Palestra com Fabrício Carpinejar e professores insatisfeitos
Por | Marco Leite
Em um encontro realizado hoje, na Ulbra, com diretores das escolas da rede municipal de ensino e supervisores, a Secretaria Municipal da Educação (SME) trouxe o palestrante Fabrício Carpinejar, com custo de R$ 17 mil ao erário. A reunião serviu para receber os profissionais da educação em função do retorno as aulas para o segundo semestre.
Mas nem tudo são flores, ao final da palestra, e quando os organizadores foram encerrar a atividade, os diretores foram reclamar para a Secretária de Educação e representantes da SME que não são ouvidos. Falaram da falta de diálogo, das decisões unilaterais e que são apenas impostas e arbitrárias. Enfim, com o protesto dos professores, foi marcada uma nova reunião, não prevista, à tarde no mesmo local. O resultado dela não sabemos, pois a matéria oficial (abaixo) não menciona em momento algum a insatisfação dos profissionais da educação.
VEJAM A MATÉRIA DA PREFEITURA:
A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou nesta quarta-feira (4) um encontro com diretores das escolas da rede municipal de ensino e supervisores, com o objetivo de receber os profissionais da educação para o segundo semestre do ano letivo e estimular as competências socioemocionais de cada profissional. O evento aconteceu no auditório 1 da Ulbra, e quem tratou do assunto foi o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar, em sua palestra motivacional “Testemunhas da Transformação: o protagonismo da educação na ressensibilização”.
Já nas primeiras frases, Carpinejar deu o tom: “A mudança acontece aos poucos, gradualmente. Todos temos pressa para que a transformação aconteça, mas ela ocorre sigilosamente. Transformação é uma solidão corajosa.”, analisou o orador. O jornalista também analisou dois fatores importantes sobre as competências socioemocionais, que são o autoconhecimento (reconhecimento das próprias emoções, valores, autoeficácia e limitações e consciência social (a capacidade de perceber a emoção do outro e aceitar sentimentos diferentes do seu, apreciar a diversidade e respeitar o próximo).
O secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, representou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, na ocasião. “É um trabalho muito bonito, que demonstra a vontade da equipe da Secretaria Municipal da Educação, em fazer a diferença no ensino do município, prezamos pela excelência na educação. Nunca a urgência de transformação se fez tão presente”, disse o secretário, na abertura do evento.
Para a secretária municipal da Educação, Sônia Rosa, foi uma recepção calorosa aos gestores, supervisores e orientadores pedagógicos. “Trouxemos o Fabrício Carpinejar para trabalhar com o incentivo, o estímulo para iniciarmos o segundo semestre letivo com garra. Não podemos esquecer de falar sobre o período turbulento da pandemia, o afastamento social e a questão das fragilidades humanas, com as perdas para a Covid-19, realidade que inclui os profissionais da educação”, enfatizou Sônia. Os secretários adjuntos da SME, Aristeu Ismailow e Cinara Portela de Souza, também estiveram presentes no evento. (Escritório de Comunicação – PMC)