Um tanque de oxigênio para salvar vidas
O Prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva (PSD), após algumas acusações, ou boatos, de que estaria faltando oxigênio na UPA Boqueirão, declarou em seu Twitter, que a UPA do Bairro Guajuviras passa a contar com um reforço importante no atendimento aos pacientes que apresentam problemas respiratórios e precisam de suporte de oxigênio.
“Instalamos um tanque de oxigênio com capacidade de três mil litros. A ação é uma medida preventiva”, afirmou o prefeito.
Fonte: Twitter de Jairo Jorge
________________________________
OUTRAS AÇÕES
Canoas abre 20 novos leitos de UTI Covid-19
Começaram a funcionar em Canoas, nesta segunda-feira (22), 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados, exclusivamente, à internação de pacientes graves da Covid-19. Os leitos foram abertos no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e representam um alívio na pressão sobre a rede hospitalar do município nos últimos dias, que opera, atualmente, com taxa de ocupação acima dos 90%. No total, serão 94 leitos de terapia intensiva dedicados ao tratamento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na rede SUS.
As enfermarias Covid-19 também foram ampliadas. No final de semana, ocorreu a abertura de 16 novos leitos – 10 no Hospital Universitário (HU) e seis no HNSG. Com esse acréscimo, o município passará a contar com 95 leitos clínicos. Está prevista para esta semana a inauguração de mais 20 leitos de enfermaria, todos no HU, e uma ala clínica no HNSG, até o final do mês, com previsão de 45 leitos clínicos, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde.
51 leitos de UTI foram abertos desde janeiro
Para atender a demanda de internações pela Covid-19, o município de Canoas tem investido na abertura de leitos de UTI. Desde janeiro, 51 leitos de terapia intensiva foram inaugurados, o que elevou a capacidade da rede hospitalar de 43 para 94.
“São 51 leitos de UTI Covid em 50 dias de gestão, um avanço considerável. Se não tivéssemos ampliado a estrutura de leitos existentes em 2020 em mais de 100%, estaríamos em situação crítica”, afirma o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.
Fonte: Escritório de Comunicação – PMC