O “Sombra”, agora o X9 oficial da Aldeia
Por | Marco Leite
Temos um novo colaborador, o Sombra, ele está aí do seu lado querido político. Pode ser até seu assessor direto, aquele que você confia, na política de recolher celulares durantes as reuniões tudo pode acontecer. Não esqueçam o “até tu Brutos” e fiquem ligados o “delator” mora ao lado.
ARRANHANDO A PORTA DO PAÇO
Esses “edis”, terneiros mamão, não cansam de pedir bexiga para o Alcaide. Ele, dominador que é, quer tudo e a todos em suas mãos. O governo que já tem a maioria dos vereadores no legislativo, agora é procurado por dois parlamentares oposicionistas. Um deles está com a conversa bem mais adiantada e o outro começa a se “oferecer”, também, para caminhar ao lado do executivo.
As negociações esbarram em espaço no governo e, é claro, cargos. No momento o governo não tem para dar, talvez esteja criando. Vejam o caso da Fundação de Saúde, onde se aventa a possibilidade de “diretor adjunto”.
“Mas que barbaridade!”
Diria um comediante muito bem remunerado pela cultura local.
Vamos dar um exemplo da falta de tetas, parece que até os Progressistas ainda não receberam os cargos prometidos.
Todos sabem que o governo não precisa de mais vereadores para ter maioria na Câmara. Essas “entradas” significam, no final das contas, cargos para partido/vereadores. De graça, ninguém apoia ninguém. Mas cargos não existem. Por isso, tantas trocas, todos os dias, no Diário Oficial. São na verdade, ajustes políticos.
Para ajustar essas coisas o Alcaide conta com o “almofadinha”, ele centraliza tudo e faz os ajustes determinados pelos dois mandatários máximos da Aldeia. Ninguém ganha a “bexiga” antes destes trâmites.
NOVO SECRETÁRIO ADJUNTO NA COMUNICAÇÃO
Uma exoneração, uma nomeação, assim um velho conhecido de todos volta à cena na Aldeia. A comunicação do Paço Municipal recebe um secretário adjunto, o cargo estava vago, talvez aguardando o “Tô de Olho”.
São as nomeações políticas, não que estejamos colocando em dúvida a capacidade do nomeado, muito pelo contrários o rapaz é super ativo.
Um leitor perguntou para que servia um Secretário Adjunto?
Respondi, com meus parcos conhecimentos, o secretário adjunto funciona como um espião do Prefeito nas Secretarias. Como os políticos fazem conchavos de vários partidos e dividem pastas conforme a força de cada agremiação no poder. O adjunto sempre é cargo do Alcaide, para vigiar o secretário. No popular o adjunto é um X9 colocado no cargo para controlar as Secretarias. Espero ter esclarecido!
Por hoje é só, afinal é sexta-feira, e as férias continuam em Village Beach!