Dos cobreiros às lombrigas
Alguém aí já pegou cobreiro?
Eu já! Hoje sou um cidadão de Canoas, mas já fui guri serelepe de Uruguaiana. Peguei todas as doenças, caxumba, sarampo, catapora e também peguei o tal de cobreiro (uma erupção de vesículas na pele).
Esse tal de cobreiro foi brabo de curar e as pessoas assustavam a gente que se fechasse o círculo a gente poderia morrer. Minha mãe recorria às famosas benzedeiras e a mulher era porreta, com algumas ervas, uma faca e muita reza faziam a gente ficar novinho em folha para outras travessuras.
Ah! Também peguei lombrigas e tomei alguns vermífugos que além de me fazer expelir o bicho (ou verme) ainda prevenia para não pegar piolhos.
Um santo remédio, o guri de Uruguaiana ficava novinho em folha para outras travessuras, nunca mais peguei essas doenças de menino peralta e daquele tempo pra cá, eu mudei de cidade, a ciência e medicina avançaram e muito.
As benzedeiras estão em extinção, e agora que virá me salvar dos cobreiros? Para as lombrigas os vermífugos ainda estão por aí, usados agora para outros meios.
Pelo jeito agora teremos a extinção das lombrigas também, viva a medicina, que avanço!
Eu tinha todos os remédios em meus tempos de guri e quando falhavam vinha à senhora benzedeira.
Saudades da BENZEDEIRA!
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg