Vereadores aprovam projeto do executivo: HPSC agora se chama Hospital de Pronto-Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti
Por | Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Foto | Vinicius Thormann / PMC
Na sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Canoas, foi aprovado o projeto de lei, de autoria do executivo, número 37 de 2021, que denomina de Hospital de Pronto-Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti, o HPSC, situado no bairro Mathias Velho. Também aprovado hoje e de autoria do executivo, o projeto de lei 38 de 2021 que batiza de Hospital Universitário de Canoas o HU, antigo Hospital da Ulbra.
Conforme o PL, “o então prefeito Marcos Antônio Ronchetti inaugurou o Hospital de Pronto Socorro de Canoas Nelson Marchesan, conhecido popularmente como HPS de Canoas, situado no bairro Mathias Velho, com a intenção de atender apenas os casos mais graves, mas que, com o passar do tempo e devido ao atendimento de qualidade acabou tornando-se referência para outros municípios da região”. Como justificativa, leva em consideração que “raras são as cidades em nosso país que possuem uma instituição própria 100% SUS mantida com recursos municipais como o nosso HPSC e isso só é possível em nossa cidade, graças à coragem deste homem que sempre pensou na saúde como uma forma de dar dignidade ao povo canoense”.
Em seu primeiro mandato como vereador, em 1993, Marcos Ronchetti acrescentou na Emenda à Lei Orgânica Municipal o artigo 228, que diz o seguinte: “É dever do Município de Canoas construir e manter o Pronto Socorro Municipal, com capacidade mínima para atender a população Canoense”, cumprindo sua promessa em 2005, enquanto era prefeito da cidade.
REQUERIMENTOS E PROJETOS DE LEI VOTADOS:
APROVADO – REQUERIMENTO Nº 165/2021 – Requerimento assinado pelo vereador Juares Hoy (PTB). Votos de Louvor ao Delegado Robertho Sebastião Peternelli Neto, responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Canoas – DHPP, juntamente com sua equipe, pela elucidação dos fatos e a prisão dos suspeitos deste caso de 2020.
APROVADO – REQUERIMENTO Nº 169/2021 – Requerimento assinado pelo vereador Jefferson Otto (PSD). Solicito a inclusão na Ordem do Dia, de 22.06.2021, do Projeto de Lei Legislativo nº 33/21 que altera o inciso III do art. 2º da Lei nº 6.437, de 13 de abril de 2021.
APROVADO – REQUERIMENTO Nº 170/2021 – Requerimento assinado por todos . Solicita a antecipação da Sessão Legislativa que ocorreria no dia 08/07 (quinta-feira) para o dia 05/07 (segunda-feira) e a transferência da Sessão Legislativa que ocorreria dia 13/07 (terça-feira) para o dia 14/07 (quarta-feira).
APROVADO – REQUERIMENTO Nº 171/2021 – Requerimento assinado por todos os vereadores. Solicitam a inclusão na Ordem do Dia dos Projeto de Lei PM nº 37/21, que denomina de Hospital de Pronto-Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti, e o PL PM nº 38/21 que denomina de Hospital Universitário de Canoas, a unidade hospitalar situada na Avenida Farroupilha
APROVADO – PROJETO DE LEI – PM Nº 37/2021 – Denomina de Hospital de Pronto-Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti, a unidade hospitalar situada na Rua Caçapava, nº 100, Bairro Mathias Velho, no Município de Canoas/RS.
APROVADO – PROJETO DE LEI – PM Nº 38/2021 – Denomina de Hospital Universitário de Canoas, a unidade hospitalar situada na Avenida Farroupilha, nº 8001, Bairro São José, no Município de Canoas/RS.
REPROVADO – EMENDA Nº 1 AO PROJETO DE LEI – PM Nº 38/2021 – Emenda de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). Altera o Art. 1º do Projeto de Lei Legislativo nº 038 de 09 de junho de 2021: “Fica denominado de Hospital Municipal Universitário de Canoas o atual Hospital Municipal de Canoas, localizado na Avenida Farroupilha, nº 8001, Bairro São José, no Município de Canoas”.