Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

FALA PREFEITURA | 11 DE JANEIRO

Mutirão vai zerar, em 15 dias, a entrega de alvarás dos canoenses que estavam parados na prefeitura

Em um levantamento sobre a situação deixada pela gestão anterior, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação encontrou uma estrutura sucateada, com o prédio em situação de abandono interno e externo. “Móveis e utensílios estavam jogados e empilhados em salas fechadas, os servidores desanimados e sem expectativas de melhorias para executar um trabalho tão importante para o crescimento e desenvolvimento econômico do município. Os dados mostram a ineficiência da gestão anterior”, relata a secretária Simone Sabin. 

Serviço estava parado

Além da deterioração dos espaços físicos, os serviços estavam abandonados. O telefone para o atendimento ao cidadão foi deixado em um sistema que não emite sinal quando ocupado. Foram encontrados estocados em um armário, prontos para entrega, 1.122 alvarás sanitários, 185 declarações de isenção e 1.783 alvarás, inclusive um alvará expedido em 2018 e até hoje não entregue. Na caixa de emails, havia 300 correspondências de novembro de 2020, com pedidos de alvará, que sequer foram lidos. 

Resolução

A prefeitura vai ligar para todos os cidadãos cujo alvará está disponível, para que busquem seus documentos. O primeiro alvará foi entregue hoje. O atendimento na Sala do Empreendedor já está normalizado na forma presencial e pelo e-mail escritoriodoempreendedor@canoas.rs.gov.br

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Rua Dr. Barcelos, 969 – Centro


Ronda Escolar e Policiamento Comunitário serão retomadosem Canoas

O secretário da Segurança Pública de Canoas (SMSP), delegado Emerson Wendt, e o secretário adjunto da pasta, tenente-coronel Marcelo Pitta, realizaram na tarde desta segunda-feira (11) a primeira visita oficial à Brigada Militar. O encontro aconteceu na sede do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e do 15º Batalhão de Polícia Militar, onde foram recebidos pelo tenente-coronel Jefferson e pelo major Assis Brasil.

Entre os assuntos abordados na reunião, o delegado Emerson reiterou a importância do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Canoas e a Brigada Militar. O secretário também mostrou preocupação com as aglomerações ilegais no município e falou sobre os projetos da Ronda Escolar e da retomada do Policiamento Comunitário.

“Neste primeiro momento, é preciso conhecer o trabalho que vinha sendo conduzido junto aos órgãos de segurança pública de Canoas e apresentar os novos projetos da Secretaria. O nosso objetivo é realizar um trabalho de integração e de inteligência entre as forças de segurança para combater a criminalidade no município”, destaca o delegado Emerson.

A iniciativa faz parte de uma agenda de visitas do novo secretariado da Segurança Pública de Canoas aos organismos vinculados à pasta. Ainda nesta semana, haverá reuniões com representantes do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP Canoas), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Polícia Civil.

Reunião com o Consepro

Ainda na tarde desta segunda-feira, o delegado Emerson e o tenente-coronel Pitta participaram de uma reunião com o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Canoas (Consepro), Cleiton Duarte Alves. A finalidade do encontro foi conhecer a atuação e os projetos do Consepro na segurança pública de Canoas e receber as demandas da instituição.


Em poucos dias, Prefeitura soluciona problema do tomógrafo do HPS, que estava estragado desde dezembro

O equipamento de tomografia do Hospital de Pronto Socorro de Canoas já está funcionando. O aparelho estava estragado desde o dia 28 de dezembro. Em visita, na tarde desta segunda-feira (11), o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, conferiu a retomada dos exames e anunciou que está em tratativa a aquisição de um novo tomógrafo. O atual está em funcionamento há quase 15 anos, desde a inauguração do hospital.

A compra do equipamento faz parte de um plano de investimento na área de diagnóstico de imagem do HPS, o que possibilitará a qualificação do atendimento aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais. “Considerando a demanda  e os recorrentes estragos do atual equipamento, já estamos em tratativas com o governo federal para substituição por um novo”, afirmou o secretário. 

Ao constatar o problema, durante visita em 1º de janeiro, o prefeito Jairo Jorge havia solicitado à Secretaria Municipal da Saúde celeridade para que o serviço fosse restabelecido o mais rápido possível e a realização de estudo para compra de um novo tomógrafo. O equipamento voltou a funcionar no dia 7 de janeiro, após a aquisição da peça necessária.  

O HPS realiza, em média, 50 tomografias por dia. São cerca de 1,5 mil exames por mês. Durante o período em que o equipamento esteve parado, os pacientes que precisavam do exame eram encaminhados ao Hospital Universitário. 


