Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

O caso dos frascos de vacina vazios

Canoas amanheceu com a polícia civil, mais precisamente o DEIC, as portas de Secretaria de Saúde do Município. Muitas situações foram aventadas pela população e nas redes sociais. A pouco, a Prefeitura Municipal deu sua versão oficial dos fatos (vejam abaixo).

O Governo se defende dizendo que ações para incriminá-lo foram plantadas, mas isso só a Polícia poderá esclarecer. Pode ser que os agentes tenham mirado no marreco e acertado no jacaré. Nós estamos publicando a nota da PMC, mesmo não tendo sido enviada para nós, vamos veicular em nosso site.

Existem alguns fatos aventados além da batida dos frascos vazios, teorias de conspiração. Isso já aconteceu antes, nas vacinas no parque Eduardo Gomes e nos bueiros que teriam sido fechados por ato de vândalos.

A nós cabe divulgar, que sim, houve uma batida da Polícia Civil na Secretaria de Saúde. Que se investiguem os plantadores da discórdia e encontrem os verdadeiros culpados, doa a quem doer.

Estaremos de prontidão e com o espaço aberto para qualquer esclarecimento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prefeitura de Canoas

A Prefeitura de Canoas foi surpreendida, na manhã desta sexta-feira, 18 de fevereiro, por uma ação de busca e apreensão feita pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil (DEIC) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Fruto de denúncia com fotos, inclusive, os policiais procuravam por frascos vazios de vacinas, que estariam na sede da SMS.

Ocorre que a Secretaria da Saúde nunca armazenou frascos vazios de vacinas, pois o recolhimento é realizado por empresa terceirizada, que passa em todas as Unidades de Saúde periodicamente. O que causa estranheza é que não há razão e tampouco autorização para estes insumos estarem na SMS, especialmente onde as cinco caixas foram encontradas: um local onde somente os funcionários da higienização têm acesso.

Também chama a atenção da Prefeitura que o fato ocorra um ano após uma investida que tentou, como esta, criminalizar o Executivo Municipal. Naquele 20 de fevereiro de 2021, após um drive thru de vacinação no Parque Eduardo Gomes, foram colocadas 1.000 seringas e agulhas novas com embalagens abertas dentro de sacos de lixo, prática totalmente diversa à da Secretaria da Saúde que recolheu todos os materiais utilizados no evento. Em função do fato, a Prefeitura registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e aguarda a conclusão das investigações.

Tão logo tomou conhecimento da situação nesta manhã, o prefeito Jairo Jorge determinou a abertura imediata de sindicância, a fim de apurar como estas caixas foram plantadas na Secretaria da Saúde e quem foi o responsável pelo ato. Da mesma forma, colocou o Governo à disposição da Polícia Civil para colaborar com todas as diligências necessárias.

A Prefeitura lamenta este episódio, que novamente quer incriminá-la, num momento em que a única preocupação de todos deveria estar voltada à saúde dos canoenses.

O prefeito Jairo Jorge reitera que confia no trabalho policial e que, no âmbito que lhe compete, buscará responsabilizar quem praticou a ação.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*