Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Instituto Kaplan assume gestão do Centro de Oncologia do HNSG e dá início à reforma no prédio para qualificar atendimento pelo SUS

O projeto do novo Centro de Oncologia de Canoas começa a se tornar realidade. Na manhã desta quinta-feira (22), um ato marcou o início das obras no prédio que abriga o serviço, localizado em prédio anexo ao Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Além de uma nova recepção, está prevista a reforma da área interna. Os trabalhos devem ser concluídos em três meses e meio. 

O Instituto de Oncologia Kaplan assumiu, no dia 1º de março, a gestão da Oncologia do HNSG, em uma parceria que busca a qualificação do atendimento a pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. As reformas serão feitas sem a necessidade de interromper os atendimentos, explica o coordenador do Instituto, Gilberto Schwartsmann. A ideia, segundo ele, é acolher os pacientes de forma humanizada e altamente qualificada. “Queremos repetir em Canoas a experiência de atendimento de alto nível”, enfatizou.  

Para não prejudicar a assistência aos pacientes, a reforma interna será feita em mutirões aos finais de semana, informou a médica oncologista Andressa Cardoso de Azeredo, responsável técnica pelo Instituto de Oncologia Kaplan – Unidade Canoas. Já a construção da nova recepção acontece na área externa, não interferindo nos atendimentos, que ocorrem no prédio onde atua também a Liga de Combate ao Câncer de Canoas. 

Após a conclusão das obras, a capacidade de atendimento será maior, com a ampliação de três para oito consultórios. A área total passará de cerca de 280 metros quadrados para 400 metros quadrados. A equipe é composta por seis médicos oncologistas, um mastologista e um hematologista, especialidade que não havia antes. 

Atualmente, são realizadas em torno de 680 consultas por mês. “Nossa primeira ação foi organizar as agendas para evitar aglomerações e proteger os pacientes”, destacou a médica. Hoje, cada paciente é agendado para um horário. Até então, todos eram marcados para o início da manhã, e o atendimento acontecia por ordem de chegada. Com isso, ocorria de um paciente chegar cedo e ser atendido apenas à tarde.  Para o presidente da Associação Beneficente de Canoas (ABC), Luis Possebon, a parceria significa um importante passo para o atendimento digno aos pacientes. 

A meta é qualificar a assistência e ampliar o teto de atendimento, segundo o prefeito Jairo Jorge. “Queremos proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes do SUS e tornar Canoas um centro de referência em Oncologia”, afirmou. O município já começa a planejar a implantação, no futuro, de um Serviço de Radioterapia. 

Pela Prefeitura de Canoas, participaram o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, o secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), Luiz Carlos Brasiliano Ferreira. O ato também contou com a presença do médico Paulo Morassutti, sócio da Previonco; do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta; da delegada da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ane Nantal; do deputado federal Nereu Crispim; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mario Dhein, além de representantes do Instituto Kaplan.

Fonte Escritório de Comunicação – PMC

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*