Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

FAZENDA GUAJUVIRAS: A luta continua

Neste ano completa-se trinta anos de luta pela manutenção da Fazenda Guajuviras e sua transformação em parque de lazer e área de preservação ambiental.
A antiga fazenda Renner compõe uma vasta área de 558 hectares. Margeando um lago de grandes proporções, guajuviras, paineiras, figueiras e outras plantas nativas formam um cinturão verde proporcionando a captura de partículas da poluição urbana, impactando diretamente na qualidade do ar da cidade de Canoas.
Em 1988, órgãos estaduais planejavam destruir toda área e construir um distrito industrial. Em 1989, ASCAPAN, entidades sindicais e o Comitê Pró-Parque Guajuviiras, constituído de lideranças ambientas e apoiadores abraçaram a luta por sua preservação e evitaram a devastação da área. A primeira batalha foi vencida. Durante os anos 90 inúmeras ações aconteceram no intuito de preservar e principalmente para instituir ali um espaço de lazer para que o Parque pudesse ser utilizado pela população.


Em 2001, outro passo importante foi dado, com apoio de Olívio Dutra, governador do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara Municipal de Canoas, me coube a honra de aprovar a Lei, que passa a definir a área da Fazenda Guajuviras como Parque Ambiental Fazenda Guajuviras, obrigando a Prefeitura a fazer um Plano de Manejo Ambiental. Esta Lei foi simbólica, pois jogou definitivamente uma pá de cal em qualquer perspectiva de degradação de uso desta área e lugar. A partir desse momento a Fazenda passou a ter a vocação para o uso coletivo e uma perspectiva sustentável aliada à qualidade de vida de todos e todas as canoenses. A semente da consciência ecológica estava plantada no coração da população.
No ano de 2012, durante a gestão municipal do Partido dos Trabalhadores, mais um grande passo foi dado na constituição desse espaço fundamental para a cidade de Canoas. Alterações no Plano Diretor Urbano Ambiental, disponibilizaram parte do Parque Fazenda Guajuviras para a instalação do Parque Canoas de Inovação e projeto de um jardim Botânico, aliando sustentabilidade e desenvolvimento. O projeto Parque Ambiental Guajuviras passa a prever também a restauração da casa da Fazenda, transformando-a em Centro de educação ambiental.
A luta pela preservação da Fazenda Guajuviras acompanha a minha trajetória política na Cidade. Mesmo nos períodos em que estive sem mandato, minhas ações não se distanciaram da política ambiental. Pinte o verde no cinza é um slogam/conceito que norteia as ações político ambientais protagonizadas por mim e meus apoiadores. Está presente no cicloativismo, nas ruas de lazer e no controle da qualidade do ar e tantos outros projetos de Lei de minha iniciativa. Portanto, agora não será diferente. Retorno a Casa Legislativa com a decisão de retomar a discussão sobre os projetos desencadeados na gestão passada em relação a concretização de um sonho de 30 anos: Entregar a população canoense o Parque Fazenda Guajuviras como espaço de lazer e permitir que todos e todas desfrutem daquele ambiente de beleza natural única.
Paulo Ritter, sociólogo, Vereador Municipal do Partido dos Trabalhadores.

 

SOBRE 
 SOBRE  SOBRE  SOBRE  SOBRE  SOBRE  SOBRE  SOBRE  SOBRE   SOBRE 
 SOBRE  SOBRE  SOBRE  SOBRE  SOBRE 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*