Canoas chega a 250ª Operação Integrada de Segurança com queda significativa dos principais índices de criminalidade
União das forças de segurança, iniciada em 2017,
reforça o combate ao crime no município
“Constantemente, eles aparecem aqui para reforçar a segurança e dar uma atenção mais especial aos moradores. É uma iniciativa muito importante que protege tanto a gente como quem passa pela rua”, enaltece a aposentada, Tânia Souza. Residente do bairro Niterói, fez questão de acompanhar do portão de sua casa a 250ª Operação Integrada de Segurança. A ação comandada pela Prefeitura de Canoas mobilizou cerca de 120 agentes da Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito que abordaram 650 pessoas e inspecionaram mais de 600 veículos.
Até 2017, havia uma grave crise na segurança pública instaurada pela escassez de investimentos, amparo aos profissionais, veículos, armas, equipamentos e prédios qualificados. A segurança era o principal alvo de reclamações dos canoenses e, nesse contexto, surgiu a decisão de integrar os trabalhos desenvolvidos pelas forças de segurança em pontos estratégicos da cidade. A iniciativa recebeu o Prêmio de Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) no último ano.
De acordo com o levantamento realizado pelo Observatório de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, as operações integradas e os investimentos realizados têm contribuído para reduzir o número de homicídios em Canoas. Em 2019, foram registrados 65 casos de assassinato no município, número 56,4% inferior ao apresentado em 2015, com 149 ocorrências. Os resultados são ainda mais otimistas se comparados os intervalos de janeiro a maio dos últimos cinco anos, com diminuição de 60,7% nos homicídios em 2020.
Dados referentes ao furto de veículos também sofreram contenções drásticas. O número de furtos teve redução de 43,7% de janeiro a maio de 2019 em relação ao mesmo período de 2015. Nos cinco primeiros meses deste ano, a quantidade foi ainda menor, com queda de 53,5%. Já os registros de roubo tiveram retenção de 42,6% de 2015 a 2020.
“Os ótimos resultados de controle à criminalidade apontam aos investimentos realizados pela Prefeitura de Canoas e à continuidade de uma ação eficiente como as operações integradas. Neste ano, esperamos ainda mais conquistas através de recursos que estão sendo aportados no município”, avalia o secretário municipal da Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha.
Para o vice-governador e secretário da Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o serviço realizado pelo município influencia de forma positiva nos indicadores do território gaúcho. “Canoas desempenha um papel fundamental no combate ao crime no estado, contribuindo e servindo de exemplo para o restante das cidades. Essa operação representa tudo aquilo que a sociedade quer: a polícia na rua, fazendo o seu trabalho”, comenta Ranolfo.
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, acredita que a simbiose que existe na cidade, mais do que mantida pelos investimentos, é fruto da colaboração e da boa vontade de todos os agentes de segurança. “As corporações ganharam uma nova perspectiva a partir do reaparelhamento dos profissionais. O salto de qualidade nos serviços prestados é notável e faz com que a aplicação de recursos em viaturas, prédios, equipamentos e outros fatores, que não ficam aos olhos, mas fazem parte da rotina das forças de segurança, valha a pena”, diz.
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg