A Pandemia bateu em nossa porta, é hora de sair dos holofotes
Por | Marco Leite
Segundo informações de um médico, a Região Metropolitana, o Vale dos Sinos e Litoral, juntos, tem 70 pacientes de Covid-19 esperando por leitos, entre UTIs e enfermaria. Um dado alarmante e assustador, aqui em Canoas já estão morrendo pessoas por falta de leitos. Hoje infelizmente tivemos mais mortes, sendo uma delas uma tragédia, onde uma mãe e seu filho recém-nascido morreram no Hospital Municipal de Canoas.
Canoas, não diferente das outras cidades, só tem aumentado os infectados e mortes diárias, são 100% dos leitos ocupados e deveremos em breve estar transferindo pacientes para outros locais.
HORA DE SAIR DOS HOLOFOTES
Em uma cidade, onde cada movimento é um “flash”, o prefeito está enviando um projeto ao presidente da Câmara de Vereadores Márcio Freitas, que autoriza a compra de vacinas pelo município com recursos próprios.
Esse projeto entrará em votação na ordem do dia na Sessão Ordinária da Câmara amanhã, às 17h15min. O município está acompanhando a decisão do STF, que autorizou a compra direta das vacinas pelos estados e municípios.
Com o projeto anunciado pelo prefeito, e que será apresentado, o executivo quer alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021, assim criando uma forma jurídica e contábil para aquisição das vacinas.
A ideia do prefeito é negociar com os laboratórios a compra de 200 mil doses. E iniciar uma grande imunização, que irá atingir 100 mil canoenses, pois a vacina é aplicada duas doses em cada pessoa.
O projeto não deve ter dificuldades em sua tramitação e aprovação. Visto que, projetos dessa natureza são coisas que vem a beneficiar a todos, portanto ser oposição a isso seria um erro, então com certeza terá o acolhimento de todos, devido à urgência, pois a pandemia está cada vez mais presente entre a população.
300 NOVOS CONTRATADOS NA SAÚDE
Outro projeto que deverá entrar na casa, é o que autoriza a contratação de 300 profissionais médicos, enfermeiros e técnicos. O projeto está sendo finalizado, mas é de caráter emergencial, ou seja, para ontem. Servirá para dar sustentação às nossas casas de saúde, tão carentes de material humano.
COMO COMPRAR AS VACINAS
A aquisição das vacinas deverá ser feita através de um consórcio metropolitano proposto pela Granpal. Nessa reunião o prefeito pediu a reserva de 200 mil vacinas para Canoas, de acordo com componentes do governo o consórcio facilita e barateia a compra dos imunizantes.
Perece que a classe política começa a mobilizar forças para nossa caótica situação, muito mais importante que “flashs”, está o trabalho e o esforço de cada um para salvar vidas. E Canoas, conforme promessa de campanha deveria ser a primeira cidade do Brasil a sair da crise pandêmica que assola o mundo.