Segunda-feira é de fiscalização para verificar a acessibilidade no transporte público de Canoas

Para garantir o amplo acesso de ir e vir de todos os canoenses, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SMTM) realizou uma ampla fiscalização nos transportes coletivos, a fim de garantir a acessibilidade para cadeirantes no transporte coletivo.

Para tanto, a secretaria verificou o funcionamento dos elevadores para cadeirantes. O vereador Adriano Agitasamba e Osório da Inclusão participaram dos testes.

Dos 29 coletivos examinados, três apresentaram problemas nos elevadores. A SMTM requisitou que ao chegarem no final das respectivas linhas os ônibus fossem substituídos por outros em plenas condições de atender os cadeirantes.

Estavam presentes o Secretário de Transportes, José Francisco Nunes, acompanhado como seus secretários Adjuntos, Matheus Tussot e Letícia Xavier, além do vereador Adriano Agitasamba, o Coordenador Vitor Longaray e Osório da Inclusão.


Casa dos Rosa recebe serviços de limpeza nesta quarta-feira

Uma ação integrada entre a Secretaria de Cultura, Secretaria de Cidadania e a Subprefeitura Centro prevê a limpeza da área externa da Casa dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186, Centro). Capina, poda e retirada de entulhos devem fazer parte da ação nesta quarta-feira (13). O mesmo serviço já foi realizado na Casa das Artes Villa Mimosa, na última quinta e sexta-feira.
Conforme o secretário municipal de Cultura, Pinheiro Neto, revitalizar a Antiga Estação Férrea e a sede da Secretaria de Cultura também faz parte das metas dos primeiros 100 dias de governo. “Começamos a limpeza da parte externa e posteriormente vamos providenciar as melhorias internas. Na Villa Mimosa e na Casa dos Rosa, precisamos também restabelecer a rede de energia elétrica que foi furtada no ano passado, conforme relato dos funcionários”,
Já a Estação Férrea e o prédio da Secretaria de Cultura, além de problemas estruturais, apresentam uma infestação de morcegos. “Após as melhorias nas estruturas dos equipamentos culturais, queremos dar vida aos espaços culturais de Canoas, valorizar os artistas locais e fortalecer as diferentes linguagens culturais da cidade”, adianta Pinheiro Neto.

Notas

A Prefeitura de Canoas manifesta profundo pesar pelo falecimento de Robison Nunes, servidor do Samu. Trabalhador da linha de frente na saúde no município, ele faleceu vítima de Covid-19. A Prefeitura se solidariza com todos os canoenses que perderam familiares e amigos para a Covid-19 e reitera o compromisso de aperfeiçoar a política de enfrentamento à pandemia, com ampliação da testagem e investimento na vacinação da população o mais breve possível.


Canoas começa a organizar a programação do Mês da Mulher

Uma live com dicas de prevenção, depoimento e informações gerais sobre o trabalho da Liga Feminina de Combate ao Câncer deve fazer parte das atividades do Mês da Mulher em Canoas. A proposta surgiu durante uma reunião realizada, na tarde desta segunda-feira (11), na própria Liga, com a coordenadora municipal de Mulheres, Vani Piovesan. O encontro surgiu a partir do convite da entidade, que tem sede localizada junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças.
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ana Maria Viezzer, a vice-presidente Marilene Rocho Neumann e a diretora social Loiva Bernardini, participaram da conversa. “Queremos contar com o auxílio da prefeitura de Canoas para expandirmos cada vez mais o trabalho de prevenção ao câncer junto aos bairros da cidade” pontua a vice-presidente da entidade.
Nos próximos dias deve ser organizada uma reunião online com outras entidades da cidade que tenham interesse em fazer parte das atividades alusiva ao Mês da Mulher de Canoas, que será comemorado em março. A programação está sendo organizada pela nova gestão da Coordenadoria Municipal de Mulheres.

TELEFONES DE EMERGÊNCIA

Lista com os principais telefones de serviços de emergência, tais como SAMU, Polícia, Delegacia da Mulher, entre outros.

SAMU
192

POLÍCIA
190

GUARDA MUNICIPAL

153

34286897

34786636

POLÍCIA CIVIL
199

DISQUE DENÚNCIA
181

DIREITOS HUMANOS
100

DELEGACIA DA MULHER
180

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV)
141

DELEGACIA ESPECIALIZADA NO
ATENDIMENTO ÀS MULHERES
3462-6700

CENTRAL DA PESSOA IDOSA
3236-1100

Escritório de Comunicação – PMC

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*