Uma terceira onda está chegando à Canoas
Por | Marco Leite
Mesmo com o decreto flexibilizando o distanciamento social e com uma provável volta às aulas, já agora nos dias 7, 14 e 21 dependendo das séries, o governo de Canoas está se preparando para uma terceira onda da pandemia de Covid-19 em nossa cidade.
O prefeito Jairo Jorge, que costuma fazer o Prefeitura na Rua todos os sábados e com isso provendo perigosas aglomerações, tem declarado que Canoas está preparando-se para o aumento dos casos e internações
Conforme suas falas, ele diz que, “Já estamos nos preparando para se eventualmente tivermos uma terceira onda”. O mandatário da cidade admite que a ideia é aumentar os testes para isolar os casos positivos e frear a contaminação, também ter mais leitos de UTI é parte da estratégia. E declara, “hoje metade das nossas UTIs estão com pacientes de fora”. Segundo ele, o objetivo é acolher, mas garantir que estejam disponíveis quando necessário para os canoenses. Isso fica apenas no discurso do Prefeito, pois ele sabe que tem que atender as pessoas de fora e quem, verdadeiramente, regula os leitos é o Governo do Estado.
O prefeito lembra, que com a mudança no sistema de bandeiras feita pelo Governo do Estado, Canoas fez um novo decreto. De acordo com o prefeito, a promessa de campanha eleitoral, era de que o comércio não voltasse a fechar. Mas, “nós temos que saber abrir e fechar na hora certa”, finalizou.
NOTA DO ALDEIA
Vale lembrar, que Canoas atende 156 municípios do Estado e é notório o crescimento dos casos no sentido do interior, região metropolitana e capital. Em cidades do interior os hospitais já estão com super lotações novamente e a pandemia vem crescendo nos arredores de Canoas. Mesmo que a cidade ainda não tenha números elevados, já se consegue notar um movimento do crescimento. Seria, também, a hora do Prefeito dar exemplo e parar com reuniões em praças públicas.
O Prefeito também não se refere a estratégias definidas, mas sim de possibilidades. Os doentes de outros municípios vão acabar inevitavelmente recorrendo ao nosso sistema de saúde, então como ficará nossa população?
Enfim, a pandemia está novamente subindo, resta saber se Canoas irá mesmo voltar às aulas e expor alunos e professores ao perigo. Outra preocupação é com as flexibilizações, o Prefeito irá rever o decreto?
A citações do Prefeito, são garimpadas em redes sociais e outros veículos, visto que nossas perguntas nunca são respondidas.