Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Mudanças de locais para atender a Covid-19

A partir de hoje, as UPAs Rio Branco e Boqueirão passam a atender, exclusivamente, a demanda URGENTE e espontânea de suspeita da Covid-19 e síndrome respiratória/gripal.

Agora foram abertos Pronto Atendimentos anexos as UPAS para as demandas espontâneas urgentes clínicas e pediátricas NÃO COVID-19.

As  UPAS são estruturas de complexidade intermediária entre os serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde, Clínicas de Saúde da Família e as urgências hospitalares, sendo componente da RAS. E vão assumir um papel importante e estratégico da rede básica neste momento crítico da pandemia.

Com o agravamento dos casos, o aumento do número de novos casos e, principalmente, a alta procura por atendimentos médicos pela população, as UBS passam a atendam as demandas imediatas da COVID-19 de sua população referenciada, a fim de evitar a superlotação das portas de entradas da Rede de Urgência e absorver a demanda de casos leves (verdes e azuis).

A Diretoria de Políticas de Atenção a Saúde, está orientando os profissionais de suas UBS que absorvam as demandas de casos leves de suspeita da Covid-19/ síndrome gripal, adotando o protocolo de encaminhamento para testes nas 10 UBS que realizam testagem.  E, principalmente, reforçando que não devem ser encaminhados pacientes para a testagem nas UPAs. E, se caso cheguem casos graves que necessitem de intervenção mais complexa, deverá ser solicitada um vaga zero via SAMU.

*Esse texto é um transcrição, de ordem de serviço distribuído aos profissionais de Saúde pela Diretoria de Políticas de Atenção a Saúde.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*