Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

A Soberba derruba

Por Marco Leite

Estou acompanhando as eleições americanas, independente de qualquer candidato ela é de uma Soberba fora do comum. Democratas e Republicanos não tem humildade nenhuma, vivem no espírito do já ganhou.

Mas moro na Aldeia e aqui também temos a política da soberba, onde um candidato não se dirige a imprensa local, seu foco é a capital e os grandes órgãos de comunicação, reles mortais da Aldeia (leia-se jornalistas) não merecem sua atenção.

Entrevistei quase todos os candidatos à Prefeitura de Canoas, um por ser “superior” e o outro por desconhecer Canoas acabaram por nos ignorar. Já os outros foram super solícitos e nos passaram informações e suas propostas para governar Canoas.

NÃO VOTAR NA SOBERBA

Decidi não como jornalista, mas como eleitor e cidadão não votar na soberba. Cerca de um ano atrás fui entrevistar o Prefeito Busato, o candidato que certamente mais critiquei e vou continuar criticando quando isso for o certo a fazer. E ele nos convidou a conhecer alguns projetos da Prefeitura. 

Achei sensato fazer isso, primeiro fui ver o depósito nos fundos da Ulbra, onde através de uma denúncia fui verificar e vi com meus próprios olhos um almoxarifado organizando, o mobiliário em um só local. Após, com a chegada da Pandemia, fui ver de perto como o município estava se preparando para o combate ao Coronavírus, vi hospitais de campanha aparecerem e hoje se transformarem em mais de 200 novos leitos no Hospital Municipal de Canoas(antigo HU) para a nossa saúde que passaram de 675 leitos para 929, além de leitos de UTI que passaram de 95 para 121, tudo isso será o legado para a cidade pós-pandemia.

USINA DE RECICLAGEM

Após, eu mesmo escolhi o que queria olhar, pois sou como São Thomé tenho que ver para crer. Primeiro fui ver a Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção, no antigo lixão da Jorge Lanner. Um lugar que passava praticamente meio ano queimando lixo tóxico por combustão espontânea e por incêndios irregulares, lá encontrei um projeto para o futuro de Canoas. O lixão está desaparecendo e dando lugar a esperança, quem antes descartava, hoje é funcionário da usina. São centenas de pessoas que saíram da informalidade e passaram a ser pessoas e cidadãos. Além disso, tem o cunho educativo do projeto ensinando às futuras gerações a importância de saber lidar com o nosso lixo, através do Usina do Saber.

ESTAÇÃO DA CIDADANIA

Outro importante projeto que fiz questão de conhecer foi a Estação da Cidadania, um moderno ginásio para a prática de Ginástica Rítmica e Artística, com quadra em piso sintético, arquibancada para 177 pessoas, espaço para a prática de judô, academia, sala de professores, copa, enfermaria, vestiários, além de atender todos os requisitos de acessibilidade. O projeto também contempla, na área externa, uma pista de atletismo para a prática dos 100 metros rasos, salto em distância e arremessos. 

Lembro das palavras do Prefeito: “Esse complexo vai beneficiar e muito a saúde, não só do corpo, mas da mente. Vamos fazer uma outra frente de atuação na prevenção da segurança. Queremos ocupar nossas crianças com atividades positivas. Estamos transformando Canoas em uma cidade cada vez melhor para se viver”.

E realmente vi isso no rosto de cada criança e pai que lá estavam, contemplei aesperança se materializando no fundo de uma vila menos favorecida e que hoje é visitada e usada por toda a comunidade.

VOTO DE CONFIANÇA

saúde, a preservação ambiental e o sonho de transformar nossos pequenos em cidadãos através do esporte estão decidindo o voto dos canoenses, aquelesque não votam no “eu já fiz”, mas sim no que está fazendo. Vi obras inacabadas e dadas como inauguradas para fazer número para o eleitor.

As pessoas reclamam de obras inauguradas, são Clinicas novinhas e outras, mas dizem ser eleitoreiras, mas se não fazem é porque são incompetentes. Vale lembrar que quaisquer mandatários terminam seus mandatos com obras, todos e em todos os lugares fazem isso, ou pelo menos seria uma obrigação fazer. 

Eu não vou votar na soberba, não mesmo, vou votar na população, pois sou um cidadão da Aldeia e quero ser visto como.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*