Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Quando o bom senso é esmagado!

Por | *Marlise Maria Fernandes

Sou uma apaixonada pela Educação e hoje estou bem triste! Minha paixão vem dos tempos em que eu era criança e estudava em escola rural na Ponte Alta, uma pequena comunidade no Noroeste do RS. Por falta de condições de acesso a escola, fui obrigada a parar de estudar com 11 anos (foi dolorido) retomando os estudos depois dos 40 anos. A vida sempre foi generosa comigo e entre muitas oportunidades, tive o prazer de conhecer e trabalhar com a maravilhosa Esther Grossi, e com ela pude conhecer melhor o papel da educação na vida das pessoas, o potencial e as condições que ela possui para transformar vidas e sociedades. 


Aprendemos de inúmeras formas, mas a escola é o melhor e mais privilegiado espaço para desenvolvermos o conhecimento, lugar de acolher as fases e etapas da aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens de qualquer idade. Por esse motivo o espaço da escola exige organização, planejamento e acolhimento. Não pode ser um lugar de atropelos e improvisos. 
Por tudo isso me vi na obrigação de manifestar minha chateação com os acontecimentos, especialmente dos últimos dias, no nosso estado, em relação ao tema da volta as aulas.
O governador do Estado do RS Eduardo Leite criou uma confusão (propositalmente) no início da noite de sexta-feira,  23/04/2021, jogando no colo dos Prefeitos as pressões das Escolas Privadas e de parte dos pais (que querem mandar os filhos para as escolas de qualquer forma), anunciando uma decisão por decreto (ilegal, para valer na segunda-feira), desconsiderando posição do Tribunal de Justiça contrária a tal medida. De forma irresponsável,  em meio a uma Pandemia que matou e mata milhares de gaúchos e gaúchas, ele “improvisou” propositalmente! Julgamento do mérito está marcado para conclusão dia 28/04/2021, custava esperar?


As pessoas morrem nas cidades, o desemprego é nas cidades, os sequelados da covid procuram atendimento na rede municipal, as pessoas que passam fome moram nos municípios,  o SUS é gerido majoritariamente pelos municípios, as coisas acontecem nas aldeias! As escolas estão nos municípios. Estou pasma com essa atitude do governador Leite! Eu não  esperava por isso! Essa decisão causa uma grande confusão para milhões de pessoas, que não terão um final de semana minimamente tranquilo (algo que anda bem difícil ultimamente)! É irresponsável jogar politicamente com crianças,  escolas, professores, motoristas de vans, funcionários de escolas, equipes terceirizadas, merendeiras, porteiros, pais e mães de milhares de alunos e alunas. 

A responsabilidade de determinadas autoridades foi para o ralo e no caso do governador, se fosse possível, eu resgataria o meu voto que ele teve no segundo turno, na eleição de 2018! Tenho filho estudando, fazendo faculdade com aulas remotas. Acompanho as discussões pois sou sócia da Associação de Pais e Mães pela Democracia, conheço gestão pública pois estudei para tal e tenho uma boa experiência na área. Sou uma mulher de opinião e noção dos riscos que representa a movimentação de milhares de alunos, funcionários, pais, mães e professores para uma retomada das aulas presenciais nesse momento!

Fico imaginando com a volta das aulas presenciais os trens, ônibus e vans lotadas, sem efetiva fiscalização e higienização. O vírus maldito, adora! Minha solidariedade para com todos e todas que estão sendo atropelados/as por quem não tem filhos para ir na aula, por quem pensa na educação como fonte de lucro ou ainda quem nega a gravidade do momento!
Quero e defendo que todas as crianças, adolescentes e jovens de qualquer idade tenham direito a uma educação presencial, de qualidade, com segurança e inclusiva, respeitando e protegendo a vida das pessoas que é o bem mais preciso que temos.


Não bastasse um governo federal negacionista, temos um governador que mistura as cores na bandeira (laranja, vermelho e preto) deixando literalmente para prefeitos e prefeitas a última esperança do povo que tenta salvar a própria vida, tarefa para a qual nem todos os gestores locais eleitos estão preparados. Alguns deles terão que cumprir a tarefa de “peitar” os desgovernos e resgatar o básico em um Estado Democrático e de Direito dito pelos responsáveis prefeitos Jairo Jorge e Ary Vanazzi em um debate que coordenei na noite da última sexta-feira, “decisão judicial é para ser cumprida” e pelo que notamos o Governador faltou nessa aula.


Dias mais que preocupantes!Voltar as aulas sim mas com segurança e vacinação ampla. Todas as vidas importam e são mais importantes que tudo! 

*Especialista em Planejamento Estratégico em Políticas Publicas-Unicamp

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*