Novos leitos clínicos reforçam o atendimento à Covid-19 no Hospital Universitário
O Hospital Universitário recebeu, nesta sexta-feira (26), o reforço de 14 novos leitos clínicos para atender pacientes com coronavírus. Desde o final de semana, a instituição recebeu um acréscimo de 44 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19, totalizando 104 leitos clínicos. Para fazer frente à ampliação, foram contratados 20 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Para atender à demanda crescente de internações pela doença, foram abertos, pelo município, desde janeiro, 51 novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), que passaram de 43 para 94. A Prefeitura de Canoas prepara a inauguração de mais 15 novos leitos de UTI no Hospital Universitário. A liberação depende, ainda, da disponibilização de equipamentos pelo Estado. “Ampliamos bastante a capacidade, mas a demanda é muito significativa. Vivemos o auge da pandemia. Sem essa ampliação, estaríamos em uma situação ainda mais difícil”, enfatiza o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.
114 novos leitos dedicados à Covid-19 em 57 dias de gestão
Em Canoas, desde janeiro de 2021, a quantidade de leitos destinados, exclusivamente, à internação de pacientes com SRAG e Covid-19 ampliou de 113 para 227 nos três hospitais, um acréscimo de 114 novos leitos em 57 dias, na proporção de abertura de 2 novos leitos por dia, um significativo reforço da rede hospitalar na cidade de Canoas e região em tão curto período. Para os próximos dias, ainda está prevista a abertura de mais leitos de UTI e clínicos na rede pública de saúde da cidade.
Leitos UTI Covid: 94
HU – 48
Graças -40
HPS – 6
Leitos clínicos: 133
HU – 104
Graças -20
HPS: 9
Fonte Escritório de Comunicação – PMC