que problemas acontecessem, me antecipando em socializar com meus colegas e superiores, como a questão do descarte das carnes, situação essa proposta por setor responsável, após dias de descaso com essa demanda. Não estou apontando culpados ou simplesmente apontando fragilidades, pois isso é da vida como um todo, entretanto quero sublinhar que enquanto secretária de educação me responsabilizei prezando o meu nome e o seu, pois afinal de contas, defendi esse projeto de governo desde o início dele em 2017. O tenho como um gestor responsável, por isso me coloco no direito e no dever de compartilhar ainda, que a Secretaria de Educação, faz parte sim, de uma composição política, que é natural, mas que por vezes pode de fato, colocar todo um projeto grande de gestão municipal a perder. Tinha a ciência disso ao assumir e hoje ao deixar este cargo.
Neste período procurei me aproximar da rede como um todo, aberta à comunidade em geral, equipes diretivas, professores e demais colaboradores. Acolhi, pois este é um momento frágil de reinvenção, onde o pensar e fazer junto é indispensável. Dessa forma me inseri em formações, lives, reuniões, como também busquei me apropriar da fundamentação que carrega o Grupo Estratégico da Educação, na perspectiva que esse fosse de fato um grupo a favor da educação e não apenas indicações que percebem um valor a mais em seus proventos, a GRE. Sugiro que esse grupo seja de fato acompanhado e faça jus não só a remuneração, mas que de fato auxilie o trabalho duro que essa secretaria desenvolve. Há muitos questionamentos a respeito desse grupo que pouco ou nunca efetivamente apareceu ou contribuiu. A mim causou grande estranheza a composição deste núcleo.
Humildemente, lanço meu olhar de gestora e lhe digo que essa engrenagem conta com colaboradores eficientes e comprometidos que acreditam na qualidade da prestação desse serviço a nossa cidade. Honram seus lugares, sendo incansáveis na garantia do fluxo assertivo de trabalho.
Ainda pontuo que há sim desafios na gestão do restante da entrega dos alimentos aos estudantes, pois há itens por vencer, fato que alertei desde o início. Também nossos encaminhamentos quanto à aquisição de itens imprescindíveis para a continuidade dos projetos, os quais muitas vezes foram barrados, o que pode repercutir em problemas ainda maiores, manchando sua conduta administrativa.
Por não me sentir ouvida muitas vezes e valorizada como parte verdadeiramente integrante deste governo, por posições rasas, ausências quando precisei de auxílio para de fato trabalhar por este governo, aguardei ansiosamente um feedback de minhas ações, buscando ajustar o que fosse necessário, refleti e a decisão digna a ser tomada é essa.
Antes de me despedir, agradeço a oportunidade, sinto muito a falta de diálogo e a dificuldade de me fazer ouvida, sendo que meu objetivo maior era defender a educação de meu município sob sua gestão. Não peço desculpas, por ter a plena certeza que fui honesta, leal e evitei que problemas pequenos se tornassem gigantes e lhe causassem prejuízos políticos.

https://www.facebook.com/noticiasdaaldeiacanoas/

Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC

Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*