Fala Prefeitura | 06 de Janeiro
Canoas poderá abrir até 15 novos leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19
Nesta quarta-feira (6), durante reunião online com o governador Eduardo Leite, o prefeito Jairo Jorge colocou à disposição espaço no Hospital Universitário (HU), somando-se aos esforços para amenizar a crise provocada pela pandemia do coronavírus no Estado. “É uma forma de colaborarmos, porque esse é um momento de emergência. Estamos torcendo para não ocorrer, mas a tendência mostra que teremos um pico na segunda quinzena de janeiro”, declarou o prefeito.
O prefeito também sugeriu ao governador a aquisição de testes de antígeno junto ao Consórcio Público do Extremo Sul, medida que já está sendo adotada em Canoas. “É um teste rápido, com resultado em 15 minutos, que permite com confiabilidade a identificação de casos positivos de Covid, o que é fundamental para o gerenciamento das UPAs e dos leitos dos hospitais”, afirmou. Essa seria uma alternativa diante das dificuldades de aquisição de insumos e limitações estruturais do Laboratório Central do Estado (Lacen). Jairo lembrou que os testes RT/PCR demoram cerca de uma semana, com tempo de espera já tendo chegado a 14 dias.
Em relação ao distanciamento controlado e à cogestão com os municípios, o prefeito defendeu um maior compartilhamento de responsabilidades e apresentou a proposta de um modelo intermediário. Na prática, as prefeituras poderiam, em determinados setores, protocolos de bandeira laranja ou amarela, mesmo que o município esteja oficialmente na bandeira vermelha.
Sobre a vacinação da população, Jairo sugeriu que o Estado e os municípios esperem até o final de janeiro por uma definição do governo federal. Caso não avance a política nacional de imunização, defendeu que as cidades gaúchas, capitaneadas pelo governador Eduardo Leite, negociem a aquisição de vacinas junto ao Instituto Butantan, de São Paulo. “Não se trata de uma disputa, temos que ajudar o governo federal e o governo estadual. A vacina é um desejo da sociedade”, enfatizou o prefeito.
Esta foi a primeira reunião entre os prefeitos recém-empossados e o governador para tratar da estratégia de combate à Covid e do início da vacinação. Participaram a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, o secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e prefeitos da região metropolitana.
Passe gratuito para desempregados proposto pela Prefeitura é aprovado pela Câmara
Por um placar de 14 a 6, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que prevê a compra de passes para canoenses desempregados e em situação de vulnerabilidade. As passagens poderão ser adquiridas para programas de políticas públicas de assistência social, nos programas de educação e demais políticas de auxílio e fomento à população canoense.
A Prefeitura poderá aplicar o total de R$ 1.028.000,00 (um milhão e vinte oito mil reais) na aquisição dessas passagens junto à concessionária de transporte público.
Além de beneficiar a população, esse valor deverá ser destinado à quitação dos créditos trabalhistas devidos aos funcionários da empresa. O montante foi apurado pela Prefeitura, o Tribunal Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, Procurador-Geral do município, representantes da empresa Sogal e também do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Canoas e servirá para pagamento do 13º salário de 2020, o tíquete-refeição e horas extras de meses atrasados, também de 2020.
Canoas terá filial da Havan em abril
Para dar agilidade ao processo de recuperação da economia e retomada do desenvolvimento, a Prefeitura de Canoas oficializou nesta terça-feira (5) a construção da nova filial da rede varejista Catarinense. A unidade da megaloja será instalada na avenida Farroupilha e terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída. Estudos realizados pelos técnicos da Prefeitura não preveem intervenções no sistema viário da cidade. O principal impacto da vinda da Havan para Canoas será econômico: de acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, o empreendimento deverá gerar 400 novos empregos, entre diretos e indiretos. Durante o período de construção, esta soma deverá subir para mais de 600 vagas. O valor do investimento é de 30 milhões de reais.
“Esse é o primeiro grande empreendimento que estamos fazendo em Canoas. Já estamos em contato com outra empresa, mas agora é a hora da Havan. Nessa fase, após um ano difícil e de fechamento de tantas empresas, é disso que precisamos: mais empregos. E a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação irá dar acolhimento a todas as empresas que geram postos de trabalho. Uma cidade com empregos é uma cidade mais segura e desenvolvida. Nossa população merece!”, disse Simone Sabin.
Criada em Brusque (SC), a primeira loja da Havan foi inaugurada em 1986. Hoje, a marca tem 153 lojas físicas em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, a futura unidade Canoas irá se somar à de Caxias, Erechim, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Viamão.
Para a confirmação do empreendimento, a prefeitura se comprometeu a liberar as licenças necessárias em até 60 dias.
População de Canoas passa a contar com um canal direto com a Prefeitura
Os canoenses contam a partir desta quarta-feira (6) com um canal de participação direta com o Governo Municipal. O Conselho da Cidade de Canoas tem o objetivo de possibilitar que a população contribua com a Prefeitura na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social do município.
De acordo com a proposta, as políticas públicas se mostram mais efetivas quando a própria população indica sua necessidade, o que torna a prestação do serviço público mais eficiente.
O Conselho será presidido pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e composto por um secretário executivo, por representantes de até cinco secretarias municipais e integrado por 60 instituições do município. O Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (6).
Fonte Escritório de Comunicação da PMC