Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Competência – CHAI: Entenda este diferencial competitivo

Por | Ducatti

Competência é um tema muito comentados pelos gestores de RH/DP, gerência geral e alta diretoria, pois o nível de competência dos colaboradores impacta diretamente nas entregas que a empresa faz a seus clientes e ao mercado, logo a busca por profissionais competentes é constante e a aplicação de uma gestão por competências, para avaliação dos profissionais, cada vez mais presente.

Existem diversos conceitos e técnicas superinteressantes sobre o tema, porém a que considero mais esclarecedora é a técnica do CHAI.

CHAI é a sigla de Conhecimento, Habilidade, Atitude e Interesse. Estes pontos formam os pilares das competências de qualquer pessoa que se proponha fazer algo e refletem diretamente na forma de pensar, sentir, agir e desejar do indivíduo.

De forma prática:

  • Conhecimento é o Saber;
  • Habilidade é Saber Fazer;
  • Atitude é Querer Fazer; e
  • Interesse é Fazer para Ter.

É importante compreender que para cada competência há seu respectivo CHAI, ou seja, a competência de atendimento telefônico possui seu CHAI específico, que será diferente da competência de atendimento presencial.

Ainda neste contexto é necessário que o profissional realmente se prepare para as competências que a(s) atividade(s) que se propôs a executar exijam. Por exemplo: Se um indivíduo se propõe a executar uma atividade que não possui afinidade ou que não gosta, mas a executa, pois a remuneração e/ou benefícios são muito atrativos, o pilar do interesse certamente é maior que os demais, e neste caso ele poderá tender ao fracasso ou frustrar quem o contratou, se não equacionar os níveis dos outros pilares do CHAI com o do Interesse.

E qual o pilar do CHAI que é o mais importante? Esta é uma questão interessante, pois depende muito do tipo de DNA empresarial, mas a experiência e a vivência nos mostram que o pilar da ATITUDE é o de maior importância, pois é decisório para o crescimento do indivíduo em uma organização ou o fator de sua saída. Costumo comentar em palestras e reuniões empresariais, que:

“As pessoas são contratadas pelo conhecimento, encantam pela habilidade, se mantém pelo interesse e são afastadas pelas Atitudes”.

A técnica do CHAI ainda nos permite medir matematicamente as competências de cada colaborador, desde que seus gestores, mantenham um nível de avaliação constante, calcado no processo de feedback com foco em resultados e não em lamentações. (Este um tema interessante para um próximo artigo).Mas resumindo a história toda: Competência é o que te mantém no trabalho com remuneração e com capacidade de crescimento e o principal é que só depende de você.

Ducatti é consultor empresarial desde 1997 e atende empresas nas competências de gestão por resultados, gestão de processos e projetos, gestão financeira e orçamentária, tecnologia e inovação, coaching e adequação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Contatos:

Celular/Whatsapp: +55 51 980119125

Email: ducatti@ducaty.com.br

Site: www.ducaty.com.br

Facebook: @ducattianderson e @ducattioficial

#praticoedireto

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*