Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Chega de medo!

Por  | * Paulo Zubaran

Se eu puder ser útil a alguém, nessa época conturbada, de tristeza, dor e desolação, será trazendo uma palavra de força e esperança de dias melhores.

DIGAM NÃO AO MEDO!

O medo é a ferramenta de dominação mais poderosa que existe.

Quando estamos com medo, os melhores caminhos não são escolhidos e acabamos tomando as decisões menos acertadas.

Vivemos momentos desesperadores em 2020. Estímulos negativos nos adoeceram. Muitos de nós perdemos o interesse pelas coisas que antes lhes traziam felicidade, e ainda não recuperaram.

Erramos médicos e sociedade, atônitos, sem saber o que fazer diante do quadro que se avizinhava.

Entretanto, chegou o momento de despertar.

Nós médicos, temos um ano de experiência no tratamento da Covid, um ano em que grande número de trabalhos, muito bem fundamentados, surgiram. É nessa hora que o medo deve ser substituído por garra, por força. As armas para combeter o inimigo, já temos, precisamos tirá-las do armário e disparar.

É de fundamental importância continuar tendo os cuidados necessários, como distanciamento, não lockdown, uso de máscaras e álcool em gel, mas também precisamos saber o que fazer nestes tempos.

Já temos medidas estabelecidas, para proteger a sua vida, a de seus familiares e amigos, que são o tratamento preventivo e o tratamento imediato da Covid.

Nossa experiência nos permite acreditar que funcionam e muito bem. Eu, pessoalmente, em um ano, usei o tratamento profilático e/ou imediato, em mais de 1200 pacientes. Somente três hospitalizaram com a nova cepa, mas ninguém veio a óbito. Os resultados de mais de trinta mil colegas no Brasil e outros milhares, no exterior, não foram diferentes dos meus. Será isso mágica?

É de conhecimento de todo o médico que de todos os procedimentos médicos, tratamentos, e outros instrumentos terapêuticos, apenas 10% têm evidência científica A.

Por exemplo, o Oseltamivir (Tamiflú) é prescrito tranquilamente por muitos médicos, para Influenza, tendo evidência C. Será que dá para tratar gripe com uma medicação com evidência fraca e Covid, sendo uma doença mortal, cujo tratamento já apresenta evidências, tanto através de trabalhos randomizados, duplo-cego, com placebo, como observacionais positivas, não?

O segredo é focar no tratamento antes que as complicações se instalem, pois Covid em fase tardia é sim assustador, enquanto Covid bem tratado, bem conduzido, é um grande alento.

Como podemos colocar em prática a nossa esperança e a nossa experiência?

Tratemos preventivamente, como a medicina recomendou a vida toda, qualquer doença e use o tratamento imediato quando surgirem os primeiros sintomas.

Para saber como usar, procure um médico com experiência nesse tipo de tratamento.

As medicações são seguras, efeitos colaterais quase zero, não causam hepatite, como estão querendo fazer que acreditemos e muito úteis no atual contexto. Estamos falando preventivamente, ou seja, quando ainda não apareceu o primeiro sintoma.

Quando surgir qualquer sintoma sugestivo de quadro gripal, resfriado, com orientação médica, entre com o tratamento imediato, antes da complicação.

NÃO ESPEREM TER SINTOMAS PULMONARES, COMO FALTA DE AR PARA PROCURAR UM TRATAMENTO.

NÃO ESPEREM PELO RESULTADO DO EXAME, POR QUE VAI DEMORAR E O TEMPO, É PRECIOSO, PARA O SUCESSO.

Se não for Covid, é um quadro gripal, viral. Se tivermos que pecar, que seja por excesso e não por negligência.

Se o pulmão inflamar, a guerra está quase perdida, ou com sequelas pulmonares e/ou cardiológicas importantes, inclusive nos casos leves, temporárias, ou permanentes.

Respirador não é o caminho, pois 80% dos que entram, não saem. UTI também não é, pois 60% dos que entram, também não saem.

O nosso objetivo, não é UTI e nem respirador.

O segredo é o tratamento profilático e se necessário, o imediato, para superar tudo isso.

Procure no Google, as cidades no Brasil que estão orientando suas populações a agirem dessa maneira e compare com os números de outras cidades.

Infelizmente, os bons exemplos não estão sendo seguidos.

Lembremos também que só o médico, com consentimento do paciente, é responsável pela adoção de qualquer tratamento, não cabendo a ninguém mais interferir.

Estamos diante de uma doença nova.

 Aprendemos muito desde o ano passado.

A nova cepa continua sendo nova e avassaladora.

MAS Avassaladora só para quem não trata adequadamente.

NÃO DEIXEM O MEDO E O PÂNICO PROTAGONIZAREM O SEU DIA A DIA, POIS O ATOR PRINCIPAL DO NOSSO PALCO DA VIDA É O TRATAMENTO CORRETO!

O MEDO ESCRAVIZA!

Covid não mata. O que mata é o tratamento tardio!

*Médico | Clínica Médica | Médico de Família e Comunidade | Pós Graduado em Nutrologia

@drpaulozubaran

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*