NELSINHO METALÚRGICO: Unir para construir o futuro
Por Marco Leite
Hoje chegamos ao sexto pré-candidato a prefeito que está respondendo a nossa pergunta, POR QUE QUERO SER PREFEITO DE CANOAS?
Ele é Nelsinho Metalúrgico, que representa o Partido dos Trabalhadores, tendo como vice Alice Nascimento do PCdoB.
Com essa pergunta completamos o quadro dos prefeituráveis, nesse meio tempo um dos entrevistados desistiu de concorrer e outra candidata decidiu ser vice em outra chapa majoritária.
Os candidatos Jairo Jorge e Capitão Nascimento não responderam nossa questão, mas mesmo assim deixamos entrevista dada por eles há cerca de um ano atrás. O prefeito Luis Carlos Busato, que ainda não se apresentou como candidato a reeleição também não respondeu, sendo assim também deixamos uma entrevista com ele feita tempos atrás.
Assim, ficam apresentadas as nove possibilidades para você, eleitor, decidir seu voto para à Prefeitura de Canoas.
“Nós precisamos unir a cidade para construir o futuro. E unir a cidade exige ouvir, ter humildade, escutar a voz do povo”
POR QUE QUERO SER PREFEITO DE CANOAS?
Eu quero ser prefeito para enfrentar a direita na cidade e o desastre que são as políticas bolsonaristas para o povo trabalhador. Bolsonaro está nos levando a um passado que parecia ter sido superado. Passado de autoritarismo, desmando, superexploração dos trabalhadores, bandidagem à solta. Canoas é uma cidade importante no país e não podemos permitir que isso se torne majoritário aqui.
Mas também quero ser prefeito para dar continuidade às conquistas que nós do PT trouxemos para Canoas. Quero liderar Canoas na saída da maior crise econômica e sanitária da nossa história e tenho certeza de que posso fazer isso. Sou Economista e sei do que estou falando: a crise que está aí é muito grande. Talvez a maior da nossa história.
Canoas está se desindustrializando e não é inventando trens aeronáuticos ou distribuindo cloroquina que vamos resolver nossos problemas. Nós precisamos unir a cidade para construir o futuro. E unir a cidade exige ouvir, ter humildade, escutar a voz do povo e entender as suas múltiplas vozes. Eu saí de dentro de uma fábrica metalúrgica ainda jovem para presidir o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita.
Assim como o Lula, como o Paim, me construí dentro de uma fábrica. Aprendi nas lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora que é preciso ter lado. O meu lado é o da luta pela liberdade, por igualdade e pela equidade, por justiça social. Acho que esses são valores majoritários no país e em Canoas.
Ter a confiança e o carinho dos metalúrgicos é um motivo de muito orgulho. Por isso aceitei esse nome que me identifica e que não deixa que eu esqueça de onde vim: “Nelsinho Metalúrgico”. Penso que na política é preciso dialogar, conversar com todos, mas também sei que quem renega o seu passado está condenado a não ter futuro.
Eu penso que esses valores e a capacidade de diálogo são coisas muitos fortes. Se eu for eleito, não será o Nelsinho Metalúrgico, serão estes valores que nós carregamos que estarão colocados no poder municipal. A história do PT não começa e nem vai acabar em mim, nem em ninguém. É uma história de quase 40 anos, feita de vitórias e derrotas, mas numa caminhada em profunda relação com a cidade.
Canoas elegeu Olívio governador, elegeu Lula presidente, elegeu Dilma, Tarso, Paim senador, Marco Maia como deputado federal, e também me elegeu por duas vezes vereador e por dois mandatos como Deputado Estadual. Fui inclusive presidente da Câmara de Vereadores. No ano de 2000, com Marco Maia, o PT perdeu a eleição para a prefeitura por uma diferença de 0,7% dos votos. Mas ganhou em 2008 e 2012.
Elegemos um governo do PT que, à frente da prefeitura, apoiado nas nossas políticas estaduais e nacionais, trouxe grandes conquistas para o povo canoense. Nós temos orgulho dessas conquistas. Elas são nossas. São conquistas das políticas do PT. Não são propriedade individual. São fruto da luta de muitos anos.
Nós implantamos o SAMU, construímos 2 UPAS 24 horas, expandimos a rede de educação infantil com 12 novas escolas. Com os recursos do PAC foi construída a Rodovia 448, que desafogou o trânsito da BR 116. Aliás, este era um projeto da bancada do PT na Câmara de Vereadores desde os anos 90.
Através do programa Minha Casa Minha Vida, nós possibilitamos que milhares de canoenses tivessem o sonho da casa própria realizado. Com o PRONASCI, equipamos e fortalecemos a Guarda Municipal com veículos, videomonitoramento, uniformes e treinamento. Construímos as duas Praças da Juventude, uma lá na vila Pôr do Sol, no Bairro Guajuviras e outra no Bairro Harmonia.
Ampliamos os espaços culturais, levando arte e cultura às periferias através do programa CEU (os centros de arte e esportes unificados). Distribuímos uniformes, kit escolar. Qualificamos a merenda nas escolas. Tudo isso aconteceu no ambiente do melhor período que o povo trabalhador e todos na cidade viveram em Canoas nas últimas décadas.
Nós vamos resgatar tudo o que for possível e está sendo destruído. Mas o mais importante é que vamos fazer muitas coisas novas, inovadoras, capazes de tornar Canoas um exemplo a ser seguido. Isso nós queremos apresentar na campanha.
Eu sei que hoje tem pessoas, que já saíram do PT no rumo da direita, que tentam dizer que tudo isso foi eles que fizeram. Não é verdade!
Isso só aconteceu porque nós do PT estávamos a frente dos governos municipal, estadual e nacional, defendendo as causas do povo trabalhador. Eu não quero ser prefeito por nenhum capricho pessoal ou para fazer negócios. Eu quero ser prefeito para defender Canoas como ela merece ser defendida. E para fazer ainda muito mais, porque se tem uma coisa que tenho certeza é que Canoas pode ser melhor do que é e melhor do que já foi!
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram