Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Canoas não vai recorrer da Bandeira Preta, veja o que vai funcionar

Hoje ocorreu um Drive-Thru da Vacinação contra Covid-19 com a vacinação de mais de 1000 idosos, inicialmente, a aplicação da primeira dose da CoronaVac estava prevista para idosos a partir de 85 anos. Porém, devido à baixa demanda na primeira hora do evento, a Prefeitura de Canoas decidiu ampliar a faixa etária para pessoas com mais de 80 anos.

O Executivo de Canoas não pretende recorrer da bandeira preta e vai seguir no modelo de cogestão de Distanciamento Controlado do Estado, com isso adotará as restrições típicas da bandeira vermelha. Porém, o governado Eduardo Leite vai conversar com os prefeitos e sugerir a suspensão da cogestão até uma avaliação mais detalhada da situação. Segundo o governador, “a ocupação está próxima do limite. Nunca tivemos tantas regiões e tanta população sob o regime da bandeira preta ao mesmo tempo”.

Aqui apresentamos as regras do governo do estado para as regiões com Bandeira Preta e o que vai funcionar durante o período. A medidas começam hoje às 22 horas da noite e valem até o início de março.

VEJA O QUE MUDA NAS REGIÕES EM BANDEIRA PRETA:

Ensino

A educação infantil em creches e pré-escolas, o Ensino Fundamental, de anos iniciais e finais, o Ensino Médio e Técnico e o Ensino Superior (incluindo graduação e pós-graduação) só podem ocorrer de forma remota.

O ensino presencial é permitido, com restrições, atendimento individualizado e sob agendamento, apenas para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão).

Serviço público

Apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização podem atuar com 100% das equipes. Demais serviços devem ter no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.

Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

Serviços em geral

Restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como empresas que fornecem serviço doméstico.

Comércio 

O comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições. O decreto estadual permite equipes de no máximo 25% dos trabalhadores.

O comércio de veículos, os atacadistas e varejistas não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, devem fechar em cidades com bandeira preta. Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não podem funcionar presencialmente.

Lazer e treinamento físico

A bandeira preta proíbe o funcionamento de parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas, assim como os demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto.

Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados enquanto vigorar a bandeira preta.

Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas, incluindo academias de ginástica.

Praia, praças e parques

Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras, com a permanência nesses locais.

Missas

Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

Bancos, lotéricas e similares

Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários trabalhando.

Ônibus e trens

No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido, com as janelas abertas, ocupar 50% da capacidade total do veículo.

VEJAM ALGUMAS MEDIDAS ANUNCIADAS EM CANOAS

ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO DOS MORADORES

Já no domingo, unidades de Saúde Guajuviras, União dos Operários, no bairro Mathias Velho, antiga Niterói na Rua 1º de Maio e a antiga UPA do Idoso no bairro Rio Branco vão abrir as portas das 8h às 20h para atendimento e orientação dos moradores de cada quadrante da cidade.

CONTRATAÇÃO DE MAIS DE 100 PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Contratação de mais 50 técnicos de enfermagem para reforçar as equipes de vacinação. 56 profissionais de saúde entre médicos e pessoal de apoio já foram integrados ao serviço de saúde municipal para atuar nas novas UTIs abertas no HU há uma semana.

CHEGADA DE NOVOS LEITOS

A partir de segunda-feira, 22, serão abertos mais 20 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Novos 30 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 serão criados no Hospital Universitário – 10 na segunda-feira, 22, e 20 na sexta-feira, 26

Reforma de uma ala do Hospital Nossa Senhora das Graças que vai oferecer mais 45 leitos de enfermaria para pacientes em tratamento de Covid.

IMPORTANTE

Vale lembrar que Canoas atende 156 cidades do Estado em suas casas de saúde e todas as regiões estão anunciando que as coisas estão piorando, certamente irão aportar em nossa cidade muito pacientes. Se cuidem, fiquem em casa e só saiam se for extremamente necessário.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*