Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Fala Prefeitura | 05 de Janeiro de 2020

Prefeitura de Canoas encerra greve do transporte coletivo 

Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura Municipal de Canoas participou de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho para propor uma solução para a greve do transporte coletivo no município. Na reunião, o prefeito Jairo Jorge apresentou um plano para aquisição de passagens pela Prefeitura para serem utilizadas no programa de auxílio emergencial aos desempregados a ser lançado em março. Os recursos da prefeitura serão aplicados na quitação do 13º salário, do Vale Alimentação e das horas extras dos funcionários da Sogal. 

Para o prefeito Jairo Jorge, essa reunião foi fundamental para equacionar a greve: 

“Os trabalhadores decidiram voltar ao trabalho e, com isso, resolvemos um impasse que já dura vários dias. Este programa tem dois benefícios: primeiro, vai favorecer as pessoas que estão desempregadas. Pessoas que estão em dificuldade vão receber a passagem para participar do programa de Auxílio Emergencial. Elas vão participar de trabalho comunitário, de cursos de formação e aperfeiçoamento, e terão condições para buscar emprego. O segundo benefício será para os trabalhadores, porque vão receber o 13º salário, o vale-transporte lá de março do ano passado, que ainda não foi pago, e as horas extras também de 2020. Desta forma, nós equacionamos as dívidas e a Prefeitura e o povo de Canoas também ganham. É isso que nós queremos: valorizar os trabalhadores, mas também valorizar o povo de Canoas com uma solução para todos”, disse o prefeito. 

Como irá funcionar 

O plano prevê o repasse, até 12 de janeiro, de uma parcela de 789 mil referente ao 13º salário. No dia 12 de fevereiro, serão repassados 102 mil referentes ao Vale Alimentação. E até 12 de março será repassado o valor de 137 mil, referente às horas extras. O valor total a ser desembolsado pela prefeitura em recursos livres será de 1 milhão e 28 mil reais. 

A proposta de criação do Auxílio Emergencial Municipal será apresentada pelo prefeito Jairo Jorge nesta quarta-feira, 6 de janeiro, em sessão extraordinária na câmara. 

A desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez elogiou o fato do prefeito de Canoas apresentar uma solução resolutiva para o problema: “Sem o prefeito Jairo Jorge, essa solução não viria”. Ela também destacou que os dias de paralisação não serão descontados dos trabalhadores. Também ficou decidido que o TRT irá exigir a comprovação da aplicação dos recursos públicos, assim como o encaminhamento dos dados das transferências aos trabalhadores pela empresa. 

Além do prefeito Jairo Jorge e da presidente do TRT da 4a Região (Seção de Dissídios Coletivos), participaram da audiência o Secretário de Transporte José Francisco Nunes, o Procurador-Geral do município, Cesar Palma, representantes da empresa Sogal e também do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Canoas. 

Após visitas, Prefeitura de Canoas garante que UPAs serão reabertas 

Prefeito-de-canoas-jairo-jorge-visitou-prédios-que-abrigarão-as-UPAs-do-Idoso-Niterói-e-Caçapava.jpg

Os prédios que voltarão a abrigar a UPA do Idoso, a UPA Niterói e a UPA Caçapava foram visitados nesta segunda-feira (4) pelo prefeito Jairo Jorge. Nesses locais funcionam atualmente outras modalidades de atendimento, que dependem de agendamento de horário. O objetivo é ampliar as equipes médicas e de enfermagem dessas unidades e desafogar o atendimento nos três hospitais da cidade. 

A reabertura da UPA do Idoso integra as metas para os 100 primeiros dias de governo. “A visita ao local onde funcionava a UPA do Idoso foi fundamental para que possamos fazer um diagnóstico e tomar as medidas necessárias para a reabertura no menor prazo possível”, enfatizou o prefeito. Também serão tomadas as medidas necessárias para o uso operacional das outras duas unidades como pronto-atendimento. 

O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, destacou a importância, sobretudo da UPA do Idoso, considerada estratégica no período da pandemia por concentrar o atendimento a um dos públicos mais afetados pelo coronavírus. “Os idosos precisam de uma atenção médica, farmacêutica e odontológica especializada”, afirmou. O prédio onde voltará a funcionar a UPA do Idoso abriga atualmente a UBS Imaculada. No local, foram identificados problemas como falta de ventilação e o consultório odontológico desativado por falta de profissional. 

Reforço na atenção básica 

Além da retomada das UPAs, haverá o reforço da atenção básica. Uma das prioridades será a reabertura da UBS Pedro Luiz da Silveira, no bairro Rio Branco. Fechada há quase dois meses, a unidade está sem luz desde 11 de novembro, quando registrou um curto-circuito na rede elétrica. Os pacientes estão sendo encaminhados para a UBS Imaculada. A partir de amanhã, segundo o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, começam os estudos para retomar com segurança o atendimento na unidade. “Em tempos de pandemia é fundamental que as pessoas não se aglomerem em outros espaços e que tenham o atendimento mais próximo de sua residência”, salientou. 

Farmácias Municipais 

A vistoria também ocorreu nas farmácias municipais dos bairros Rio Branco e Mathias Velho, com o intuito de conversar com os usuários e verificar o estoque de medicamentos. Na Farmácia Distrital Noroeste, que funciona junto à antiga UPA Caçapava, chamou a atenção da equipe o espaço limitado para atender o público e armazenar as medicações. A estrutura anterior, localizada no mesmo terreno, está sendo usada como depósito. Também houve uma redução no número de retiradas de medicamentos, que caiu de 500 para 150 atendimentos por dia. “Vamos retomar não apenas a disponibilidade de medicamentos, mas o acesso da população”, salientou o prefeito. 

Entre os presentes estavam o secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Carlos Brasiliano Ferreira, além de técnicos do governo. 

Vice-prefeito prevê relação harmônica com o Legislativo 

Uma relação harmônica é o que prevê o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, sobre a votação de projetos de lei do Executivo na Câmara Municipal. Nedy, que também desempenhará a função de secretário das Relações Institucionais, afirma que um bom indicativo foi a aprovação dos quatro projetos de lei na sessão extraordinária convocada pelo prefeito Jairo Jorge na última sexta-feira (1º). 

“Temos 14 vereadores da base, mas alguns projetos foram aprovados por 17 votos, como no caso da reforma administrativa”, destaca. Segundo Nedy, o fato de o governo estar voltado a ações que vão ao encontro das necessidades da população permitirá uma relação tranquila com o Legislativo. “Serão projetos prometidos durante a campanha, todos eles visando diminuir as dificuldades sociais e atender as mais urgentes necessidades do povo”, afirma. 

Combate ao crime terá ações de inteligência e investimento em tecnologia 

Aliar inteligência e tecnologia para o combate efetivo à criminalidade. Esse será um dos pilares da atuação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Sob o comando do secretário Emerson Wendt, a equipe estará focada na criação de um plano integrado e operacional para fortalecer ainda mais o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil em Canoas. Dentro das metas dos primeiros 100 dias de governo está a reforma e ampliação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). 

Para o secretário, questões como o sistema de cercamento eletrônico da cidade precisam estar acompanhadas de ações de inteligência para um resultado mais efetivo. É um auxílio importante no combate aos crimes patrimoniais, e também nos crimes contra a vida”, salienta. Outro foco será a elaboração de uma política de prevenção, em conjunto com outras secretarias, principalmente a Educação. 

Fonte Escritório de Comunicação da PMC 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*