DIA DO DESAFIO é ter atendimento digno na saúde
Por | Marco Leite
Ontem, quarta-feira (25), a Aldeia teve seu Dia do Desafio, o evento internacional propõe que as pessoas se exercitem por 15 minutos e normalmente a cidade compete com outra localidade para ver quem se sai melhor.
Pois bem, o Sucedâneo saiu do Paço Municipal e foi combater o sedentarismo e melhorar sua saúde física e mental, o momento do “exercício” foi na Praça do Avião, aquele está encostado no INSS desde que se aposentou e pousou no Centro da Cidade, claro que toda a ação foi fotografada e com muitos acompanhantes. Afinal, é um grande desafio a ser vencido contra uma localidade desconhecida e que normalmente sempre vencemos.
Louvamos a atividade física, ela melhora a vida e a saúde de todos. Mas será que o objetivo do ato é realmente esse? Ou é só mídia?
Enquanto o Sucedâneo se exercitava a UPA da Rio Branco estava superlotada de gente, mães com crianças, as doenças respiratórias estão de volta e não tem atendimento no Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Universitário. Outra que está botando pacientes pelo ladrão é a UPA da Boqueirão.
O engraçado, é que passamos por lá, e não vimos nenhuma autoridade enfrentando o, ou intercedendo, para que estas pessoas passem pelo seu “Dia do Desafio”. Aqui o desafio é pela vida não tem data e nem atendimento, são pessoas invisíveis para o poder público. Esse mesmo que na mudança da saúde em nossos hospitais, fez com que a cidade perdesse 1.500 profissionais e não pagou os direitos trabalhistas de mais de 3 mil. Não somos nós que estamos dizendo, saiu ontem na imprensa custeada, a mesma que não pode mais esconder o que está acontecendo.
Caro Sucedâneo, esse é o verdadeiro dia-a-dia do Desafio, solucionar os problemas da cidade exige muito mais do que 15 minutos de fama aos pés do Avião aposentado. O slogan de governo do Sucedâneo é cuidar das pessoas, mas isso infelizmente não está acontecendo. Só se vê reclamações e abandono.
Aproveite hoje, quinta-feira (26), e veja quantas escolas estão com problemas de infectados pela Covid-19. Só ontem recebemos reclamações de mais de quatro casas de ensino. Seria um bom exercício para o senhor e faria bem para a saúde de nossa cidade, principalmente a mental, já não aquentamos tanto descaso.
Alguém do governo disse que, “o dia do desafio incentiva a prática da atividade física diária”, vocês não têm ideia do Desafio que é acordar de madrugada e passar mais de 10 horas esperando sentado em uma UPA ou Hospital com seu filho queimando em febre para ser atendido, isso quando é, né?
É gente, o nosso desafio não é mostrado, não somos peças do jogo midiático então não interessamos, aliás, interessamos sim daqui alguns anos em época de votar. Tudo vira uma maravilha, eles ligeirinho colocam os pés no barro, vão abraçar os menos favorecidos e pagar uma de heróis que vencem desafios.
A foto que recebi da UPA da Rio Branco é impactante, mas ninguém iria ver se não chegasse a nós, ao contrário da outra aos pés do avião aposentado, essa da mídia mostra, pois atrás da imagem vem um anúncio institucional dizendo que cuidam de nós, cuidam é coisa nenhuma.
Ontem o ex-prefeito Luiz Carlo Busato apontou em um artigo que é necessária uma união para resolver o problema da saúde das crianças, aceite meu amigo Sucedâneo, encare esse Desafio e arregace as mangas, CANOAS PRECISA DE AÇÃO URGENTE!
Bom, vou trabalhar, pois esse é só mais UM DIA DE DESAFIOS.
VEJAM O ARTIGO DO EX-PREFEITO