Thaís Pena e Sádia Morales Siqueira, duas mulheres atuantes
Por | Marco Leite
Foto | Sérgio Gonzalez – Spazio 160
O Notícias da Aldeia vai abordar hoje, a política pelo lado do empoderamento da mulher, em tempos onde isso está muito em voga e pouco se elege mulheres para cargos tanto no executivo, como no legislativo.
Aparecem duas mulheres fortes e de ação, Thaís Pena e Sádia Morales Siqueira, respectivamente esposas de Jairo Jorge e Dr. Nedy de Vargas Marques eleitos para a Prefeitura de Canoas, serão a primeira e segunda damas da nossa cidade.
Responsáveis por muitas decisões e rumos na campanha de Jairo e Nedy, elas são mulheres de personalidade forte e participantes da vida política de nossa comunidade.
THAÍS PENA, A PRIMEIRA DAMA
Thaís é natural de Caratinga, em Minas Gerais, uma cidade que fica perto de Ipatinga, na região do Vale do Aço. Com quinze anos foi estudar em São Paulo, depois morou em Ubatuba, no litoral de São Paulo, em Belo Horizonte e após em Brasília.
A área profissional da primeira dama é a de produtora cultural. Teve uma produtora focada em arte, artesanato e design, em Brasília. Sua área de atuação era no eixo Rio-São Paulo. Seu último trabalho, antes de vir para o Rio Grande do Sul, foi “O Mundo sem medidas”, no Museu da República, em Brasília. Após vir para Canoas fechou a produtora, hoje ela é empresária do ramo de festas, entre outros.
Com a eleição de Jairo, em 2008, e sua reeleição em 2012, Thaís esteve à frente de diversos projetos de impacto na cidade. Como Secretária Municipal de Projetos Especiais e Captação de Recursos teve importante atuação na criação da QUALILAR, uma escola de qualificação para as profissionais do lar, levando em consideração a vocação da localidade, reforçando coisas que as pessoas já sabem, um curso para ajudar essas profissionais a terem renda e apresentarem um serviço de qualidade. Vejam alguns exemplos: o Curso de Boas práticas destinado a quem trabalha no comércio, oferecido de forma gratuita, o de cuidador de idosos, atendendo à nova realidade do mercado.
Reestruturou o MACA, tradicionalmente ligado às primeiras damas. Mudou o nome para Movimento Ação por Canoas, com o intuito de agregar a qualificação profissional de comunidades. Como o exemplo da Qualilar.
Em seus projetos estava o EMBELEZAMENTO DA CIDADE, projetos urbanos como: a cerca verde nos muros do trem, os parklets (pontos de convivência) no centro, as decorações nos viadutos, o jardim criado na entrada de Canoas.
Como ela mesma diz: “Muita gente se preocupa só com o macro, devemos enxergar o macro, mas enxergar o pequeno também. Às vezes são coisas simples, como pintar uma passarela, fazer um jardinzinho diante de uma passarela, e funciona como uma bola de neve: se você faz, o seu vizinho vai querer fazer também. Agrada à alma”.
O Natal da Transformação foi outro projeto da primeira dama Thaís Pena, um projeto arrojado que envolvia muitos fatores e o principal deles era o engajamento das comunidades carentes, tanto para coleta de garrafas pets, bem como a confecção dos enfeites. O projeto movimentava o a comunidade escolar também com gincanas e outras promoções.
Na época Thaís dizia: “acho que o poder público tem o papel de estimular as potencialidades locais, de fazer projetos que permitam o acesso a boa música, ao bom teatro, à cultura para as comunidades. E quanto a mim, sinto-me gratificada por poder participar desse projeto”.
SÁDIA MORALES SIQUEIRA, A SEGUNDA DAMA
A advogada, Sádia é nascida em Pelotas, no Rio Grande do Sul, veio para Canoas com oito anos. Estudou no Colégio São Paulo e formou-se em direito na Faculdade Ritter dos Reis.
Sempre atuante na política canoense ela juntamente com seu marido, o Dr. Nedy, tem comprometimento com a população, elegendo diversos representantes de cargos eletivos. Inclusive, ela e Nedy são os responsáveis pelos rumos dos dois últimos gestores em nossa comarca, sendo o último o agora eleito Jairo Jorge, de quem Nedy é vice.
Sádia atua na área jurídica municipal, foi Procuradora Geral do Município de Canoas, durante o governo do Prefeito Carlos Giacomazzi, 1986/1988, Diretora de Recursos Humanos no governo do Prefeito Marcos Ronchetti no período de 2000/2008. Procuradora da Câmara Municipal de Canoas e Controladora Adjunta na Controladoria Geral do Município, nos dois primeiros anos do governo do Prefeito Luiz Carlos Busato.
Atualmente Sádia é advogada e atua na área de Direito Previdenciário e desgostosa com os rumos que o governo Busato tomava, exonerou-se do cargo e junto com Nedy filiou-se no Solidariedade, onde é da Comissão Executiva do Partido.