Dignidade usurpada
Hoje o Notícias da Aldeia Limoeiro, traz uma reflexão de Dona Maria Iracema. Ela viralizou nas redes sociais durante os protestos dos servidores em frente ao Paço Municipal de Canoas. Os servidores reivindicavam melhorias e justiça no processo das reformas previdenciárias e administrativas promovida pelo Alcaide da cidade, sem sequer ouvir a categoria. Na foto, a Dona Iracema aparece fortemente “guardada” pela segurança do Paço, com certeza ela deveria representar um grande perigo, que não fosse os seus 30 anos de contribuição, sendo deles, 20 para o município. Vejam a reflexão da servidora e tirem suas conclusões.
O direito do servidor público é uma questão inegociável e é dever do estado preservá-lo
Por | *Maria Iracema Gonçalves
Um serviço público de qualidade passa, necessariamente, pela valorização dos servidores públicos. No dia 21 de outubro, a Câmara de Vereadores de Canoas aprovou o projeto de lei da Reforma da Previdência do Município, enviado pelo prefeito Jairo Jorge ao legislativo. Sem amplo diálogo e troca democrática com o funcionalismo, o projeto aprovado às pressas reduzirá a renda dos funcionários públicos aposentados e aposentadas. Confesso que me surpreendeu a atitude tão triste contra aqueles que dedicaram as suas vidas para o sucesso das administrações públicas e para a construção de uma cidade desenvolvida.
Por 20 anos estive colaborando integralmente para o crescimento do nosso município, como assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e também como responsável pela contabilidade das creches municipais, concluindo o tempo de 30 anos de trabalho necessários para a aposentadoria. Durante um longo período, a realidade do funcionalismo canoense ficou prejudicada pela falta de atualização dos salários e pela alta da inflação. Com isso, a fome se instalou e atingiu os servidores e suas famílias. Era comum encontrar colegas que, para matar a fome, contavam apenas com um simples caldo, semelhante a uma sopa, pois não dispunham de outros recursos na época.
A solução que surgiu como reação a essa realidade, se deu por meio da instauração da primeira greve geral do município de Canoas, no ano de 1988, com a participação de aproximadamente três mil funcionários. Das escolas, das creches, da limpeza pública e das demais secretarias. Dos funcionários mais simples, aos mais graduados, sem exceção. Contamos também com a participação dos vereadores da época, que assinaram uma lista em apoio à greve dos funcionários.
Criamos uma comissão com o fim de organizar o movimento grevista, onde fui escolhida como coordenadora. Nesta ocasião, o presidente da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), José Clóvis Pereira de Souza, responsável e corajosamente autorizou a ocupação das instalações da sede da ASMC em apoio aos funcionários grevistas, que também se reuniam no clube Caça e Pesca para discutir as próximas estratégias. O resultado da manifestação foi a aprovação da proposta de reajuste salarial de 150% enviada pelos servidores ao prefeito municipal Carlos Giacomazzi, que pagou parte do aumento até o fim do seu mandato, em dezembro de 1988, onde em seguida, o prefeito Lagranha, em um gesto solidário, assumiu o restante do pagamento do acordo. Assim foi comemorado com sucesso o encerramento da primeira greve do município de Canoas.
Mais de 30 anos depois, retorno ao paço municipal, junto aos demais colegas aposentados e aposentadas, em manifestação ocorrida no dia 28 de outubro, para reivindicar a revogação da lei que foi aprovada pelos vereadores e que retira parte dos salários dos servidores aposentados. Em um contexto atual, onde muitos aposentados sustentam suas famílias com dificuldade, a nova lei é injusta, pois retira direitos conquistados no decorrer de muitos anos de trabalho e sacrifícios de vida.
Não queremos reviver a mesma situação crítica passada anteriormente por nós servidores, muitos já falecidos. A decisão de reproduzir ou não essa triste realidade é do prefeito Jairo Jorge. O desconto no salário para a contribuição previdenciária dos aposentados e aposentadas aprovado irá retirar o pouco que resta de dignidade dos servidores.
Prefeito Jairo Jorge, Canoas é uma das cidades que mais arrecada tributos em nosso estado, não é necessário retirar os benefícios do trabalhador que já sofre tanto com as crises sociais, econômicas e políticas em que estamos vivendo. Acredito que o senhor tem competência de gestão para encontrar soluções mais humanas. Por isso, considerando a sua responsabilidade de manter o bem-estar da população – que inclui servidores e suas famílias -, conto com o seu bom senso para rever a sua posição e preservar o direito dos servidores públicos. Por questão de justiça.
Servidora pública municipal aposentada.