Dia laranja pelo fim da violência contra a mulher
Por | Telassim F. C. Lewandowski
Todo dia 25 de cada mês marca-se no nosso município, e em vários lugares do mundo, o dia laranja pelo fim da violência contra a mulher. Sabemos que os índices de violência contra a mulher estão disparados, principalmente por conta da pandemia que assola nossas vidas, de janeiro até abril, em todo o Estado do RS tivemos 11 feminicídios consumados, sendo dois desses na nossa cidade.
Canoas, como já foi aqui registrado, possuí uma rede completa de enfrentamento à violência contra a mulher e sabemos que mesmo assim os agressores não estão inibidos de perpetuar violências, não somos uma bolha e a pandemia da violência doméstica se mostra a cada dia mais nefasta.
Conscientes que cada vida importa fomos hoje ao calçadão de Canoas dizer BASTA!
Juntamente com a Coordenadoria da Mulher através da Secretária Vani Piovesan, Patrulha Maria da Penha, Conselho Tutelar, Soroptimistas, Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o mandato da vereadora Maria Enice, levamos materiais informativos, broches e flores de girassóis, símbolo da campanha nacional do Levante Feminista pelo Fim do Feminicídio. Podemos alertar as canoenses na tarde de hoje, mostrando que é possível uma vida sem violência e que temos os serviços adequados para acolhimento e denúncia.
Lembramos que para denunciar violência não é necessário se identificar, ligando pelo disque 180, Delegacia da Mulher e Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência. Além dos serviços temos as Promotoras Legais Populares que podem orientar as mulheres a buscar ajuda.
Os telefones de acolhimento do CRM Patrícia Esber são: 51 34640706 e 51983001505
* Coordenadora Técnica do CRM Patrícia Esber